Blog CPAPS

Cuidado: germes e bactérias podem contaminar seu CPAP e máscara

cpap-mascara-higiene

Quem faz tratamento da apneia do sono deve ter um cuidado especial para evitar a contaminação do seu CPAP e máscara por germes e bactérias. Não cuidar da higiene e limpeza dos componentes necessários para a terapia do sono pode trazer prejuízos à saúde do paciente, como alergias respiratórias e sintomas como coriza e congestão nasal crônica.

cpap-mascara-higiene

Os aparelhos CPAP precisam de manutenção constante para manter a qualidade do tratamento. Além de evitar a contaminação por germes e bactérias, a higienização correta garante, também, a maior durabilidade dos componentes. Com o tempo, o acúmulo de sujidades nos produtos pode provocar sua deterioração, o que tornará o tratamento ineficaz.

A higienização correta é obtida através de 3 etapas fundamentais. Acompanhe o passo a passo e siga nossas dicas para manter os germes bem longe do seu CPAP e máscara, confira!

1 – Assepsia

Máscaras, traqueias ou circuitos, e o reservatórios de água precisam ser lavados com sabonete antisséptico para evitar contaminações. O Sabonete antisséptico NOBAC com Triclosan é indicado para esta tarefa e remove toda a sujeira e oleosidade acumuladas após o uso.

2 – Limpeza

O interior dos tubos e traqueias deve estar bem limpo. A Escova para Limpar Traqueia e Tubo ProClean LabNews foi desenvolvida especialmente para limpar a parte interna destes componentes. As cerdas de nylon macias e a ponta emborrachada não causam danos ao produto no momento da limpeza.

3 – Manutenção

O filtro do CPAP deve ser trocado uma vez por mês. Ele é o responsável por filtrar o ar que o paciente respira durante a terapia e evita a entrada de pó na turbina. Não trocar o filtro mensalmente pode reduzir a durabilidade do equipamento, causar ruído e acúmulo de germes.

Não comprometa seu tratamento

O uso de itens que estejam danificados e remendados pode prejudicar o seu tratamento. Por isso, assegure-se de que suas peças estão em condições adequadas para o tratamento. Substitua almofadas, fixadores e traqueias de acordo com o tempo de uso indicado. As almofadas devem ser trocadas a cada 3-6 meses ou quando estiverem rasgada. O fixador, a cada 12-16 meses ou quando perder a fixação dos velcros. Troque a traqueia a cada 12 meses ou se notar que está com algum rasgo.

Siga nossas dicas e conte com a CPAPS.com.br para garantir a eficácia e qualidade do seu tratamento.

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Cuidado: germes e bactérias podem contaminar seu CPAP e máscara' 14 Comentários

  1. 8 de maio de 2019 @ 21:33

    Gostaria de saber se o equipamento emite ondas eletromagnéticas prejudiciais a saúde, durante a noite. Existe algum estudo nesse sentido? Obrigado!

    • 9 de maio de 2019 @ 11:52

      Bom dia Horácio! Tudo bem?
      Não temos conhecimento de nenhum estudo nesse sentido, pois o aparelho é testado e aprovado pelos órgãos responsáveis pela padronização de produtos médicos de cada país. Aqui no Brasil, no caso, a Anvisa.
      Trata-se de um motor que gera fluxo de ar, apenas. Com um algoritmo inteligente que garante uma terapia segura e eficiente.
      Os aparelhos CPAP não possuem bateria interna, e o aquecimento da placa do umidificador é feito de forma elétrica, e não por microondas.
      Espero ter tirado suas dúvidas, mas, se elas persistirem, o senhor pode também conversar com o seu médico à respeito.
      Tenha um ótimo dia!

  2. 21 de junho de 2019 @ 13:30

    Boa tarde,
    É a limpeza interna do aparelho, como fazer?

    • 21 de junho de 2019 @ 15:09

      Boa tarde Lisete! Tudo bem?
      A higienização interna do aparelho precisa ser feita por um técnico capacitado.
      Enviamos em seu e-mail maiores informações sobre esse serviço 😉

  3. 21 de junho de 2019 @ 13:36

    Srs. esqueci de perguntar: quais cuidados para limpar o tubo aquecido ? Lisete

    • 21 de junho de 2019 @ 15:14

      Olá Lisete! O tubo aquecido pode ser limpo da mesma forma que o tubo normal. O único cuidado é não molhar a extremidade que se conecta no aparelho, para não oxidar os contatos do tubo.
      Mas o interior pode ser limpo da mesma forma, com a escova própria e sabonete líquido neutro.

  4. 2 de junho de 2020 @ 19:35

    Meu Cpap tá saindo um cheiro estranho , já fiz toda o procedimento de limpeza e ñ melhorou, quero informação sobre limpeza interna!

    • 4 de junho de 2020 @ 10:24

      Olá Joisson, bom dia!

      Encaminhamos um e-mail com maiores informações.

      Qualquer dúvida, conte com a nossa equipe de especialistas que atendem no 0800 601 9922.

  5. 15 de junho de 2020 @ 09:25

    Bom dia !

    A traqueia do meu CPAP está acumulando agua. O que pode ser ? Em consequência vi pontos de mofo que não consegui limpar com a escova de limpeza. Como resolver ? Grata.

    • 20 de junho de 2020 @ 12:22

      Olá Helena!

      Em muitos casos o acúmulo de água na traqueia está ligado a condensação gerada pelo alto nível de umidificação, portanto, tente abaixar um pouco o nível de umidificação até que encontre o ponto ideal, de forma que não haja o acúmulo de água e nem o ressecamento das vias aéreas. Se o problema persistir, indicamos que leia o artigo abaixo:
      https://www.cpaps.com.br/blog/tubo-aquecido-de-umidificador/

      Há quanto tempo faz uso desta traqueia? Verifique se já não é o momento de trocar, pois em casos mais extremos, limpar a traqueia se torna uma tarefa difícil mesmo com auxílio da escova própria.

      Qualquer dúvida estamos à disposição!

  6. 18 de junho de 2020 @ 12:05

    Bom dia. Estou tendo no umdificador do Cpap uma espécie de gosma. Utilizo água destilada. Observei também que na calha do ar condicionado do quarto esse resíduo . Como evitar essa espécie de gosma? Tem haver com a água destilada?

  7. 11 de julho de 2020 @ 19:35

    Gostaria de fazer a higienização interna do aparelho, mas não consigo acessar o serviço pelo site de vocês.

    • 17 de julho de 2020 @ 16:01

      Olá Alexandre, como vai?

      Agradecemos pelo retorno! Entre em contato com a nossa Central de Atendimentos, através do 0800 601 9922 e, converse com um de nossos especialistas.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook