Blog CPAPS

Apneia do sono: 4 sintomas que podem indicar a doença

4 sintomas que podem indicar apneia do sono

Considerada como um distúrbio potencialmente grave, a apneia do sono está diretamente relacionada ao ronco. Existem, no entanto, outros fatores que podem ser indicadores do problema. Quer saber mais sobre os sintomas da apneia do sono? Continue lendo o post, aqui no Blog CPAPS, e descubra!

Apneia do sono: como acontece?

Caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias respiratórias, a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) ocorre quando os tecidos da faringe e a língua relaxam mais do que o normal. Como consequência, caem sobre a traqueia e limitam ou obstruem a passagem do ar. Nesse caso, o paciente para de respirar dezenas ou até mesmo centenas de vezes durante uma única noite de sono – essas pausas chegam a durar entre 10 segundos ou mais.

A ausência da respiração faz com que a oxigenação do sangue caia e o cérebro emita alertas capazes de despertar a pessoa por alguns segundos para que consiga voltar a respirar. Apesar de breves e, em muitos casos, sequer são percebidos pelo apneico, esses despertares fragmentam o sono e impedem que a pessoa atinja a todos os níveis de um sono saudável. Como efeito disso são gerados uma série de prejuízos para o organismo, como a sonolência diurna extrema, que impede o foco e concentração nas atividades diárias.

Ronco: sintoma revelador da apneia do sono

O primeiro sintoma que vem à mente quando falamos da apneia do sono é o ronco. Ele se caracteriza por meio do som alto emitido pelo paciente durante o sono.

Em quem tem apneia do sono, o distúrbio é muito característico: por várias vezes o paciente para de roncar por alguns instantes, mas depois volta com um som mais forte, acompanhado algumas vezes de tosse ou engasgos.

Se você deseja parar de roncar e se identifica com algum desses sintomas, a melhor forma é buscar o médico e um tratamento para a apneia do sono!

Noites mal dormidas causam mau humor

Quando uma pessoa sofre com a apneia do sono, sua qualidade de vida é interferida bruscamente. É comum sentir dificuldade de dormir e acordar se sentindo indisposto durante o dia, por exemplo. Como resultado, o desempenho no trabalho e nas atividades cotidianas diminui significativamente.

Além disso, durante o sono são liberados hormônios como o cortisol, que controla o estresse e mantém a estabilidade emocional. Dessa forma, como pacientes com apneia do sono têm a qualidade do sono afetada, o bem-estar é comprometido e o mau humor passa a ser um sintoma comum no dia a dia.

Boca seca ao acordar? Atenção à apneia do sono!

Você acorda com a boca seca? Fique atento porque esse pode ser um dos sintomas da apneia do sono. A maioria das pessoas que sofrem com a síndrome tende a dormir com a boca aberta – em decorrência do ronco – o que colabora com a dificuldade de respirar durante o sono.

Dor de cabeça matinal pode indicar apneia do sono

Outro sintoma muito comum entre os pacientes com apneia do sono é a dor de cabeça matinal. O distúrbio faz com que a respiração seja interrompida durante a noite, o que compromete a oxigenação do cérebro, caracterizando-se pelo desconforto ao despertar com as dores de cabeça. Esse sintoma pode ser mais frequente quando aliado a noites mal dormidas.

apneia-sono-dor-matinal

Polissonografia: o exame que detecta a apneia do sono

Conhecida como o exame do sono, a polissonografia é realizada por meio de sensores colocados sobre a pele durante uma noite de sono e é indicada para qualquer pessoa que apresente sintomas da apneia do sono. O fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, explica que esse procedimento monitora o registro das ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, além do movimento dos olhos e das pernas durante o estudo.

Depois, as informações coletadas são enviadas a aparelhos computadorizados, que permitem a organização dos dados e a análise do sono em tempo real. Assim, o médico do sono, a partir dos resultados observados, obtém o diagnóstico e poderá indicar o melhor tratamento.

Apneia do sono: como tratar?

Citamos neste post alguns dos sintomas mais comuns da apneia do sono. “Caso tenha se identificado com algum deles, é fundamental que realize a polissonografia para buscar o melhor tratamento. Apesar de existir várias opções, o método mais eficaz, considerado padrão-ouro, é o uso do CPAP”, esclarece Partata. Esse aparelho é responsável por fornecer fluxo de ar positivo constante ao paciente, o que ajuda a tornar a respiração mais natural e a eliminar quadros da apneia do sono.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores informações sobre apneia do sono. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

3 curiosidades que você precisa saber sobre apneia do sono

Apneia do sono e casamento: como o tratamento pode mudar sua vida e a de seu parceiro?

Apneia do sono tem cura?

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Apneia do sono: 4 sintomas que podem indicar a doença' 5 Comentários

  1. 5 de novembro de 2019 @ 15:49

    Jardel Miro Dantas de Souza

  2. 17 de maio de 2020 @ 00:24

    É certo que tenho a Apneia do sono, pois tenho todos os sintomas citados pelo Dr. Partata. E preciso tratar, não tenho mais sossego.

    • 19 de maio de 2020 @ 12:09

      Oi Daniel,

      Você deve realizar uma polissonografia para confirmar o diagnóstico para apneia do sono. Esse exame é fundamental para determinar o tipo de apneia. E se for feito com titulação para CPAP, é melhor ainda, pois você já tem uma indicação de máscara e a pressão recomendada para configurar um CPAP. Um bom diagnóstico é meio caminho andado para adaptar-se rapidamente ao tratamento e sentir o benefícios de noites reparadoras.

  3. 5 de junho de 2020 @ 13:51

    Tenho problemas de sono não consigo dormir tenho pesadelos falta de ar boca seca difusão erétil

    • 9 de junho de 2020 @ 23:44

      Olá Ademir, como vai?

      Esses são alguns sintomas da Apneia do Sono, para ter uma melhor qualidade de vida é de suma importância que procure uma Clínica do sono para que possa verificar se possui algum distúrbio e o trate da melhor forma.

      Muitos pacientes relatam uma mudança drástica após o uso do CPAP, vivendo com menos estresse e mais disposição!

      Qualquer dúvida, nos mantemos à disposição.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook