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Sono e Alzheimer: qual a relação?

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Se você sente dificuldade para pegar no sono, costuma passar quase a noite toda acordado ou dorme muito durante o dia, é melhor se atentar! Pode ser um sinal de Alzheimer. Como a doença causa atrofia de uma parte do cérebro responsável por controlar a produção de melatonina – hormônio que ajuda a preparar o corpo para dormir – ter noites de sono não reparadoras pode ser um indício de Alzheimer.

Segundo estudos recentes, dormir mal pode, ainda, ser um fator de risco para o desenvolvimento do Alzheimer. Confira neste post os dados obtidos nessa pesquisa e entenda melhor a relação entre sono e Alzheimer.

Veja também: 5 coisas incríveis que o cérebro faz enquanto você dorme

Estudo aponta que dormir mal aumenta o risco de Alzheimer 

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos constatou que distúrbios do sono além de contribuírem para o declínio cognitivo, podem também aumentar o risco de Alzheimer.

As alterações no sono eram consideradas somente uma consequência do Alzheimer, mas a partir dessa pesquisa, houve uma mudança nessa correlação. Constatou-se que noites de sono mal dormidas podem desencadear o Alzheimer 

Durante o sono, o cérebro faz uma “limpeza” nas células neurodegenerativas e nas toxinas, o que ajuda a prevenir doenças como o Alzheimer. O estudo em questão aponta que quando um indivíduo não descansa adequadamente, aumentam os níveis de uma substância tóxica no cérebro, podendo desenvolver doenças que prejudicam a memória.

Os participantes dessa pesquisa que sofreram com a privação do sono durante a noite, apresentaram níveis muito altos de beta-amiloide – proteína conhecida por ser um fator de risco para o Alzheimer.

Como dormir melhor e evitar o Alzheimer?

De acordo com o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, há diversas maneiras de melhorar a qualidade do sono e reduzir o risco de ter Alzheimer.

“Evitar tomar bebidas energéticas antes de dormir, como café e refrigerante; não ingerir excesso de gordura durante a noite; apagar todas as lâmpadas do quarto e manter a distância dos aparelhos eletrônicos, ao menos meia hora antes de dormir, são algumas formas que auxiliam na melhora do sono”, finaliza.

Conheça a CPAPS! 

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Quantas horas é preciso dormir por dia?

Como parar o ronco e dormir melhor?

Como o sono afeta a beleza e o bem-estar?

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

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