Comemorado todos os anos no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde tem como objetivo alertar e conscientizar a sociedade para temas-chave da área da saúde que afetam a humanidade. A cada ano, é escolhido um assunto específico para ser debatido e que passa a ser prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). O intuito é promover hábitos de vida saudáveis às pessoas.
Uma das práticas mais importantes para manter a saúde em dia é dormir bem. O sono é, sem dúvida nenhuma, essencial para garantir uma boa qualidade de vida. É por meio dele que são produzidos hormônios capazes de ajudar no bom funcionamento do corpo e no bem-estar do indivíduo. O cortisol, por exemplo, é produzido durante a noite de sono e é responsável por regular o nível de açúcar no sangue e controlar o estresse.
Veja também! Fases do sono: conheça a importância de cada uma delas
Dormir mal contribui para o aparecimento de problemas de saúde
De acordo com o fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, a privação do sono pode acarretar uma série de transtornos à saúde. Os impactos podem ser notados no balanço energético, já que observa-se um aumento do apetite e a redução do gasto calórico. Além disso, uma noite de sono ruim interfere na capacidade do corpo distribuir a glicose sanguínea, o que pode aumentar o risco de diabetes tipo II.
Como falamos no início do texto, é durante o sono que são produzidos hormônios que ajudam a manter o corpo em equilíbrio. Pessoas que dormem mal, não liberam cortisol, adrenalina e noradrenalina suficientes. Portanto, têm mais chances de desenvolver um quadro de hipertensão e arritmias cardíacas.
Vale ressaltar ainda, que, segundo a mais recente revisão de pesquisas feita pela Fundação Nacional do Sono, é recomendado que adultos entre 18 e 64 anos durmam de 7 a 9 horas por noite.
Como saber se tenho dormido bem? Faça o teste!
Existe uma ferramenta muito utilizada para verificar a qualidade do seu sono. A Escala de Sonolência de Epworth, desenvolvida pelo Dr.Murray Johns, é um questionário utilizado em vários países do mundo como método de triagem. Nós, da CPAPS, disponibilizamos um Teste do Sono usando essa escala como referência para que você consiga observar se o seu sono tem sido reparador ou não.
Como esse teste é baseado somente em sintomas, caso esteja dormindo muito mal, é fundamental procurar ajuda e o diagnóstico de um profissional capacitado.
Para fazer o teste e descobrir como está seu sono, basta clicar aqui!
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
4 bons hábitos que ajudam a melhorar seu sono
Danos que uma noite mal dormida podem causar ao cérebro
6 mitos e verdades sobre o sono
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Engasgo ao dormir: o que é e como está relacionado à apneia do sono - 5 de março de 2021
- Alugar CPAP é possível? Saiba como realizar um “test drive” no seu tratamento - 3 de março de 2021
- Os 3 maiores riscos de não fazer o tratamento para apneia do sono - 1 de março de 2021