Sente muito sono durante o dia? Acorda cansado após uma longa noite de descanso? Saiba que esses são alguns dos indícios da apneia do sono. Na verdade, a pessoa que tem esse distúrbio não possui apenas um sintoma, mas sim uma combinação de vários. Nesse post, a CPAPS vai te ajudar a identificar se possui apneia do sono. Continue lendo!
Quais são os sintomas da apneia do sono?
O primeiro passo é ficar de olho nos sintomas da apneia do sono. O mais comum deles é o ronco, mas o distúrbio também traz outros sintomas que, geralmente, podem passar despercebidos:
– Repetidos despertares: a apneia do sono é caracterizada por pausas respiratórias durante o sono, então é muito comum que acorde muitas vezes a noite, sem uma causa aparente. O que faz ter um sono agitado e não reparador.
– Dor de cabeça pela manhã: acordar com dor de cabeça é um comum para quem tem apneia do sono, é resultado da falta de oxigenação no cérebro durante o sono, devido as pausas na respiração.
– Mau humor: a má qualidade do sono afeta o sistema nervoso e leva ao aumento do cortisol, o hormônio do estresse que causa o mau humor.
– Boca seca: além do ronco, as pessoas que tem apneia do sono também podem acordar com esse incômodo, de boca e garganta sempre seca.l
– Impotência sexual: a apneia do sono afeta a circulação sanguínea e a produção do óxido nítrico, fundamental para a ereção.
“Se o indivíduo identificar um ou mais desses sintomas, o ideal é que ele realize uma polissonografia. Se não for tratada, a apneia do sono atrapalha a qualidade de vida e potencializa uma série de riscos para a saúde, como pressão alta, diabetes e obesidade”, explica o fisioterapeuta Clêdisson Souza.
Aqui no blog da CPAPS, você confere 8 sinais da apneia do sono para que você fique atento!
Polissonografia: quando é indicada?
Conhecido como o exame do sono, a polissonografia recolhe informações muito importantes no diagnóstico e tratamento da apneia do sono. Ela é feita por meio de sensores ligados ao corpo que detectam a atividade cerebral, o desempenho cardíaco, o relaxamento muscular do paciente e a oxigenação do sangue.
Clique aqui e confira 5 dicas para se preparar para o exame de polissonografia!
Conheça a CPAPS!
Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o seu tratamento da apneia do sono. Em caso de dúvidas, a CPAPS conta com uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
11 comentários