bebida-ronco

Como a bebida alcoólica influencia no ronco? Descubra!

Tempo de leitura 2 minutos

Você sabia que aquele happy hour com os amigos pode agravar o ronco? O Dia da Ressaca, comemorado em 28 de fevereiro, serve como um alerta para quem quer parar de roncar. Além da famosa ressaca, o consumo de bebidas alcoólicas pode piorar os quadros de ronco e afetar a qualidade do sono.

Descubra com a CPAPS como o álcool influencia o ronco e o que você pode fazer para evitar esse problema. Boa leitura!

Leia também: Entenda como o ronco afeta a saúde do homem e como tratar

Por que as bebidas pioram o ronco?

É comum que as pessoas se sintam mais relaxadas ao ingerirem bebidas alcoólicas. Esse efeito também é sentido pelos músculos da garganta, que ficam relaxados e acabam obstruindo o canal de passagem do ar. O ronco é justamente o resultado dessa obstrução, já que ele é causado pela vibração que ocorre quando o ar percorre as vias aéreas bloqueadas.

Leia também: Ronco e álcool: você conhece a relação?

Piora na qualidade do sono

Além do ronco, as bebidas alcoólicas também interferem na qualidade do sono! Resultados de uma pesquisa do Centro do Sono de Londres revelaram que o álcool altera o ciclo do sono e impede que a pessoa tenha uma boa noite de descanso.

Funciona assim: primeiro a bebida alcoólica faz com que a pessoa adormeça bem mais rápido, alcançando fases do sono mais profundas em menos tempo. Quando chega ao sono REM, o álcool age reduzindo significativamente o período em que a pessoa passa por essa fase. Isso impede que o indivíduo descanse de verdade, já que o sono REM é a fase mais importante para a reparação do corpo.

Além disso, quando a pessoa bebe, o corpo passa por um processo de desidratação. Isso porque o corpo tenta eliminar o álcool assim como elimina toxinas, através dos rins e da bexiga. Por isso, a pessoa acorda durante a noite para ir ao banheiro, o que fragmenta o sono e fará certamente com que ela se sinta desidratada e exausta na manhã seguinte.

Eu tenho que parar de beber então?

É possível continuar bebendo e ainda ter uma boa noite de sono! Algumas medidas como reduzir a quantidade de álcool ingerida, beber dois copos de água para cada copo de bebida alcoólica ingerida e comer quanto bebe ajudam a controlar o ronco e melhorar suas noites de descanso. Além disso, é indicado esperar cerca de duas horas para dormir após beber.

Durma melhor com a CPAPS!

O que acha de descobrir novas maneiras de cuidar da sua saúde todos os dias? A CPAPS é referência no tratamento da apneia do sono e tem um blog com dicas diárias para cuidar do seu bem-estar como um todo!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes sobre a qualidade do sono e qualidade de vida! Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!

Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!

Alimentos que te fazem roncar mais

Zolpidem: entenda os riscos do uso incorreto

Fontes: Instituto do Sono

5 comentários

    • Olá Antonia, bom dia! Como vai? Agradecemos por entrar em contato. É comum que as pessoas se sintam mais relaxadas ao ingerirem bebidas alcóolicas. Esse efeito também é sentido pelos músculos da garganta, que ficam relaxados e acabam obstruindo o canal de passagem do ar. O ronco é justamente o resultado dessa obstrução, já que ele é causado pela vibração que ocorre quando o ar percorre as vias aéreas bloqueadas.É possível continuar bebendo e ainda ter uma boa noite de sono. Permanecemos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *