Blog CPAPS

Acordar com a boca seca: Saiba o que é e como resolver!

post-boca-seca-saiba-como-resolver
  • CPAPS
  • 5 de dezembro de 2019

Causas comuns da boca seca

Acordar com a boca seca, ou mesmo a garganta ressecada e ferida, lábios ressecados e a saliva grossa ou totalmente ausente podem ser sinais de que sua saúde necessita de atenção médica!

A causa mais comum do ressecamento na boca é a desidratação, e o problema pode ser facilmente resolvido com o aumento da ingestão de líquidos. Entretanto, se o problema persistir, a boca seca pode ser um sintoma de problemas físicos como:

  • Alterações hormonais, especialmente em mulheres na menopausa ou durante a gravidez.
  • Diabetes ou efeito colateral de remédios para o tratamento da doença.
  • Inflamações na tireoide.
  • Deficiência de vitamina A ou do completo B.
  • Doenças autoimunes.
  • Problemas respiratórios.
  • Apneia do sono.

Como tratar a boca secabebe-agua-e-hidratacao

O primeiro passo para tratar o ressecamento na boca é procurar um médico clínico geral, que fará uma série de perguntas sobre a saúde e hábitos de vida e alimentares do paciente a fim de determinar a causa da boca seca e o melhor tratamento.

Um exame de sangue pode ser solicitado para verificar a necessidade da suplementação de vitaminas e medir os níveis hormonais.

As gestantes que se queixam de acordar com a boca seca são orientadas a beber um litro de água a mais que o habitual por dia durante a gravidez. Isso porque, para produzir a placenta e o líquido amniótico, o organismo necessita de mais água e uma alimentação saudável.

Reduzir a ingestão de alimentos ricos em açúcar e deixar de fumar também são formas de controlar o ressecamento na boca. Se necessário, um nutricionista deve ser recomendado. Mas, se julgar necessário, o clínico geral pode encaminhar o paciente a um otorrinolaringologista ou ortodontista.

Problemas respiratórios e anatômicos podem te fazer acordar com a boca seca!

desvio-de-septo

A respiração fisiológica do ser humano é feita exclusivamente pelo nariz, pois ele é o responsável por filtrar o ar que inspiramos, reduzindo infecções respiratórias como sinusite e gripe.

Quando a respiração pelo nariz é impedida parcial ou totalmente por problemas nas vias respiratórias ou posturais, temos a Síndrome do Respirador Bucal, que, além de ressecamento na boca, pode causar alterações na anatomia da língua e do rosto, deixando-o mais fino e alongado.

Além da boca seca, tosse e mau hálito, é possível identificar um respirador bucal pelos lábios constantemente afastados em momento de repouso e ressecados. Nas crianças, as amígdalas e adenoides grandes são os principais vilões da respiração nasal.

Já nos adultos, o desvio de septo, rinites e congestões nasais também são causas frequentes da boca seca. Nesses casos, o tratamento com o otorrino é fundamental para deixar de acordar com a boca seca.

Acordar com a boca seca pode ser um grande sinal da Apneia do Sono!

apneia-do-sono-cpaps.com.br

Além do ronco, o ressecamento na boca é outro grande sintoma da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS).

Portadores de AOS normalmente têm um relaxamento excessivo da língua e musculatura da mandíbula durante o sono, provocando um desabamento dessas estruturas por sobre a traqueia, literalmente obstruindo total ou parcialmente a passagem do ar.

Esse relaxamento traz toda a mandíbula para trás, fazendo com que a pessoa durma de boca aberta, o que a faz acordar com a boca seca todos os dias, além dos demais sintomas da síndrome, como cansaço extremo, dores de cabeça, problemas de concentração e sonolência diurna.

A Apneia Obstrutiva do Sono é uma síndrome caracterizada pela obstrução total ou parcial das vias respiratórias superiores por períodos de, no mínimo 10 segundos, que se repetem diversas vezes durante o sono.

Essas paradas respiratórias, totais ou parciais, são conhecidas como Eventos Respiratórios e causam diversos micro-despertares, fragmentando o sono e impedindo que a pessoa atinja a todos os estágios necessários para um sono restaurador.

Esses despertares ocorrem porque, ao detectar a queda do nível de oxigênio no sangue, o cérebro envia um impulso de adrenalina ao coração, fazendo com que a pessoa acorde para respirar. Essa primeira respiração após um quadro de apneia é forte e intensa, causando o ruído conhecido como ronco.

A baixa saturação sanguínea decorrente dos Eventos Respiratórios e os micro-despertares podem levar a dores de cabeça diurnas, irritabilidade, problemas de memória e AVC. Os muitos impulsos de adrenalina causam a sobrecarga do coração, provocando hipertensão e podendo levar ao infarto.

Por isso, se você sente ressecamento na boca ao acordar, procure um médico clínico geral e, descartados outros possíveis motivos para acordar com a boca seca, peça ao seu médico para solicitar a Polissonografia. Esse exame, feito em uma clínica ou hospital, é capaz de detectar a Apneia do Sono ou outros transtornos que podem prejudicar a qualidade do seu sono.

Se a causa da boca seca for a Apneia do Sono, o tratamento mais indicado, menos evasivo e mais eficiente é o uso de um aparelho CPAP ou BiPAP. Esse aparelho, aliado a um sistema e tubo e máscara, envia um fluxo de ar constante às vias respiratórias, mantendo-as sempre desobstruídas. O fluxo constante, além de promover a oxigenação adequada e evitar os micro-despertares, também ajuda a manter a boca fechada durante o sono, evitando o ressecamento na boca.

Para os casos mais intensos da síndrome, uma Queixeira pode ser indicada. Essa tira de neoprene macio mantém a boca fechada para que o fluxo de ar possa ser corretamente enviado para as narinas, consequentemente evita o o ressecamento e tratando com sucesso a Apneia do Sono.

A Queixeira também pode ser indicada para pessoas que não sofrem obstrução das vias respiratórias ou obstruções nasais, mas respiram pela boca por motivos variados como ansiedade ou má postura da mandíbula e pescoço.

Se você costuma acordar com a boca seca, procure um médico o quanto antes!

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Acordar com a boca seca: Saiba o que é e como resolver!' 6 Comentários

  1. 8 de dezembro de 2019 @ 20:23

    ótimo artigo, me ajudou a intender a apenea do sono e o uso do cpap;

    • 11 de dezembro de 2019 @ 08:42

      Bom dia Gilbert! Ficamos felizes em saber que o artigo foi esclarecedor.
      Se precisar de maiores informações sobre a Apneia do Sono ou a terapia com o CPAP, mande uma mensagem para o nosso whatsapp (27) 995024226 e converse com um consultor online!
      Tenha um excelente dia!

  2. 20 de dezembro de 2019 @ 20:39

    Ola tudo bem…sou usuaria do cpap e estou com uma duvida…o ar que respiro esta muito quente e contatei que a agua do recipientefica quente demais…moro em Boston e como estamos em um termpo de muito frio o heater fica mais quente dentro de casa.O que fazer….

    • 30 de dezembro de 2019 @ 10:31

      Bom dia Cleir! Tudo bem?
      A senhora pode diminuir o nível de umidificação. Mande uma mensagem para o nosso whatsapp de pós-venda para que possamos ajudá-la: (27) 997042306.

  3. 2 de maio de 2020 @ 10:06

    Eu uso cpap e uso com o umidificador no 5 e ainda assim acordo com dor na garganta e seca. O que eu faço ? obg

    • 4 de maio de 2020 @ 16:52

      Oi Nelson,

      Nesse caso, você precisa verificar se a troca dos filtros do CPAP e a higienização da máscara, tubo de ar e reservatório de água está sendo feita de maneira correta e com a frequência recomendada. Quando esses itens não estão perfeitamente limpos você pode ter ressecamento por contaminação pelos germes e bactérias que se instalam no interior do CPAP e nos componentes da terapia. Faça uma limpeza caprichada e a manutenção necessária. Confira esse post https://www.cpaps.com.br/blog/higienizar-cpap/ e deixe-nos saber se te ajudou!

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook