mitos e verdades sobre o sono

Sono: 6 mitos e verdades sobre o momento de descanso

Tempo de leitura 2 minutos

Dormir bem envolve uma série de fatores: muito mais que 8 horas de sono, há outros indicativos de uma boa noite de descanso. Entre eles, o tempo que você demora para dormir, a quantidade de vezes que acorda durante a noite e até mesmo quanto tempo você dorme, de fato, enquanto está deitado na cama.

Mais do que qualquer outra atividade, é imprescindível dormir o tempo necessário para nosso corpo se recuperar. Sob quaisquer condições, a falta do nosso descanso noturno pode acarretar em vários problemas e até doenças crônicas que atrapalham as atividades diárias. E é aí que surgem os mitos e verdades sobre o sono. Tire algumas dúvidas neste post!

Veja também: Por que sinto tanto cansaço e desânimo?

Mitos e verdades sobre o sono: confira!

  • Tomar leite morno ajuda a dormir? Mito. Muitas pessoas acreditam neste mito devido a uma substância presente no leite, a melatonina, que é conhecida como o “hormônio do sono”. Mas devemos deixar claro que a sensação gerada por ele não é de sonolência, e sim de relaxamento e conforto.
  • Dormir muito recupera a noite perdida? Mito. Quando dormimos por pouco tempo, o nosso corpo precisa de uma ou duas horas a mais por noite para “compensar” as horas perdidas.
  • Chá mate prejudica na hora de dormir? Verdade. O chá mate, assim como o café, energéticos e refrigerantes, possui cafeína. Essa substância, quando ingerida em grandes quantidades, nos deixa em estado de alerta. Por isso, você pode até dormir, mas terá um descanso agitado.
  • O cérebro descansa durante o sono? Mito. Esse é o momento em que todo o corpo trabalha para manter as funções naturais, ou seja, a cada fase do sono uma parte do corpo trabalha mais do que a outra. O sono é neurologicamente agitado, dividido em quatro etapas que se sucedem e se repetem durante a noite. Aqui no blog da CPAPS, você conhece todas as fases do corpo enquanto dormimos.
  • Dormir pouco engorda? Verdade. Em diversos estudos fica comprovada a relação entre obesidade e falta de sono. Quando dormimos pouco liberamos a grelina, que é conhecida como o hormônio da fome, e somos levados a comer mais.
  • Idosos dormem mais do que jovens? Mito. O que ocorre é que o sono dos idosos sofre alterações e eles passam a dormir menos durante a noite. Assim, é necessário compensar durante o dia.

Teste do Sono: descubra se você está dormindo bem!

Se você está procurando mitos e verdades sobre o sono, é bem provável que não esteja descansando bem, não é mesmo? Para te ajudar, a CPAPS disponibiliza um teste gratuito, que gera um referencial de qualidade enquanto você dorme.

Produzida com base na Escala de Sonolência de Epworth, desenvolvida pelo Dr. Murray Johns, a ferramenta é baseada em sintomas, o que não anula a necessidade de que você procure um médico especialista para lhe orientar e diagnosticar quais as causas de seus problemas.

Para realizar o Teste do Sono, clique aqui e descubra se o seu descanso está sendo suficiente e, principalmente, se ele está cumprindo a tarefa de revigorar o corpo.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *