Falta de sono prejudica a memória

Falta de sono prejudica a memória

Tempo de leitura < 1 minuto

Manter um sono contínuo é muito importante para ter dias mais produtivos. A privação desse momento pode nos causar desatenção e sonolência diurna, interferindo em todas as nossas atividades diárias e prejudicando a produtividade, no trabalho ou nos estudos. Tudo isso acontece, principalmente, em uma fase do sono conhecida pela sigla REM (em Português, Movimento Rápido dos Olhos).

Essa fase abrange 20% da noite. É nela em que ocorrem os sonhos e a consolidação do aprendizado e da memória. Por isso, é importante que pessoas em fase de estudo, como crianças e jovens durmam um sono completo. Caso isso não aconteça, parte do que foi estudado pode ser perdido. No caso dos adultos, os afazeres do trabalho também podem ficar comprometidos.

Problema comum

Segundo a fisioterapeuta Panmella Ferreira, muitos dos pacientes que chegam com suspeita ou diagnóstico de apneia do sono relatam a perda de memória recente. “Eles, frequentemente, perdem objetos, esquecem tarefas diárias, compromissos e até a cronologia dos acontecimentos. Isso pode ser consequência da falta de um sono reparador”, explica.

Cuide do seu sono

Se você está sofrendo de desatenção ou do esquecimento, agora já sabe que a causa pode estar na privação do sono. Por isso, adquira hábitos e horários regulares antes de dormir. Dê mais atenção à saúde e durma bem, pois uma boa noite de sono é fundamental para manter a memória em dia!

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

2 comentários

    • Olá Guilherme, como vai? Se você está sofrendo de desatenção ou esquecimento, a causa pode estar na privação do sono. Por isso, adquira hábitos e horários regulares antes de dormir. Dê mais atenção à saúde e durma bem, pois uma boa noite de sono é fundamental para manter a memória em dia. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *