Blog CPAPS

Como fica o tratamento da apneia do sono durante a pandemia do coronavírus?

coronavirus_e_apneia_do_sono

Coronavírus: o que você precisa saber e como prevenir o contágio durante o tratamento da apneia do sono

COVID-19 é uma doença causada pelo novo coronavírus, uma família de vírus que causam infecções respiratórias com sintomas parecidos com a gripe, incluindo tosse, febre e, em casos graves, dificuldade para respirar.

O coronavírus não altera seu diagnóstico de apneia do sono, que é a razão pela qual você está usando o CPAP. No entanto, se você contrair o vírus, alguns cuidados precisam ser adotados.

Para te ajudar a passar por essa fase difícil da melhor maneira possível, preparamos algumas orientações. Não podemos fornecer aconselhamento médico específico. Para discutir questões relacionadas a sua saúde, consulte seu médico.

 

Tenho um risco maior de contrair coronavírus por que tenho apneia do sono?

Não há evidências de que a apneia do sono aumenta o risco de contrair coronavírus. As pessoas consideradas grupo de risco para contrair coronavírus (COVID-19) são:

  • Idosos com 65 anos ou mais
  • Pessoas com problemas de saúde, incluindo:
    • Doença pulmonar crônica
    • Asma moderada a grave
    • Condições cardíacas graves
    • Obesidade grave (IMC igual ou superior a 40)
    • Diabetes
    • Doença renal crônica
    • Doença hepática
  • Pessoas que condições médicas ou que tomam medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico.

 

Devo continuar usando meu CPAP se estiver com sintomas do coronavírus?

Você deve continuar usando o CPAP para tratar a apneia do sono. No entanto, existe a preocupação de que o uso do CPAP por uma pessoa contaminada possa espalhar vírus no ar através do respiradouro da máscara. Sendo assim, é recomendado isolar-se em um quarto separado. Se possível, também é recomendado utilizar um banheiro separado das demais pessoas da casa.

 

Se eu tiver o coronavírus, o CPAP pode ajudar ou agravar no tratamento?

Não há evidências de que usar o CPAP agrave o quadro da doença. Por outro lado, a privação do sono prejudica o sistema imunológico. Sendo assim, continuar o tratamento da apneia do sono é essencial, desde que você possa isolar-se em um quarto separado para dormir sozinho. Se não for possível, consulte seu médico e obtenha soluções paliativas para tratar a apneia do sono.

O agravamento da COVID-19 pode levar à insuficiência respiratória. Como consequência, o tratamento requer um tipo de ventilador mecânico específico diferente do CPAP.

 

Como devo limpar e desinfetar minha máscara e o tubo de ar do CPAP se eu estiver com coronavírus?

Independentemente se você está ou não com COVID-19, é indispensável manter seus equipamentos higienizados. Para saber como fazer, confira o post com Dicas para higiene correta do CPAP, máscara e acessórios.

 

Se eu estiver com coronavírus, é possível que o vírus contamine o interior do meu CPAP?

Sim. O CPAP puxa ar do ambiente. Portanto, o uso do filtro é fundamental, pois somente ele é capaz de reter impurezas, poeira, bactérias, ácaros e vírus presentes no ar ambiente. Durante o período de pandemia, é recomendado trocar o filtro com maior frequência.

Além disso, se você contraiu o vírus, deve providenciar a higienização interna do CPAP logo após concluir o tratamento, antes de voltar a dividir o quarto com outra pessoa.

A higienização do CPAP pode ser contratada através do site www.cpaps.com.br. O serviço é realizado por um técnico capacitado, que utiliza produtos específicos para remover sujeira e microrganismos de todos os componentes internos do CPAP, e também possíveis focos de oxidação da placa.

 

É seguro usar o CPAP se eu não estiver com sintomas do coronavírus?

Você deve continuar o tratamento da apneia do sono. Porém, ainda assim é recomendado dormir em quarto separado. Isso porque após contrair o vírus, você pode ficar até 14 dias sem manifestar os sintomas.

 

Como posso me proteger contra o coronavírus?

A transmissão do vírus acontece de uma pessoa doente para outra, por contato próximo ou por meio de:

  • Toque do aperto de mão;
  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Objetos ou superfícies contaminadas, como pratos, talheres, celulares, mesas, maçanetas, controle remoto, brinquedos, teclados de computador etc.

Para se proteger contra o vírus, siga as seguintes recomendações:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico.
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

 

Se você tem alguma dúvida que não foi respondida nesse post, deixe um comentário abaixo que vamos te responder o mais breve possível. Se preferir, entre em contato com a Central de Atendimento ou acesso o chat online no site www.cpaps.com.br

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Como fica o tratamento da apneia do sono durante a pandemia do coronavírus?' 2 Comentários

  1. 3 de junho de 2020 @ 08:46

    Quem tem apneia do sono e não usa o Cpap e contrair o covid 19 tem um risco maior de morte?

    • 4 de junho de 2020 @ 11:23

      Oi Carmem,

      Não há estudos indicando que a pessoa que tem apneia do sono faz parte do grupo de risco ou está mais propensas a contrair a doença e ter uma evolução mais grave. No entanto, é comprovado que pessoas com o sistema imunológico enfraquecido têm maiores chances de contrair doenças infecciosas, como o coronavírus.

      Quem tem apneia do sono não tratada, tende a estar com o sistema imunológico desequilibrado devido às noites mal dormidas. Outra questão é que o apneico que tem algum outro problema respiratório, como rinite ou sinusite, pode estar em maior risco, caso o pulmão esteja prejudicado e o sistema imunológico exaurido de tanto trabalhar para controlar os quadros de rinite ou sinusite.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook