germes e bactérias

Cuidado: germes e bactérias podem contaminar seu CPAP e máscara

Tempo de leitura 2 minutos

Quem faz tratamento da apneia do sono deve ter um cuidado especial para evitar a contaminação do seu CPAP e máscara por germes e bactérias. Em toda casa existem bilhões de germes e bactérias espalhadas e sem um controle através das limpezas a saúde pode ser colocada em risco. Segundo estudo feito pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS), esses microorganismos podem causar diarréias e vômitos, além de infecções que podem se tornar muito sérias.

Não cuidar da higiene e limpeza dos componentes necessários para a terapia do sono também pode trazer prejuízos à saúde do paciente, como alergias respiratórias e sintomas como coriza e congestão nasal crônica. Os aparelhos CPAP precisam de manutenção constante para manter a qualidade do tratamento. 

Além de evitar a contaminação por germes e bactérias, a higienização correta garante, também, maior durabilidade dos componentes. Com o tempo, o acúmulo de sujidades nos produtos pode provocar sua deterioração, o que tornará o tratamento ineficaz.

Conheça as 3 etapas fundamentais para evitar germes e bactérias

Sabonete contra germes e bactérias

Máscaras, traqueias ou circuitos, e o reservatórios de água precisam ser lavados com sabonete antisséptico para evitar contaminações. 

O sabonete antisséptico com prata coloidal é indicado para esta tarefa e remove toda a sujeira e oleosidade acumuladas após o uso.

Limpeza profunda

O interior dos tubos e traqueias deve estar bem limpo. A escova para limpar traqueia e tubo ProClean LabNews foi desenvolvida especialmente para limpar a parte interna destes componentes. 

As cerdas de nylon macias e a ponta emborrachada não causam danos ao produto no momento da limpeza.

Manutenção

O filtro do CPAP deve ser trocado uma vez por mês. Ele é o responsável por filtrar o ar que o paciente respira durante a terapia e evita a entrada de pó na turbina.

Filtro para CPAP
Filtro deve ser trocado mensalmente | CPAPS

Não trocar o filtro mensalmente pode reduzir a durabilidade do equipamento, causar ruído e acúmulo de germes.

Não comprometa seu tratamento contra germes e bactérias!

O uso de itens que estejam danificados e remendados pode prejudicar o seu tratamento. Por isso, assegure-se de que suas peças estão em condições adequadas para o tratamento. 

Substitua almofadas, fixadores e traqueias de acordo com o tempo de uso indicado. As almofadas devem ser trocadas entre 3 e 6 meses de uso ou quando estiverem rasgadas. 

O fixador exige troca entre 12 e 16 meses, ou quando perder a fixação dos velcros. Já a traqueia, troque a cada 12 meses ou se notar que está com algum rasgo.

#DicaDeQuemSabe!

CPAPS oferece manutenção e higienização profissional para clientes CPAPS. Para dar um check up geral e manter o seu aparelho com um bom funcionamento, nosso time de especialistas realiza todos reparos e limpeza necessários para prolongar a vida útil do seu CPAP, máscara e acessórios. Para usufruir desse serviço, entre em contato por meio deste formulário!

24 comentários

  1. Gostaria de saber se o equipamento emite ondas eletromagnéticas prejudiciais a saúde, durante a noite. Existe algum estudo nesse sentido? Obrigado!
    • Bom dia Horácio! Tudo bem? Não temos conhecimento de nenhum estudo nesse sentido, pois o aparelho é testado e aprovado pelos órgãos responsáveis pela padronização de produtos médicos de cada país. Aqui no Brasil, no caso, a Anvisa. Trata-se de um motor que gera fluxo de ar, apenas. Com um algoritmo inteligente que garante uma terapia segura e eficiente. Os aparelhos CPAP não possuem bateria interna, e o aquecimento da placa do umidificador é feito de forma elétrica, e não por microondas. Espero ter tirado suas dúvidas, mas, se elas persistirem, o senhor pode também conversar com o seu médico à respeito. Tenha um ótimo dia!
    • Olá Lisete! O tubo aquecido pode ser limpo da mesma forma que o tubo normal. O único cuidado é não molhar a extremidade que se conecta no aparelho, para não oxidar os contatos do tubo. Mas o interior pode ser limpo da mesma forma, com a escova própria e sabonete líquido neutro.
  2. Meu Cpap tá saindo um cheiro estranho , já fiz toda o procedimento de limpeza e ñ melhorou, quero informação sobre limpeza interna!
    • Olá Joisson, bom dia! Encaminhamos um e-mail com maiores informações. Qualquer dúvida, conte com a nossa equipe de especialistas que atendem no 0800 601 9922.
  3. Bom dia ! A traqueia do meu CPAP está acumulando agua. O que pode ser ? Em consequência vi pontos de mofo que não consegui limpar com a escova de limpeza. Como resolver ? Grata.
    • Olá Helena! Em muitos casos o acúmulo de água na traqueia está ligado a condensação gerada pelo alto nível de umidificação, portanto, tente abaixar um pouco o nível de umidificação até que encontre o ponto ideal, de forma que não haja o acúmulo de água e nem o ressecamento das vias aéreas. Se o problema persistir, indicamos que leia o artigo abaixo: https://www.cpaps.com.br/blog/tubo-aquecido-de-umidificador/ Há quanto tempo faz uso desta traqueia? Verifique se já não é o momento de trocar, pois em casos mais extremos, limpar a traqueia se torna uma tarefa difícil mesmo com auxílio da escova própria. Qualquer dúvida estamos à disposição!
  4. Bom dia. Estou tendo no umdificador do Cpap uma espécie de gosma. Utilizo água destilada. Observei também que na calha do ar condicionado do quarto esse resíduo . Como evitar essa espécie de gosma? Tem haver com a água destilada?
    • Olá Renato! Com que frequência está realizando a troca da água do umidificador? Mesmo com o uso da água destilada é necessário fazer a higienização do reservatório pelo menos 1 vez por semana. Divulgamos recentemente um artigo falando um pouco mais da importância da higienização, incluindo o umidificador. Clique no link abaixo para conferir: https://www.cpaps.com.br/blog/coronavirus-x-higienizacao-do-cpap-entenda-a-importancia/
    • Olá Alexandre, como vai? Agradecemos pelo retorno! Entre em contato com a nossa Central de Atendimentos, através do 0800 601 9922 e, converse com um de nossos especialistas.
    • Olá Maria de Lourdes, como vai? Na maioria dos aparelhos CPAPs, seus filtros de ar devem ser substituídos mensalmente. Entre em contato conosco através do 0800 601 9922 e converse com um de nossos especialistas.
    • Olá Elizabeth, bom dia! Tudo bem? Para que possamos te auxiliar da melhor forma, entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922 opção 2! Permanecemos à disposição!
    • Olá Marcia, como vai? Geralmente, a manutenção do aparelho CPAP é feita por técnicos especialistas anualmente. Assim, é possível garantir que o equipamento siga em pleno funcionamento. A manutenção do CPAP é feita pela assistência técnica do dispositivo, garantindo que ele passe por todos os processos de verificação indicados, comprovando sua eficácia. Estamos à disposição!
  5. Olá, bom dia. Em primeiro lugar quero agradecer os esclarecimentos que vocês nos proporcionam. Tenho dúvidas e ficarei grato pelas orientações. Nunca usei CPAP, mas precisarei adquirir o produto depois de uma polissonografia - ocorre que tenho um grave desvio de septo que ainda não consegui operar e, além disso, sofro com rinite e nariz frequentemente entupido. A dúvida: numa noite em que meu nariz estiver obstruído eu 1) poderei usar o CPAP assim mesmo e 2) o CPAP interfere de alguma forma na rinite ou no nariz congestionado? Obrigado e até logo!
    • Olá Rafael, como vai? Indicada para quem sofre com rinite, sinusite e para quem tem desvio de septo, a máscara facial, também chamada de máscara oronasal, encobre as áreas do nariz e da boca. Esse modelo impede que o ar que a pessoa respira escape pela boca, como pode ocorrer quando o paciente está utilizando uma máscara nasal. Caso ocorra vazamento de ar, o tratamento pode ser comprometido. Por isso, a vedação oferecida pelas máscaras faciais é indicada para quem respira pela boca durante o sono. Por ter mais contato com o rosto, a máscara facial oronasal deve ser escolhida com critério. Para não ter desconfortos durante o uso, é preciso considerar alguns aspectos, como a pressão de tratamento para a apneia do sono, se a pessoa tem um sono agitado, o tipo de pele e se possui barba ou bigode. Quanto a questão de utilizar o CPAP com congestão nasal, como a maioria das doenças respiratórias geram infecções nas vias aéreas, usar CPAP gripado ou com coriza pode se tornar mais difícil. A explicação para isso é simples: o local do corpo que recebe o fluxo de ar do aparelho é justamente o nariz. Dessa forma, ao receber esse ar positivo e constante essa região pode ficar ressecada. A melhor forma de usar o CPAP gripado é contar com a ajuda dos umidificadores, pois eles restauram os níveis de umidade para as membranas mucosas e as vias nasais, aliviando o desconforto extremo que um nariz congestionado causa. Assim, o uso do CPAP gripado ou com coriza torna-se mais agradável. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, será um prazer atendê-lo!
    • Olá Alessandro, como vai? É muito importante se atentar para não ocorrer de cair água dentro do aparelho CPAP, dessa forma poderá evitar possíveis danos ao aparelho. Caso deseje, fique à vontade para nos contatar pela central 0800 601 9922, será um prazer atendê-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *