apneia-do-sono-cpaps

Apneia do sono: como saber se tenho?

Tempo de leitura 2 minutos

Sente muito sono durante o dia? Acorda cansado após uma longa noite de descanso? Saiba que esses são alguns dos indícios da apneia do sono. Na verdade, a pessoa que tem esse distúrbio não possui apenas um sintoma, mas sim uma combinação de vários. Nesse post, a CPAPS vai te ajudar a identificar se possui apneia do sono. Continue lendo!

Quais são os sintomas da apneia do sono?

O primeiro passo é ficar de olho nos sintomas da apneia do sono. O mais comum deles é o ronco, mas o distúrbio também traz outros sintomas que, geralmente, podem passar despercebidos:

– Repetidos despertares: a apneia do sono é caracterizada por pausas respiratórias durante o sono, então é muito comum que acorde muitas vezes a noite, sem uma causa aparente. O que faz ter um sono agitado e não reparador.

– Dor de cabeça pela manhã: acordar com dor de cabeça é um comum para quem tem apneia do sono, é resultado da falta de oxigenação no cérebro durante o sono, devido as pausas na respiração.

– Mau humor: a má qualidade do sono afeta o sistema nervoso e leva ao aumento do cortisol, o hormônio do estresse que causa o mau humor.

– Boca seca: além do ronco, as pessoas que tem apneia do sono também podem acordar com esse incômodo, de boca e garganta sempre seca.l

Impotência sexual: a apneia do sono afeta a circulação sanguínea e a produção do óxido nítrico, fundamental para a ereção.

“Se o indivíduo identificar um ou mais desses sintomas, o ideal é que ele realize uma polissonografia. Se não for tratada, a apneia do sono atrapalha a qualidade de vida e potencializa uma série de riscos para a saúde, como pressão alta, diabetes e obesidade”, explica o fisioterapeuta Clêdisson Souza.

Aqui no blog da CPAPS, você confere 8 sinais da apneia do sono para que você fique atento!

Polissonografia: quando é indicada?

Conhecido como o exame do sono, a polissonografia recolhe informações muito importantes no diagnóstico e tratamento da apneia do sono. Ela é feita por meio de sensores ligados ao corpo que detectam a atividade cerebral, o desempenho cardíaco, o relaxamento muscular do paciente e a oxigenação do sangue.

Clique aqui e confira 5 dicas para se preparar para o exame de polissonografia!

Conheça a CPAPS!

Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o seu tratamento da apneia do sono. Em caso de dúvidas, a CPAPS conta com uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

11 comentários

  1. Bom dia!! Gostaria de saber a O valor desse exame polissogeafia para idebtificar a apneia do sono.E no Estado do Rio onde posso fazer?? Grato
  2. Boa tarde Tenho dpoc leve faço uso bombinha.Estou acima peso e meu esposo disse comecei roncar a noite.Porem cerca de uns 30 dias estou me sentindo estremamente cansada,dor cabeça,respiracao forcada,parece garganta ta fechando e as vezes aperto Estranho peito .Meu esposo ta preocupado porque fala que as vezes parece falta ar a noite.Sera que estou com dispneia do sono.
    • Olá Leonilda, como vai? Para identificar qual distúrbio do sono possui, é importante buscar uma clínica ou profissional especializado em sono afim de realizar o exame de polissonografia, este é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono, através de sensores.
  3. P mim foi um terrível quando sove que tenho apneia do Sono. Desde que escubrir minha vida se tornou de cabeça p baixo. Vivo com medo de dormir. Tenho dormido péssimo. Que faço. Estou usando o CPAPS. Mim encomenda terrível mente.
    • Olá Samia, como vai? Dormir com aparelho CPAP é a forma mais simples e eficiente de tratar a Apneia Obstrutiva do Sono, e também traz benefícios para a saúde que são sentidos imediatamente e a longo prazo. O CPAP garante uma noite de sono ininterrupto, onde é possível passar por todos os estágios do sono, o que permite a completa recuperação do bom funcionamento do organismo, inclusive do cérebro. Portanto, fique tranquila ao utilizar o aparelho, lembre-se que a sua terapia está contribuindo para melhorar suas noites de sono, e aumentar sua qualidade de vida. Estamos à disposição!
    • Olá Normaci, como vai? Que ótimo! Agradecemos o seu feedback e que sirva de inspiração para quem esteja iniciando a terapia com o aparelho CPAP. Estamos à disposição!
  4. Olá, estou com muito sono durante o dia, já fiz cirurgia de hipófise, tirei metade dela, depois retirei a tiróide inteira porque estava com cancer, isso já faz mais de?10 anos e agora estou com esse problema do sono tenho pressão baixa tds os dias. Eu acho que durmo muito bem mas gostaria de saber se esse exame poderia dar uma solução!!! Sem mais, agradeço!!!!
    • Olá Valéria, como vai? O ideal é procurar a ajuda de um especialista em medicina do sono, que é o que deve ser feito em qualquer caso de irregularidade ou desconforto ao dormir, para identificar se possui algum distúrbio do sono ou se o problema pode estar atrelado a outro fator. Estamos à disposição!
  5. Bom dia, durmo rapidinho, mas acordo 2h depois com taquicardia, durmo novamente e acordo 5h,da manhã com,sonhos ruins, taquicardia, dor de barriga, muita sede, e a pressão que é sempre 10/6 durante o dia, nessa h vai a 14/9. Qual seria meu diagnóstico? 🤔
    • Olá Maria, como vai? Parece que você está passando por uma série de sintomas que podem ser bastante desconfortáveis. No entanto, para um diagnóstico preciso e adequado, é fundamental consultar um profissional de saúde. Os sintomas que você descreveu, como taquicardia, dor de barriga, sede excessiva, e aumento da pressão arterial, podem ter várias causas possíveis. Algumas dessas causas podem incluir problemas de sono, estresse, ou condições médicas específicas. É importante que um médico avalie seus sintomas de forma detalhada, considerando seu histórico médico e realizando exames se necessário. Enquanto isso, mantenha um diário dos seus sintomas, incluindo quando eles ocorrem e sua gravidade, para fornecer informações úteis ao seu médico. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *