Parar de roncar é o desejo de muitas pessoas que sofrem com o ronco alto e forte. Aliás, não só delas: o problema também incomoda – e muito – quem divide o espaço com o roncador durante a noite. Mas, será que há alguma solução para parar de roncar? Existem maneiras de amenizar o ronco, mas tudo vai depender da causa. Se você seguir as dicas e mesmo assim o problema persistir, aconselhamos a procurar um pneumologista ou especialista do sono para fazer avaliação.
-
Controle o peso corporal
A obesidade é um dos fatores que podem causar o ronco, pois o excesso de gordura tende a se acumular em regiões como as paredes da traqueia e os músculos da língua, dificultando a passagem do ar. Com isso, é necessário um grande esforço para respirar, ocasionando o ronco.
Se você deseja parar de roncar, aposte em uma alimentação balanceada e nutritiva. Aqui no blog da CPAPS, você confere alimentos que melhoram a qualidade do sono.
-
Mude de posição ao dormir
Você sabia que dormir de barriga para cima favorece a obstrução das vias aéreas? Nesta posição, a língua e o palato mole são empurrados contra a garganta, levando a uma maior pressão sobre as vias respiratórias e causando o ronco. Para parar de roncar, prefira dormir de lado, com o corpo alinhado horizontalmente.
-
Troque o travesseiro
O travesseiro é um item importante para parar de roncar. Escolha um que tenha uma altura ideal para você, que não seja tão alto ou baixo demais, e deixe o seu pescoço alinhado com o seu corpo. Evite os travesseiros muito macios que permitem que a cabeça “afunde”, pois isso pode dificultar a passagem do ar e favorecer o ronco.
Em nossa loja online, você encontra diversas opções de travesseiros. O Travesseiro Contra Ronco, da Perfetto, por exemplo, se ajusta perfeitamente ao corpo e facilita o relaxamento do pescoço. Para quem faz algum tratamento com aparelho CPAP, a indicação é o Travesseiro para CPAP Multi-Máscaras, que se ajusta perfeitamente ao corpo, proporcionando um apoio confortável e ideal para utilizar com qualquer tipo de máscara para CPAP.
-
Modere o álcool
A ingestão de bebidas alcoólicas intensifica o relaxamento muscular das regiões da garganta e da língua, favorecendo o ronco. Se você deseja parar de roncar, reduza o consumo de álcool e beba dois copos de água para cada copo de bebida alcoólica.
Ronco: principal sintoma da apneia do sono
Caso nenhuma das opções acima resolva, fique ligado: o ronco alto e persistente é um dos principais sintomas da apneia do sono. Nesse caso, para parar de roncar, o ideal é se consultar com um médico do sono e fazer uma polissonografia, que é conhecida como o “exame do sono”.
“A polissonografia recolhe informações muito importantes para o diagnóstico e tratamento da apneia do sono. O exame é feito por meio de sensores ligados ao corpo que detectam a atividade cerebral, o desempenho cardíaco, o relaxamento muscular do paciente e a oxigenação do sangue”, explica o fisioterapeuta Eduardo Barbosa.
Aqui no blog da CPAPS, você confere 8 sinais da apneia do sono para que você fique atento!
Conheça a CPAPS!
Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o tratamento do ronco e da apneia do sono. Além disso, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: em caso de dúvidas, entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
Separamos alguns temas que podem te interessar:
Qual é o profissional indicado para tratar o ronco?
Apneia e ronco: descubra a relação
Injeção contra ronco já está sendo testada no Brasil
Fonte: Eduardo Barbosa – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
Esse conteúdo e bem informativo e detalhado ajuda muito, obrigada