Quem faz tratamento da apneia do sono deve ter um cuidado especial para evitar a contaminação do seu CPAP e máscara por germes e bactérias. Em toda casa existem bilhões de germes e bactérias espalhadas e sem um controle através das limpezas a saúde pode ser colocada em risco. Segundo estudo feito pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS), esses microorganismos podem causar diarréias e vômitos, além de infecções que podem se tornar muito sérias.
Não cuidar da higiene e limpeza dos componentes necessários para a terapia do sono também pode trazer prejuízos à saúde do paciente, como alergias respiratórias e sintomas como coriza e congestão nasal crônica. Os aparelhos CPAP precisam de manutenção constante para manter a qualidade do tratamento.
Além de evitar a contaminação por germes e bactérias, a higienização correta garante, também, maior durabilidade dos componentes. Com o tempo, o acúmulo de sujidades nos produtos pode provocar sua deterioração, o que tornará o tratamento ineficaz.
Conheça as 3 etapas fundamentais para evitar germes e bactérias
Sabonete contra germes e bactérias
Máscaras, traqueias ou circuitos, e o reservatórios de água precisam ser lavados com sabonete antisséptico para evitar contaminações.
O sabonete antisséptico com prata coloidal é indicado para esta tarefa e remove toda a sujeira e oleosidade acumuladas após o uso.
Limpeza profunda
O interior dos tubos e traqueias deve estar bem limpo. A escova para limpar traqueia e tubo ProClean LabNews foi desenvolvida especialmente para limpar a parte interna destes componentes.
As cerdas de nylon macias e a ponta emborrachada não causam danos ao produto no momento da limpeza.
Manutenção
O filtro do CPAP deve ser trocado uma vez por mês. Ele é o responsável por filtrar o ar que o paciente respira durante a terapia e evita a entrada de pó na turbina.

Não trocar o filtro mensalmente pode reduzir a durabilidade do equipamento, causar ruído e acúmulo de germes.
Não comprometa seu tratamento contra germes e bactérias!
O uso de itens que estejam danificados e remendados pode prejudicar o seu tratamento. Por isso, assegure-se de que suas peças estão em condições adequadas para o tratamento.
Substitua almofadas, fixadores e traqueias de acordo com o tempo de uso indicado. As almofadas devem ser trocadas entre 3 e 6 meses de uso ou quando estiverem rasgadas.
O fixador exige troca entre 12 e 16 meses, ou quando perder a fixação dos velcros. Já a traqueia, troque a cada 12 meses ou se notar que está com algum rasgo.
#DicaDeQuemSabe!
CPAPS oferece manutenção e higienização profissional para clientes CPAPS. Para dar um check up geral e manter o seu aparelho com um bom funcionamento, nosso time de especialistas realiza todos reparos e limpeza necessários para prolongar a vida útil do seu CPAP, máscara e acessórios. Para usufruir desse serviço, entre em contato por meio deste formulário!
Gostaria de saber se o equipamento emite ondas eletromagnéticas prejudiciais a saúde, durante a noite. Existe algum estudo nesse sentido? Obrigado!
Bom dia Horácio! Tudo bem?
Não temos conhecimento de nenhum estudo nesse sentido, pois o aparelho é testado e aprovado pelos órgãos responsáveis pela padronização de produtos médicos de cada país. Aqui no Brasil, no caso, a Anvisa.
Trata-se de um motor que gera fluxo de ar, apenas. Com um algoritmo inteligente que garante uma terapia segura e eficiente.
Os aparelhos CPAP não possuem bateria interna, e o aquecimento da placa do umidificador é feito de forma elétrica, e não por microondas.
Espero ter tirado suas dúvidas, mas, se elas persistirem, o senhor pode também conversar com o seu médico à respeito.
Tenha um ótimo dia!
Boa tarde,
É a limpeza interna do aparelho, como fazer?
Boa tarde Lisete! Tudo bem?
A higienização interna do aparelho precisa ser feita por um técnico capacitado.
Enviamos em seu e-mail maiores informações sobre esse serviço 😉
Srs. esqueci de perguntar: quais cuidados para limpar o tubo aquecido ? Lisete
Olá Lisete! O tubo aquecido pode ser limpo da mesma forma que o tubo normal. O único cuidado é não molhar a extremidade que se conecta no aparelho, para não oxidar os contatos do tubo.
Mas o interior pode ser limpo da mesma forma, com a escova própria e sabonete líquido neutro.
Meu Cpap tá saindo um cheiro estranho , já fiz toda o procedimento de limpeza e ñ melhorou, quero informação sobre limpeza interna!
Olá Joisson, bom dia!
Encaminhamos um e-mail com maiores informações.
Qualquer dúvida, conte com a nossa equipe de especialistas que atendem no 0800 601 9922.
Bom dia !
A traqueia do meu CPAP está acumulando agua. O que pode ser ? Em consequência vi pontos de mofo que não consegui limpar com a escova de limpeza. Como resolver ? Grata.
Bom dia. Estou tendo no umdificador do Cpap uma espécie de gosma. Utilizo água destilada. Observei também que na calha do ar condicionado do quarto esse resíduo . Como evitar essa espécie de gosma? Tem haver com a água destilada?
Gostaria de fazer a higienização interna do aparelho, mas não consigo acessar o serviço pelo site de vocês.
Olá Alexandre, como vai?
Agradecemos pelo retorno! Entre em contato com a nossa Central de Atendimentos, através do 0800 601 9922 e, converse com um de nossos especialistas.
Aluguei um Cpap e no final de 3 meses o filtro estava sujo muito sujo o q pode ter ocorrido?
Olá Maria de Lourdes, como vai?
Na maioria dos aparelhos CPAPs, seus filtros de ar devem ser substituídos mensalmente. Entre em contato conosco através do 0800 601 9922 e converse com um de nossos especialistas.
Boa noite,
Moro em Niterói, Rio de Janeiro, e gostaria de saber aonde eu poderia levar meu cpap para fazer uma manutenção.
Muito obrigada
Olá Elizabeth, bom dia! Tudo bem? Para que possamos te auxiliar da melhor forma, entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922 opção 2! Permanecemos à disposição!
Boa noite.
De quanto em quanto tempo devo fazer a manutenção do CPAP?
Obrigada.
Márcia Fernandes
Olá Marcia, como vai?
Geralmente, a manutenção do aparelho CPAP é feita por técnicos especialistas anualmente. Assim, é possível garantir que o equipamento siga em pleno funcionamento. A manutenção do CPAP é feita pela assistência técnica do dispositivo, garantindo que ele passe por todos os processos de verificação indicados, comprovando sua eficácia. Estamos à disposição!
Olá, bom dia. Em primeiro lugar quero agradecer os esclarecimentos que vocês nos proporcionam. Tenho dúvidas e ficarei grato pelas orientações. Nunca usei CPAP, mas precisarei adquirir o produto depois de uma polissonografia – ocorre que tenho um grave desvio de septo que ainda não consegui operar e, além disso, sofro com rinite e nariz frequentemente entupido. A dúvida: numa noite em que meu nariz estiver obstruído eu 1) poderei usar o CPAP assim mesmo e 2) o CPAP interfere de alguma forma na rinite ou no nariz congestionado? Obrigado e até logo!
Olá Rafael, como vai?
Indicada para quem sofre com rinite, sinusite e para quem tem desvio de septo, a máscara facial, também chamada de máscara oronasal, encobre as áreas do nariz e da boca. Esse modelo impede que o ar que a pessoa respira escape pela boca, como pode ocorrer quando o paciente está utilizando uma máscara nasal. Caso ocorra vazamento de ar, o tratamento pode ser comprometido. Por isso, a vedação oferecida pelas máscaras faciais é indicada para quem respira pela boca durante o sono. Por ter mais contato com o rosto, a máscara facial oronasal deve ser escolhida com critério. Para não ter desconfortos durante o uso, é preciso considerar alguns aspectos, como a pressão de tratamento para a apneia do sono, se a pessoa tem um sono agitado, o tipo de pele e se possui barba ou bigode. Quanto a questão de utilizar o CPAP com congestão nasal, como a maioria das doenças respiratórias geram infecções nas vias aéreas, usar CPAP gripado ou com coriza pode se tornar mais difícil. A explicação para isso é simples: o local do corpo que recebe o fluxo de ar do aparelho é justamente o nariz. Dessa forma, ao receber esse ar positivo e constante essa região pode ficar ressecada. A melhor forma de usar o CPAP gripado é contar com a ajuda dos umidificadores, pois eles restauram os níveis de umidade para as membranas mucosas e as vias nasais, aliviando o desconforto extremo que um nariz congestionado causa. Assim, o uso do CPAP gripado ou com coriza torna-se mais agradável. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, será um prazer atendê-lo!
Bom dia,o cpap derramou água do umidificador,o que fazer?
Olá Alessandro, como vai?
É muito importante se atentar para não ocorrer de cair água dentro do aparelho CPAP, dessa forma poderá evitar possíveis danos ao aparelho. Caso deseje, fique à vontade para nos contatar pela central 0800 601 9922, será um prazer atendê-lo!