Você provavelmente já ouviu falar que utilizar aparelhos eletrônicos antes de dormir é prejudicial ao sono, não é mesmo? Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo. Entenda melhor neste post.
Veja também: Bebidas que prejudicam o sono
Luz azul: o que é e como ela atrapalha a dormir?
A luz azul é emitida por aparelhos eletrônicos, como smartphones, computadores, tablets, TVs, entre outros. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que essa luz pode ser extremamente prejudicial ao sono, porque impede a produção de um hormônio chamado melatonina – responsável por regular o sono.
“A principal função da melatonina é organizar o ciclo diário e identificar quando é dia ou noite, para que, assim, o corpo consiga desempenhar as atividades de acordo com as necessidades de cada período. Dessa forma, ao usar aparelhos eletrônicos antes de dormir, passamos a mensagem para nosso corpo que ainda é dia, o que interfere diretamente na hora de dormir, provocando, muitas vezes, a insônia”, completa.
Como evitar a luz azul e dormir melhor?
Sabemos o quanto é importante para nossa saúde dormir bem e cada vez mais devemos criar hábitos que nos levem a ter uma noite de sono tranquila e reparadora. Um dos pontos fundamentais para garantir isso é evitar o uso de aparelhos eletrônicos de 30 a 60 minutos antes de deitar-se. Uma boa dica é substituir pela leitura. Caso não tenha esse hábito, que tal pegar aquele livro que está parado na sua estante e tentar ler ao menos um capítulo por noite? Além de te ajudar a dormir, é um grande exercício para o cérebro.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
Qual a melhor posição para dormir?
Sono na quarentena: veja como dormir melhor
6 alimentos que ajudam a dormir melhor
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023