Blog CPAPS

Coronavírus e CPAP: tire suas dúvidas

Máscara para CPAP e coronavírus

A atual pandemia do Coronavírus é o assunto mais comentado do mundo. A COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, trouxe muitas dúvidas para os usuários de CPAP ao redor do mundo. Por esse motivo, preparamos esse post para responder as perguntas mais comuns que recebemos nos canais de atendimento.

Primeiramente, vale lembrar que a COVID-19 é uma doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. De origem animal, e nunca antes visto em humanos. Ele faz parte da família de Coronavírus, um grupo de vírus existentes em diferentes animais que já foram responsáveis por outras pandemias, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

O novo Coronavírus tem sintomas mais brandos, porém se espalha mais rápido que os outros. Portanto, ao infectar tão rapidamente uma grande parte da população em suas zonas de concentração, o novo Coronavírus exige uma ação global imediata para a contenção do vírus.

Com tantas notícias circulando pelos meios de comunicação e redes sociais, os usuários de CPAP mostraram-se preocupados com a terapia durante a pandemia do Coronavírus. Então, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o uso do CPAP e o Coronavírus.

 

Perguntas frequentes:

 

– Posso usar o CPAP se estiver infectado com o Coronavírus?

A terapia com o CPAP só deve ser suspensa se o médico responsável pelo seu tratamento assim solicitar.

Caso apresente alguns dos sintomas do Coronavírus, como tosse, febre e dor de garganta, o ideal é se isolar por um período de 15 dias, dormindo em ambiente separado, pois o ar exalado pela máscara pode projetar gotículas de saliva infectadas em quem dorme ao lado.

Em caso de agravamento dos sintomas, como dificuldade para respirar, diarreia e dores pelo corpo, procure um hospital de referência e converse com o médico sobre todos os tratamentos e terapias que você faz em casa. Siga rigorosamente os protocolos de segurança indicados pelo médico para evitar a disseminação da doença.

 

– Posso contrair o Coronavírus devido ao uso do CPAP?

O novo Coronavírus não é transmissível pelo ar em uma larga escala, portanto, é provável que ele não entre em sua residência e em seu quarto por via aérea.

Embora o CPAP puxe o ar do ambiente e envie diretamente para suas vias respiratórias, é provável que não ocorra uma contaminação através do seu aparelho, desde que não haja alguém infectado com o Coronavírus dormindo ao seu lado.

 

– Por ser Apneico, faço parte do grupo de risco?

Não há indícios de que a Apneia do Sono aumenta o risco da contaminação pelo Coronavírus.  Entretanto, grande parte dos usuários de CPAP têm mais de 60 anos o que, naturalmente, já provoca uma queda na eficiência da imunidade, além de terem algumas das doenças que contribuem para o mal funcionamento do sistema imunológico, como doença cardíaca, diabetes, doença pulmonar e doença renal.

Portanto, se você faz parte do grupo de risco, siga as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde:

  • Fique em casa e não receba visitas. Deixe o seu lar apenas para buscar ajuda médica, se extremamente necessário.
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel a 70%.
  • Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas com sintomas da doença.
  • Evitar ao máximo aglomerações.
  • Evitar tocar nos olhos ou boca.
  • Não compartilhe utensílios domésticos com outras pessoas.

 

– O CPAP pode funcionar como um ventilador mecânico se eu contrair o Coronavírus?

Não. O aparelho CPAP é um gerador de fluxo de ar, desenvolvido para gerar pressão suficiente apenas para a desobstrução das vias respiratórias superiores em casos de Apneia Obstrutiva do Sono.

O CPAP não funciona como um ventilador mecânico, e não possui modos de ventilação para o suporte à vida, como os ventiladores mecânicos possuem. Portanto, não podem substituir os ventiladores nos casos mais graves de Coronavírus

Existem alguns outros aparelhos, como BiPAPs ou VPAPs mais completos que podem ajudar na ventilação de pacientes com dificuldades respiratórias, desde que não estejam em estados graves ou necessitem de ventilação mecânica (suporte à vida). Somente o médico responsável pelo tratamento será capaz de indicar o aparelho adequado a ser utilizado em cada caso.

 

Clique aqui para conferir um post que preparamos com dicas de higienização em tempos de Coronavírus.

 

A CPAPS deseja a todos os clientes uma quarentena segura. Com positividade, passaremos por esse momento delicado da história, como passamos por tantos outros: Juntos!

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook