Existe um médico do ronco ou para tratar o ronco? A resposta para essa pergunta é sim. A queixa relacionada ao ronco e má qualidade do sono tem aumentado nos últimos anos. E se o aparelho anti ronco, remédios para parar de roncar e até acessórios como faixa anti ronco, não resolveram esse problema, você precisa procurar um profissional da saúde para tratar o ronco. A seguir, saiba qual profissional pode te ajudar!
Qual o médico para tratar o ronco?
Para tratar o ronco, existem profissionais capacitados e especializados. O médico do ronco é o profissional que vai diagnosticar a causa do problema, o impacto em sua saúde, além do tratamento ideal. Mas para saber qual especialista procurar, é importante identificar uma possível causa do ronco e outros sintomas que talvez ainda não tenha percebido. Separamos abaixo alguns que podem te ajudar a identificar:
- Falta de ar: despertar muitas vezes a noite, sentindo falta de ar ou dificuldade para respirar, com sensação de afogamento.
- Batimentos cardíacos acelerados: acordar no meio da noite sentindo o batimento cardíaco acelerado.
- Crises alérgicas e obstruções nasais: rinite ou dificuldade para respirar durante o dia e quando deita.
- Boca seca: acordar sentindo muita sede, com boca e lábios secos.
- Sono agitado: troca de posição muitas vezes durante o sono, geralmente o lençol da cama fica mais amarrotado.
- Sonolência diurna: já despertar se sentindo cansado e sentir muito sono ao decorrer do dia, em qualquer situação pode cochilar.
- Alterações de humor: despertar pela manhã irritado ou estressado, dificuldade de concentrar no trabalho, e alteração repentina de humor no decorrer do dia.
Qual profissional do ronco devo procurar?
Uma solução é se consultar com o médico do ronco que corresponde a outros sintomas que podem estar relacionados a causa do ronco. A partir da escolha ideal do profissional, é possível identificar outros problemas na saúde que, possivelmente, estejam relacionados aos problemas com o ronco.
Pneumologista
Dos sintomas mencionados acima, se você sente falta de ar e/ou os batimentos acelerados, o profissional que pode atender melhor e te ajudar a tratar o ronco, é o pneumologista. Pois avaliará a oxigenação no seu organismo e o melhor tratamento para o ronco.
Otorrino
Mas, se você sofre de alguma crise alérgica, obstrução nasal e acorda com a boca seca, agende uma consulta com o otorrino. Esse profissional vai diagnosticar a causa do ronco, para que possa tratar com os recursos ideais.
Neurologista
Sono agitado, sonolência durante o dia e alterações de humor são problemas que podem estar relacionados a causa do ronco. E se você sente que esses sintomas afetam o seu cotidiano, o seu médico do ronco é o neurologista. O profissional ideal para avaliar, diagnosticar e tratar o ronco.
Fisioterapeuta especializado
Profissionais da saúde como fisioterapeutas especializados, também podem ajudar a diagnosticar a causa do ronco, solicitar exames e prescrever o tratamento. “Os médicos e fisioterapeutas são parte fundamental para diagnosticar o distúrbio que afeta a saúde do sono e para tratar o ronco. Os médicos solicitam a polissonografia, um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, cerebral e muscular durante o sono, e o acompanhamento do tratamento pode ser feito com fisioterapeuta, que oferece suporte e identifica se o tratamento está sendo efetivo”, afirma o fisioterapeuta Eduardo Partata, especialista na CPAPS.
Tratamento do ronco
O tratamento indicado para solucionar o problema, dependerá da causa do ronco e diagnóstico médico. Existem aparelhos ortodônticos, cirurgias e também a terapia com CPAP. Se o problema estiver relacionado a apneia do sono, a terapia com CPAP tem se destacado quando se fala em tratamento do ronco. Isso acontece porque o aparelho impede que as vias aéreas sejam obstruídas ao enviar fluxo de ar positivo e constante.
“Os episódios relacionados à apneia do sono impedem que o indivíduo chegue à fase reparadora do sono, devido aos microdespertares causados por ela. O uso do CPAP fornece um fluxo de ar em uma pressão adequada para cada pessoa, a fim de manter a via aérea aberta durante o sono, tornando a respiração mais regular, inibindo o ronco e tornando o sono restaurador”, explicou a fisioterapeuta Eduardo Partata.
Visite o site da CPAPS e conheça mais sobre os nossos produtos indicados para o tratamento da apneia do sono!
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- CPAP: Qual o custo-benefício no tratamento da apneia do sono? - 25 de janeiro de 2021
- Quais são os tipos de apneia do sono? - 5 de janeiro de 2021
- Como dormir melhor no verão: confira 7 dicas! - 30 de dezembro de 2020