Quem faz tratamento da apneia do sono deve ter um cuidado especial para evitar a contaminação do seu CPAP e máscara por germes e bactérias. Em toda casa existem bilhões de germes e bactérias espalhadas e sem um controle através das limpezas a saúde pode ser colocada em risco. Segundo estudo feito pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS), esses microorganismos podem causar diarréias e vômitos, além de infecções que podem se tornar muito sérias.
Não cuidar da higiene e limpeza dos componentes necessários para a terapia do sono também pode trazer prejuízos à saúde do paciente, como alergias respiratórias e sintomas como coriza e congestão nasal crônica. Os aparelhos CPAP precisam de manutenção constante para manter a qualidade do tratamento.
Além de evitar a contaminação por germes e bactérias, a higienização correta garante, também, maior durabilidade dos componentes. Com o tempo, o acúmulo de sujidades nos produtos pode provocar sua deterioração, o que tornará o tratamento ineficaz.
Conheça as 3 etapas fundamentais para evitar germes e bactérias
Sabonete contra germes e bactérias
Máscaras, traqueias ou circuitos, e o reservatórios de água precisam ser lavados com sabonete antisséptico para evitar contaminações.
O sabonete antisséptico com prata coloidal é indicado para esta tarefa e remove toda a sujeira e oleosidade acumuladas após o uso.
Limpeza profunda
O interior dos tubos e traqueias deve estar bem limpo. A escova para limpar traqueia e tubo ProClean LabNews foi desenvolvida especialmente para limpar a parte interna destes componentes.
As cerdas de nylon macias e a ponta emborrachada não causam danos ao produto no momento da limpeza.
Manutenção
O filtro do CPAP deve ser trocado uma vez por mês. Ele é o responsável por filtrar o ar que o paciente respira durante a terapia e evita a entrada de pó na turbina.
Não trocar o filtro mensalmente pode reduzir a durabilidade do equipamento, causar ruído e acúmulo de germes.
Não comprometa seu tratamento contra germes e bactérias!
O uso de itens que estejam danificados e remendados pode prejudicar o seu tratamento. Por isso, assegure-se de que suas peças estão em condições adequadas para o tratamento.
Substitua almofadas, fixadores e traqueias de acordo com o tempo de uso indicado. As almofadas devem ser trocadas entre 3 e 6 meses de uso ou quando estiverem rasgadas.
O fixador exige troca entre 12 e 16 meses, ou quando perder a fixação dos velcros. Já a traqueia, troque a cada 12 meses ou se notar que está com algum rasgo.
#DicaDeQuemSabe!
CPAPS oferece manutenção e higienização profissional para clientes CPAPS. Para dar um check up geral e manter o seu aparelho com um bom funcionamento, nosso time de especialistas realiza todos reparos e limpeza necessários para prolongar a vida útil do seu CPAP, máscara e acessórios. Para usufruir desse serviço, entre em contato por meio deste formulário!
- Poluição de carros aumenta problemas respiratórios - 13 de novembro de 2023
- DreamStation: CPAP tecnológico da Philips Respironics - 22 de maio de 2023
- Polissonografia basal: o que é e como melhora a sua saúde? - 3 de abril de 2023
24 comentários