4 sintomas que podem indicar apneia do sono

Apneia do sono: 4 sintomas que podem indicar a doença

Tempo de leitura 3 minutos

Considerada como um distúrbio potencialmente grave, a apneia do sono está diretamente relacionada ao ronco. Existem, no entanto, outros fatores que podem ser indicadores do problema. Quer saber mais sobre os sintomas da apneia do sono? Continue lendo o post, aqui no Blog CPAPS, e descubra!

Apneia do sono: como acontece?

Caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias respiratórias, a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) ocorre quando os tecidos da faringe e a língua relaxam mais do que o normal. Como consequência, caem sobre a traqueia e limitam ou obstruem a passagem do ar. Nesse caso, o paciente para de respirar dezenas ou até mesmo centenas de vezes durante uma única noite de sono – essas pausas chegam a durar entre 10 segundos ou mais.

A ausência da respiração faz com que a oxigenação do sangue caia e o cérebro emita alertas capazes de despertar a pessoa por alguns segundos para que consiga voltar a respirar. Apesar de breves e, em muitos casos, sequer são percebidos pelo apneico, esses despertares fragmentam o sono e impedem que a pessoa atinja a todos os níveis de um sono saudável. Como efeito disso são gerados uma série de prejuízos para o organismo, como a sonolência diurna extrema, que impede o foco e concentração nas atividades diárias.

Ronco: sintoma revelador da apneia do sono

O primeiro sintoma que vem à mente quando falamos da apneia do sono é o ronco. Ele se caracteriza por meio do som alto emitido pelo paciente durante o sono.

Em quem tem apneia do sono, o distúrbio é muito característico: por várias vezes o paciente para de roncar por alguns instantes, mas depois volta com um som mais forte, acompanhado algumas vezes de tosse ou engasgos.

Se você deseja parar de roncar e se identifica com algum desses sintomas, a melhor forma é buscar o médico e um tratamento para a apneia do sono!

Noites mal dormidas causam mau humor

Quando uma pessoa sofre com a apneia do sono, sua qualidade de vida é interferida bruscamente. É comum sentir dificuldade de dormir e acordar se sentindo indisposto durante o dia, por exemplo. Como resultado, o desempenho no trabalho e nas atividades cotidianas diminui significativamente.

Além disso, durante o sono são liberados hormônios como o cortisol, que controla o estresse e mantém a estabilidade emocional. Dessa forma, como pacientes com apneia do sono têm a qualidade do sono afetada, o bem-estar é comprometido e o mau humor passa a ser um sintoma comum no dia a dia.

Boca seca ao acordar? Atenção à apneia do sono!

Você acorda com a boca seca? Fique atento porque esse pode ser um dos sintomas da apneia do sono. A maioria das pessoas que sofrem com a síndrome tende a dormir com a boca aberta – em decorrência do ronco – o que colabora com a dificuldade de respirar durante o sono.

Dor de cabeça matinal pode indicar apneia do sono

Outro sintoma muito comum entre os pacientes com apneia do sono é a dor de cabeça matinal. O distúrbio faz com que a respiração seja interrompida durante a noite, o que compromete a oxigenação do cérebro, caracterizando-se pelo desconforto ao despertar com as dores de cabeça. Esse sintoma pode ser mais frequente quando aliado a noites mal dormidas.

apneia-sono-dor-matinal

Polissonografia: o exame que detecta a apneia do sono

Conhecida como o exame do sono, a polissonografia é realizada por meio de sensores colocados sobre a pele durante uma noite de sono e é indicada para qualquer pessoa que apresente sintomas da apneia do sono. O fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, explica que esse procedimento monitora o registro das ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, além do movimento dos olhos e das pernas durante o estudo.

Depois, as informações coletadas são enviadas a aparelhos computadorizados, que permitem a organização dos dados e a análise do sono em tempo real. Assim, o médico do sono, a partir dos resultados observados, obtém o diagnóstico e poderá indicar o melhor tratamento.

Apneia do sono: como tratar?

Citamos neste post alguns dos sintomas mais comuns da apneia do sono. “Caso tenha se identificado com algum deles, é fundamental que realize a polissonografia para buscar o melhor tratamento. Apesar de existir várias opções, o método mais eficaz, considerado padrão-ouro, é o uso do CPAP”, esclarece Partata. Esse aparelho é responsável por fornecer fluxo de ar positivo constante ao paciente, o que ajuda a tornar a respiração mais natural e a eliminar quadros da apneia do sono.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores informações sobre apneia do sono. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

3 curiosidades que você precisa saber sobre apneia do sono

Apneia do sono e casamento: como o tratamento pode mudar sua vida e a de seu parceiro?

Apneia do sono tem cura?

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

110 comentários

  1. É certo que tenho a Apneia do sono, pois tenho todos os sintomas citados pelo Dr. Partata. E preciso tratar, não tenho mais sossego.
    • Oi Daniel, Você deve realizar uma polissonografia para confirmar o diagnóstico para apneia do sono. Esse exame é fundamental para determinar o tipo de apneia. E se for feito com titulação para CPAP, é melhor ainda, pois você já tem uma indicação de máscara e a pressão recomendada para configurar um CPAP. Um bom diagnóstico é meio caminho andado para adaptar-se rapidamente ao tratamento e sentir o benefícios de noites reparadoras.
    • Olá Ademir, como vai? Esses são alguns sintomas da Apneia do Sono, para ter uma melhor qualidade de vida é de suma importância que procure uma Clínica do sono para que possa verificar se possui algum distúrbio e o trate da melhor forma. Muitos pacientes relatam uma mudança drástica após o uso do CPAP, vivendo com menos estresse e mais disposição! Qualquer dúvida, nos mantemos à disposição.
    • Olá Silvana, como vai? Em nosso Blog, possuímos dois artigos relacionados à este assunto, segue: MÉDICO ESPECIALISTA EM SONO: QUANDO DEVO PROCURAR? - https://www.cpaps.com.br/blog/medico-do-sono/ QUAL MÉDICO TRATA APNEIA DO SONO? - https://www.cpaps.com.br/blog/medico-apneia-sono/
  2. Quando eu tô pegando no sono, começo a tossir e acabo perdendo o sono e acordo com o coração acelerado. E eu tenho aneurisma cerebral.
    • Olá Marizete, como vai? Seria importante que a senhora buscasse uma clínica, ou um profissional médico especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonografia, para verificar se possui algum distúrbio do sono e quais são as melhores formas para o tratamento.
    • Olá Kariny, como vai? A falta de ar e dor de cabeça são sintomas característicos de várias doenças, seria importante buscar auxílio de um profissional médico para verificar afundo.
  3. Minha mãe está fazendo tratamento pra depressao.Só dorme com donarem razapina quetrus e limbitrol.Percebo que ela ronca e as vezes tosse durante a noite.Pode ter apneia?Caso tenha apneia pode está atrapalhando a melhorar a depressao?pois durante o dia ela diz que a cabeça fica estranha. Já tem um ano de tratamento.o médico ja mexru na medicação várias vezes. Outra dúvida:é possível roncar sem está dormindo?Porque as vezes durante o dia minha mãe ronca e em questão de minutos já está acordada.
    • Olá Eliane, como vai? Seria muito importante que buscassem um profissional ou mesmo uma clínica especializada em sono, afim de realizar o exame de polissonografia para poder identificar qual distúrbio do sono possuí e qual seria o melhor método para o tratamento.
  4. Ola Por duas vezes, dormi e acordei com muita dor de cabeça, e até mesmo com a boca machucada , não acordo quando acontece poder ser apneia ?
    • Olá Karen, como vai? Seria interessante buscar uma clínica ou profissional médico especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonogrfia, para verificar qual distúrbio do sono possui e quais são os melhores métodos para o tratamento.
  5. No meu caso meu sono é normal, mas eu ronco e a condo como se minha garganta estivesse tampado tipo em gasdando sem poder respirar
    • Olá Mário, como vai? A apneia obstrutiva do sono ocorre quando há um relaxamento da musculatura mole do sistema respiratório aéreo superior do paciente, como os tecidos da laringe e a língua, fazendo com que ocorra um bloqueio nas vias respiratórias do paciente. É de suma importância buscar uma clínica ou médico especializo em sono, afim de realizar o exame de polissonografia e titulação, com a finalidade de identificar qual distúrbio do sono possui e qual será o melhor tratamento.
  6. Bom dia! Acordei hoje com falta de ar, tive uma discussão com meu marido antes.sera que foi estresse? E desde que casei comecei a roncar, será a causa de tudo o casamento?obrigada
    • Olá Norma, como vai? Roncar é algo comum para muitas pessoas, costuma ser facilmente relacionado à ansiedade, cansaço, estresse e noites mal dormidas, as vezes basta mudar a posição durante o sono, para cessar o ronco. No entanto, quando pertinente, pode indicar uma série de problemas de saúde. É muito importante buscar uma clínica ou profissional médico especializado em sono, com a finalidade de realizar um exame de polissonografia, para que a partir desse exame possa identificar qual distúrbio do sono possui e quais são os tratamentos.
  7. Boa noite eu tenho ja a algum tempo uma tosse seca.... mas ultimamente acordo com essa tosse seca e falt de ar e o coração fica alterado será apneia?
    • Olá Carla Cristina, como vai? Seria muito interessante que a senhora buscasse uma clínica ou profissional médico especializado em sono, afim de realizar um exame de polissonografia para identificar qual distúrbio do sono possui e quais são os melhores métodos para o tratamento.
  8. Meu marido falou que quando durmo minha respiração da um barulho no final como se fosse um tranco. Mas não é aquele de quando o corpo eata relaxando. É açada final da respiração. O que pode ser?
    • Olá Kelly, como vai? O ronco pode ocorrer por diversos fatores, no entanto, caso seja algo persistente seria interessante buscar uma clínica ou profissional médico especializado em sono, afim de realizar um exame de polissonografia para identificar qual distúrbio do sono possui e quais são os melhores métodos para o tratamento.
  9. Qdo durmo fora as pessoas comentam que eu tusso muito dormindo.Só que para mim durmo tranquila. Nem sinto que tusso, só que todos dizem que tusso bastante, fico entrigada. O que será isso??
    • Olá Irani, como vai? Para descobrir se possui algum distúrbio do sono, é preciso buscar uma clínica ou profissional médico especializado em sono, para realizar o exame de polissonografia, este é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono, através de sensores.
    • Olá Dulce, como vai? O CPAP por ser um aparelho eletrônico emite ruídos característicos de seu funcionamento normal, no entanto, como são equipamentos destinados para a terapia do sono, foram projetados para serem bem silenciosos.
  10. Bom dia! Não é todo dia que isso acontece, graças a Deus, mas de vez em quando, durante a madrugada acordo repentinamente por várias vezes com falta de ar, meu coração acelera, a sensação que tenho é que meu cerebro não ta interpretando minha respiração, aí eu fico tendo breves cochilos despertar abrupto, varias vezes durante a noite, fico confusa, não lembro meu nome, sinto que não vou conseguir respirar e tenho medo de pegar no sono novamente e morrer. Depois durante o dia, parece que um caminhão passou por cima do meu corpo, fico cansada , nem subir uma escada eu consigo direito, sonolência o dia todo, e as vezes até durante o dia, sinto que paro de respirar sem querer. Será que é apneia? tenho arritmia cardíaca diagnostica a mais de dez anos.
    • Olá Raquel, como vai? Para identificar qual distúrbio do sono possui, é preciso buscar por uma clínica ou profissional médico especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonografia, este é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono, através de sensores.
  11. Eu ronco quando durmo. Só que durante o dia sinto meu pescoço grosso parece mais duro e as vezes parece ter alguma coisa dentro Só que os sintomas vão e voltam . Percebi que fico pior quando passo momentos de nervoso
  12. Eu até acordada escuto o meu ronco ,quando durmo acordo sem ar uma sensação ruim,bebo água para melhorar ,eu sinto como minha língua cola no céu da boca e faz tipo um vaco eu fico sem ar ,parece que dentro da minha boca e estreito aí com isto o ar nao passa ,e muito ruim ,como tratar
    • Olá Liliana, como vai? Acordar com ressecamento na boca é um sintoma que pode indicar problemas de saúde ou também um resultado de noites mal dormidas. Temos um artigo em nosso blog muito interessante sobre esse tema, segue link para verificar: https://www.cpaps.com.br/blog/acordar-com-a-boca-seca/#:~:text=Relacionados%20a%20dormir%20com%20a,sintomas%20da%20apneia%20do%20sono.
  13. Olá bom dia eu acordo com muita falta de ar mais não é todo dia e quase que uma vez por mês já fui ao cardiologista e meu coração está normal o que pode ser pois isso me assusta muito geralmente acontece quando durmo preocupada com algo
  14. Olá! Tenho todos os sintomas de certo tempos pra k tenho começado uma brincadeira sem fim. E só acordo com dores de cabeça. Me ajudem não aguento mais tantas dores de cabeça. Moro em Parauapebas Pará, onde posso encontrar uma clínica dessa
  15. A primeira hora ou duas de sono tem sido bem ruim nos ultimos meses. Acordo até 6 ou 8x como se tivesse trancado a respiração. Algumas vezes ouço o ronco. Mas no resto da noite durmo aparentemente bem. É arriscado esperar a pandemia passar para fazer exames?
  16. Bom dia. Estou com um problema com meu sono. Deito e durmo normalmente. Apago até por volta de 1 hora da manhã. Acordo. Perco o sono, que só vem por volta das 3 horas. Deito novamente e tento dormir, porém tenho dificuldades de pegar no sono. Quando estou adormecendo, meu coração acelera e desperto. Quando não é isso, sinto como se não estivesse respirando e desperto. Isso só acontece no meu segundo sono. Pode me dar alguma orientação, por favor.
      • Olá Andrea, como vai? O ronco é um dos sintomas mais comuns da apneia do sono, por isso, quanto mais precoce o diagnóstico, menores serão as chances de complicações na saúde, além de obter melhores resultados no tratamento do ronco. É muito importante buscar um médico especialista do sono que irá ajudar a encontrar a melhor solução para acabar com o ronco e melhorar a qualidade de sono. Em geral, o diagnóstico de causas relacionadas ao ruído noturno é feito através da polissonografia, um exame que consiste em detectar as atividades cardíacas e respiratórias, bem como o nível de oxigênio no sangue da pessoa enquanto ela dorme. Estamos à disposição!
  17. Boa noite a minha filha de 5 anos já aconteceu de ficar sem ar tipo ela está dormindo e parar de respirar e se tremendo toda e um ronco feio na garganta fiquei com medo dela morrer peguei em meus braços e nada dela voltar e os lábios dela ja tava ficando roxo foi quando ela voltou arespirar e começou a chorar e ñ conseguia falar nada e o corpo todo molinho e dizia q a cabecinha doia o médico passou o medicamento e só amelhorou depois q fez vômito ela ñ conseguir dormir direito todos os dias é uma tremedeira no corpo fico com medo dela voltar a dar isso ja foi duas vezes q aconteceu o que eu tenho q fazer me dar alguma orientação por favor .
  18. Minha esposa teve uma aneurisma a seis meses, e agora está roncando durante a noite com mais frequência, e algo que me tirou o sossego porque pesquisei e vinque pode ser risco. Se puder me dá uma dica agradexo
  19. Sempre que tenho algum sintoma venho buscar no Google. A uma hora atrás achei que estava infartando. Agora vejo que pode ser mesmo apneia. E horrível o que venho sentindo essas duas últimas noites, a sensação da alma saindo do corpo, (como se eu soubesse a sensação!) Enfim parece que você está deixando aqui, perdendo o controle, desmaiando, agora estou aqui comedo de fechar os olhos e não voltar. Obrigada pela ajuda abraço Diane Archanjo
  20. Ei fiz esses exames. Nesse momento em que estamos vivendo , eu tive medo de ir ao médico. Fiz o exame do aparelho no corpo e de noite ao dormir. Acordei com o meu próprio ronco agorinha. fiquei assustada e com MUITO medo. Devo ir de forma urgente ao médico?
    • Olá Celia, tudo bom? Obrigado por entrar em contato! O ronco durante o sono é um comportamento comum em muitas pessoas, caso ocorra com frequência pode indicar um sinal de alerta para problemas de saúde, como a apneia do sono. O tratamento ideal para eliminar o ronco durante o sono dependerá da causa diagnosticada pelo médico. Dependendo dos sintomas, o profissional de saúde solicitará um estudo do sono, conhecido como polissonagrafia, onde será possível detectar o tipo de distúrbio do sono e o grau que atingiu, para então escolher o melhor tratamento. Você também pode encontrar fisioterapeutas, que irão te indicar médicos parceiros para a realização do exame, além de tirar dúvidas a respeito. Caso possua dúvidas, permanecemos à disposição!
    • Olá Mauricio, como vai? O ronco durante o sono é um comportamento comum em muitas pessoas, caso ocorra com frequência pode indicar um sinal de alerta para problemas de saúde, como a apneia do sono. O tratamento ideal para eliminar o ronco durante o sono dependerá da causa diagnosticada pelo médico. Dependendo dos sintomas, o profissional de saúde solicitará um estudo do sono, conhecido como polissonagrafia, onde será possível detectar o tipo de distúrbio do sono e o grau que atingiu, para então escolher o melhor tratamento. Você também pode encontrar fisioterapeutas, que irão te indicar médicos parceiros para a realização do exame, além de tirar dúvidas a respeito. Caso possua dúvidas, permanecemos à disposição!
  21. Tudo bem? Então minha esposa passou nos últimos meses umas coisas parecidas por exemplo ela começa a meio que engolir saliva fica meio grog por um curto período e depois volta ao normal mas já aconteceu 3 vezes dela engasgar no meio do sono e nesse processo acabar mordendo a língua uma coisa que sempre percebi é que ela tem um sono muito pesado mesmo e de tarde ela sempre fica sonolenta nós fomos no neurologista mas nos exames dela não apontou nada estava tudo normal não sabemos mais qual médico procurar
    • Olá Jadeilson, como vai? Agradecemos por entrar em contato. Seria muito interessante que buscassem uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar um exame chamado Polissonografia, este é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono do paciente, através de sensores. Através deste mapeamento será possível identificar qual distúrbio do sono o paciente possui.
    • Olá Wagner, como vai? Agradecemos por entrar em contato. Seria muito interessante que buscasse uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar um exame chamado Polissonografia, este é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono do paciente, através de sensores. Através deste mapeamento será possível identificar qual distúrbio do sono o paciente possui e identificar a melhor opção para o tratamento.
    • Olá Antonio, como vai? Seria muito interessante que buscasse uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar um exame chamado Polissonografia, este é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono do paciente, através de sensores. Através deste mapeamento será possível identificar qual distúrbio do sono o paciente possui e identificar se o CPAP será a melhor opção para o tratamento. Permanecemos à disposição!
  22. Boa noite , desperto várias vezes durante a noite as vezes falta o ar e muito raro com a boca seca mas só desperta sem sono várias vezes a noite e mesmo assim questão de segunda consigo volta a dormi e assim a noite toda
    • Olá Andreia, como vai? Esses microdespertares é uma característica da Apneia do Sono não tratada. Nesse caso, seria interessante buscar uma Clínica do Sono para realizar o exame de Polissonografia que identifica vários distúrbios que podem estar ocorrendo durante o sono para poder tratar da melhor forma, afinal, a saúde começa com uma boa noite de sono. Qualquer dúvida, não deixe de nos contatar, ficamos à disposição 😀
  23. Boa noite. No meu caso, eu acabei de acordar aqui após ter feito xixi na cama. E além do mais eu estou roncando bastante, tenho muita dificuldade em e concentrar e dores cervical.
  24. Eu me chamo Naira e costumo ter um sono perturbado e com falta de ar a noite. Acordo fadigada as vezes sinto dor de cabeça! Fico com medo dessa falta de ar se tornar mais forte e eu morrer, mas eu já fiz tomografia do tórax e raio X mas não apresentou anormalidades. O que eu devo fazer para ter uma melhor noite de sono?
    • Olá Naira, tudo bem? Para identificar qual distúrbio do sono possui, é muito importante buscar uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonografia, este exame não é invasivo e mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono, através de sensores. Permanecemos á disposição!
  25. Ola ..Bom dia ..Meu marido ele ronca rapido ja quando dorme e agora ele está se afogando e tosse quando dorme ..Ele dorme acordado e ja Romca...
    • Olá Cristiane, tudo bem? É interessante investigar o que pode estar causando esta situação para poder tratar da melhor forma, um Otorrino ou uma clínica do sono podem lhe auxiliar. Você também pode buscar informações com fisioterapeutas, pneumologista e também com neurologista. Hoje é possível tratar o ronco, oferecendo mais disposição e qualidade de vida. Permanecemos à disposição!🥰
  26. Olá bom dia sou o Tito já tem uns dias que veiu tendo essas sensações de afogamento quando estou dormindo isso pode se os sintomas da apneia do sono trabalho a noite não consigo dormir nem 3 horas já acordou com a sensação de afogamento.
  27. Olá bom dia sou o Tito já tem uns dias que veiu tendo essas sensações de afogamento quando estou dormindo isso pode se os sintomas da apneia do sono trabalho a noite não consigo dormir nem 3 horas já acordou com a sensação de afogamento.
    • Olá Shayra, tudo bem? Para identificar qual distúrbio do sono possui, é muito importante buscar uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonografia, este exame não é invasivo e mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono, através de sensores. Permanecemos á disposição!😘
  28. Bom dia,preciso de ajuda,não consigo dormir,toda vez que fecho os olhos,perco o ar parece,pucho como se fosse o último ar e acordo meio sufocado,,eu estando sentado cochilando acontece tambem tusso quase sempre que aparece um catarro na garganta,,acordo sufocado,,oque fazer,,há estou tratando uma pangastrite não sei se tem alguma relação...pode ser apneia??
    • Olá Samuel, tudo bem? Depende bastante o que pode estar ocasionando este desconforto. Pode ser algo relacionado a sua respiração ou a digestão. A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Para maiores informações, permanecemos à disposição!😁
  29. Olá! Tenho ronco muito alto,as vezes paro e volto a roncar como alto novamente (relato de meu marido)muitas vezes consigo ouvir,pois acordo assustada.quando durmo tenho a sensação de estar acordada de não conseguir dormir ,mas me falam que dormi é ronquei muito,não entendo,pois pra mim tô acordada
    • Olá Claudia, como vai? Agradecemos por entrar em contato. O ronco presente pode estar relacionado a diversos fatores. Seria muito interessante que buscasse uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar um exame chamado Polissonografia, este é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono do paciente, através de sensores. Através deste mapeamento será possível identificar qual distúrbio do sono o paciente possui e identificar a melhor opção para o tratamento. Qualquer dúvida, permanecemos à disposição!😁
    • Olá Madalena, como vai? Agradecemos por entrar em contato. Acordar com dor de cabeça é um dos principais indícios da apneia do sono, que também tem como sintomas boca seca, sono excessivo, irritabilidade, falta de concentração e o ronco, que é o sintoma mais comum. A dor de cabeça ao acordar pode ser desencadeada pela privação do sono. Você precisa avaliar como está acordando. Se ainda tem dificuldades em ainda passar o dia bem, o mais aconselhado é se consultar com um médico especializado em medicina do sono para realizar uma polissonagrafia. Para mais informações, permanecemos à disposição!✨😊
  30. Tenho todos esses sintomas acordo durante a noite pq sinto q a respiração para perco o sono e acordo apavorada uma sensação ruim de morte q as vezes sinto medo de durmi e não acorda me sinto tao mal com tudo isso tenho apenas 26 anos .
  31. Olá após meu pai fazer a retirada da vesicula ele começou a ter falta de ar quando dormia .tinha muita tosse ele não conseguia ficar deitado porque dava falta de ar.e a pressão dele começou a subir de mais ocasionando um infarto .
    • Olá Nereu, como vai? A apneia do sono é um distúrbio caracterizado por breves e repetidas pausas na respiração enquanto se dorme, tendo o ronco como o sintoma mais comum. Entre os sintomas da apneia do sono estão a sonolência diurna, dores de cabeça matinais, boca seca, ronco, cansaço excessivo e mau humor. Caso você apresente um ou mais sintomas da apneia do sono, o ideal é que procure um médico do sono para realizar uma polissonografia, um exame que recolhe informações importantes para o diagnóstico da apneia do sono.
  32. Olá quando vou dormir, sem sequer ter ainda pegado, bem no sono eu paro de respirar, até salto da cama aflita,porque demora muito tempo o ar a voltar.
  33. Olá! Me falaram que eu ronco as vezes e durmo de boca aberta. Eu acordo as vezes durante a noite, mas volto a dormir rápido novamente. As vezes eu acordo com dor de cabeço e sinto muito sono durante o dia. Já senti falta de ar poucas vezes na horas em que eu estou dormindo. Mas o que mais me incomoda, é que se eu ficar parada sem fazer nada por alguns instantes, independente do horário, me dá muito sono.. dependendo onde eu estiver, eu consigo dormir muito rápido.
    • Olá Fernanda, como vai? Bom, esses sintomas que relatou são todos os sintomas muito semelhantes por quem sofre com a apneia obstrutiva do sono. Mas o mais importante é que possui tratamento 🙏 É muito importante que procure por um especialista, para que seja investigado mais a fundo, podendo ser otorrinolaringologista, neurologista, clínico geral ou um fisioterapeuta especializado em terapia do sono. Provavelmente, eles irão solicitar que seja realizado o exame da polissonagrafia, que é um estudo detalhado do sono. Dessa forma, com os resultados, o profissional de saúde irá recomendar o tratamento mais adequado para o seu caso clínica.
  34. Bom dia! Acordo com uma tosse que até irrita a garganta, também acordo sempre com barulho de ronco, cimo cochilo na hora do almoço perguntei para os meus colegas se estava roncando e a resposta foi não, ai me gravei dormindo, em nenhum momento ronquei, isso pode ser apneia.
  35. Olá Direto quando estou dormindo, começo ter pesadelos, minha respiraçao parece fica fraca, parece ter algo me sufocando, MH língua parece que vai enrolar. No meio do pesadelo , algo parece que me avisa que preciso acorda. As vezes acordar com a respiraçao fraca e a boca seca. Tem dias q fico com medo de dormir pra não sentir isso.
  36. Olá, fiz cirurgia de desvio de septo, adenóide e amigdalas a uns 5 anos, sinto que meu nariz está voltando com o desvio do mesmo lado que foi feita a cirurgia, sinto falta de ar durante o dia quando trabalho, as vezes preciso puxar a respiração que não é completa, será que a falta de ar tem a vez com o desvio ? Obrigado
    • Olá Diego, como vai? Esse sintoma pode estar relacionado a diversas causas e é sempre importante buscar acompanhamento médico para investigar. O indicado é que procure o auxílio de um profissional de saúde, podendo ser o mesmo profissional que indicou a cirurgia de desvio de septo para que solicite os exames necessários para uma melhor análise. 😊
  37. Boa noite, alguém poderia min explicar, toda vez que eu tô pra adormecer ou seja cair nu sono, acordo num tipo de susto e sem ar, daí quando acordo bem rápido o ar volta, oq pode ser???
    • Olá Cressio, como vai? A Arritmia cardíaca e falta de ar são reclamações comuns de quem sofre com a apneia do sono. O distúrbio do sono faz com que o coração se esforce mais no momento em que bombeia o sangue para o resto do corpo. A explicação disso está no fato de que a apneia do sono provoca paradas respiratórias, fazendo com que a pressão arterial e a frequência cardíaca aumentem, além dos vasos ficarem mais estreitos por conta da baixa oxigenação no sangue. Conforme os episódios da apneia vão ficando mais frequentes, mais é exigido do coração nos batimentos cardíacos. Para identificar qual distúrbio do sono possui, é muito importante buscar uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonografia, este exame não é invasivo e mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono, através de sensores. Permanecemos á disposição!
    • Olá, como vai? Não temos conhecimento de uma clinica para te indicar, mas possuímos duas lojas na região do DF que podem te auxiliar com suas dúvidas: https://www.cpaps.com.br/lojas
  38. Tenho uma filha de 7 anos que se enquadra em um desses casos ,e isso mim preocupa muito .o que eu faço como posso fazer um tratamento nela.
    • Olá Renata, como vai? Existem diferentes tipos de caso, dependendo de qual for, o tratamento pode ser realizado à base de medicamentos, como os corticoides nasais, ortodôntico ou cirúrgico. A cirurgia para amígdalas e adenoide pode ser uma cura definitiva para a doença. Em pacientes com problema na respiração nasal e oral, o tratamento acompanhando de um dentista e fonoaudiólogo pode ser essencial. É muito importante que o tratamento seja feito, a não realização do mesmo pode acabar afetando a qualidade do sono e vida da sua filha mais cedo ou mais tarde. Acompanhe a rotina, o dia e a noite dela para ficar a par de qualquer necessidade de tratamento, e caso perceba sintomas e haja a suspeita da doença, é necessário buscar ajuda para que a criança receba o suporte necessário!
    • Olá Paulo, como vai? Acordar com falta de ar é uma reclamação comum de quem sofre com a apneia do sono. Para identificar se possui algum distúrbio do sono, é muito importante buscar uma clínica ou profissional do sono, afim de realizar exames e verificar quais são os melhores tratamentos. Estamos à disposição!
  39. Eu ronco muito e só durmo de lado!! Tem uns 10 anos!! Tentei usar CPAP mas não me adaptei de forma nenhuma , já acordava sem ele… 😔Mas agora já estou ficando preocupada… faço tratamento para ansiedade!! Será grave?
    • Olá Aldara, como vai? Alterar a rotina do sono, nem de longe parece algo fácil, ainda mais quando se trata de dormir com um equipamento. A maioria das pessoas diagnosticadas com apneia do sono já apresentam aversão ao tratamento, sem nem ao menos dar a chance de conhecer ou tentar. A adaptação realmente não é fácil, demanda tempo, persistência e paciência. Muitos novos usuários acham que, por não conseguirem dormir à noite inteira com o CPAP, devem desistir, porque, afinal, não conseguiram se adaptar. Uma boa dica é estabelecer metas pra você mesmo, quanto mais você conhecer e testar os acessórios e usar o seu CPAP, maiores serão as chances de se adaptar ao tratamento da apneia do sono. Por isso, é necessário fazer um acompanhamento com especialista, dessa forma, seu tratamento tende a ser muito mais eficaz por mais tempo. Estamos à disposição!
    • Olá Kelly, como vai? O ideal é consultar um profissional médico e, caso necessário, algum especialista do sono, para identificar se possui algum distúrbio do sono ou se o problema pode estar atrelado a outro fator. Estamos à disposição!
  40. Não ronco enquanto durmo, mas as vezes do nada dou um ronco bem alto e feio que eu mesma acordo com o barulho. O que será isso ?
    • Olá Fabiana, como vai? O ronco ocasional pode ser causado por diversos fatores, como posição de dormir, congestão nasal, consumo de álcool ou até mesmo cansaço extremo. Se isso acontece esporadicamente, pode não ser motivo de preocupação. No entanto, se o problema persistir ou se você notar outros sintomas, como cansaço excessivo durante o dia, pode ser interessante consultar um médico especializado para uma avaliação mais detalhada, pois um especialista poderá verificar se há alguma condição subjacente, como apneia do sono, que possa estar causando esses episódios. Estamos à disposição!
    • Olá Daniele, como vai? Nesse caso, é importante procurar um médico ou um especialista em sono para uma avaliação adequada. Eles podem recomendar um estudo do sono (polissonografia) para diagnosticar a condição e sugerir o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de um dispositivo CPAP. Estamos à disposição!
  41. Não consigo dormir, pois tenho interrupções durante o meu sono, acordo rápido, acordo assustada, nervosa, coração acelerado, e não é uma ou duas vezes durante a noite, são várias vezes, as vezes eu tô caindo de sono meu corpo precisa descansar, mas a minha cabeça não deixa. O que pode ser?
    • Olá Stefanny, como vai? Lamento saber que você está passando por isso. Acordar várias vezes durante a noite com sintomas como coração acelerado e nervosismo pode ser muito perturbador. Existem várias possíveis causas para esses sintomas, como ansiedade ou estresse, distúrbios do sono, pesadelos ou terrores noturnos, problemas de saúde e efeitos colaterais de medicamentos. É muito importante procurar um profissional de saúde para uma avaliação mais detalhada. Eles podem ajudar a identificar a causa subjacente dos seus sintomas e sugerir tratamentos apropriados. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *