Iniciar o ano focando em cuidar melhor da saúde é uma das metas mais consideradas em novas checklists. E, para quem sofre com distúrbios respiratórios, um dos principais objetivos é renovar os cuidados com este pilar específico da saúde. Afinal, cuidar da saúde respiratória significa aprimorar a qualidade de vida de cerca de 25% da população mundial que sofre com este tipo de distúrbio, conforme indicam dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mas como é possível renovar estes cuidados com foco em aprimorar a qualidade de vida? No conteúdo de hoje, você conhece dicas com quem é especialista em cuidar – de você e da sua saúde: a CPAPS. Boa leitura!
Veja também – Qualidade de vida é uma prioridade para os jovens
Por que ter cuidado com a saúde respiratória?
Se dedicar aos cuidados com a saúde respiratória significa adotar hábitos diários para amenizar os sintomas de doenças respiratórias – para quem já sofre com elas – ou evitá-las. Assim, ao incluir essas práticas na rotina, é possível aprimorar a qualidade de vida, o bem-estar e contribuir para uma vida longa e saudável.
Contudo, antes precisamos conhecer as doenças respiratórias que mais costumam afetar a saúde respiratória da população. Entre as mais conhecidas estão os resfriados mais comuns e, claro, as síndromes respiratórias mais perigosas, como a pneumonia e a doença pulmonar obstrutiva crônica.
Como cuidar da saúde respiratória
Cuidar da saúde respiratória não aprimora apenas a qualidade de vida, como também se dedica a contribuir para a melhora da qualidade do sono. Um dos distúrbios que podem ser amenizados devido aos hábitos adotados é a apneia do sono, que consiste em diversas pausas durante o sono provocadas pelo bloqueio das vias aéreas.
Portanto, para evitar o desenvolvimento e o agravamento de diversos distúrbios – respiratórios, do sono, cardiovasculares e outros –, conheça 10 dicas para renovar sua saúde respiratória neste novo ano com a CPAPS!
Atente-se ao uso do ar condicionado
Especialmente devido ao ano iniciar com altas temperaturas graças ao verão, o ar condicionado é um dos aparelhos mais utilizados nas residências brasileiras. Apesar de refrescarem a sensação térmica no calor intenso, esses equipamentos diminuem – e muito – a umidade do ar, o que provoca o ressecamento das vias aéreas.
Logo, para evitar que ele se torne um grande vilão da sua saúde respiratória, lembre-se de fazer a manutenção do seu ar condicionado regularmente. Afinal, enquanto refresca o seu calor, ele absorve toda a sujeira no cômodo em que está instalado – e, consequentemente, pode acumular fungos, bactérias e ácaros que geram distúrbios respiratórios.
Deixe sua casa sempre arejada
Ao longo de todo o ano, manter a casa sempre arejada é essencial para circular o ar, mantendo fungos e bactérias longe do seu sistema respiratório. Mesmo durante as estações com temperaturas mais amenas, como o outono e o inverno, lembre-se de manter suas janelas abertas para a manutenção dos seus ambientes.
Realize seus check-ups
Nada melhor do que começar o ano com a saúde em dia e lá no alto! Para isso, que tal se consultar com seus médicos especialistas e realizar seus exames de acompanhamento regulares? Assim, você tem um panorama melhor de como está sua saúde, quais hábitos saudáveis podem ser adotados ao longo do ano para aprimorar alguns pilares da saúde e, ainda, prevenir o desenvolvimento de doenças.
+ Leia mais: Cuidado: germes e bactérias podem contaminar seu CPAP e máscara
Atualize sua carteira de vacinação
Junto aos exames regulares que você pode realizar no começo do ano, por que não aproveitar e já atualizar sua carteira de vacinação? Conferir quais são as vacinas atrasadas, se atentar às datas que estão se aproximando para a renovação da imunização e conhecer as campanhas que vão iniciar no novo ano são cuidados essenciais para cuidar da sua saúde – e a do próximo também!
Evite o excesso
Evitar o consumo excessivo de alguns itens é essencial para cuidar da sua saúde respiratória. Entre os cuidados que você pode adotar neste novo ano, um deles é combater o tabagismo, que é fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, como o câncer e as síndromes cardiovasculares. Além disso, o consumo excessivo de tabaco é um grande vilão para a sua saúde respiratória, por isso, evitá-lo é primordial para impedir o surgimento de novos distúrbios.
Umidifique os ambientes da sua casa
Alguns períodos do ano são caracterizados por tempos mais secos, que afetam a sua saúde respiratória. Por isso, lembre-se de sempre umidificar os ambientes da sua casa, para evitar que sua saúde seja afetada ao longo dos doze meses do ano. Busque por umidificadores para otimizar esta prática ou mantenha bacias de água nos cômodos da sua casa para contribuir com a umidificação dos espaços.
+ Leia mais: 5 coisas incríveis que o seu cérebro faz durante seu sono
Respirar pela boca? Nem pensar!
A respiração pela boca não é uma prática recomendada pelos especialistas por um simples motivo: ela não filtra, aquece ou umidifica o ar que entra para as suas vias respiratórias. Logo, a respiração pela boca não deve ser incentivada, ao contrário da respiração nasal.
Sabe os pelos que encontramos nas narinas? Eles são responsáveis por filtrar, umidificar e aquecer o ar que inspiramos e levamos para o pulmão.
Inclua práticas físicas em sua rotina diária
Não é possível cuidar da saúde sem praticar exercícios físicos – afinal, o corpo foi feito para estar em movimento constante. Por isso, busque fortalecer seus músculos com atividades regulares de, aproximadamente, meia hora por dia. Prefira exercícios que podem ser realizados ao ar livre e lembre-se de aprimorar sua prática aos poucos.
Adote uma alimentação adequada e equilibrada
Alinhada a tudo o que falamos acima, a alimentação precisa ser muito bem cuidada para evitar os consumos excessivos. Assim, você fortalece seus sistemas internos, especialmente o imunológico, e contribui para a musculatura do seu físico, evitando o desenvolvimento de doenças.
+ Leia mais: Refluxo e apneia do sono: qual é a relação?
Acima de tudo, hidrate-se!
Nenhuma dica é mais ou menos importante que a outra. Apesar disso, a hidratação precisa estar sempre em dia – e com o consumo de água!
Este é o líquido mais importante para o corpo humano porque torna as mucosas mais úmidas e ajudam a tornar as secreções mais líquidas. Com isso, elas são eliminadas com maior facilidade, eliminando corpos estranhos – como vírus e bactérias – do organismo humano.
Conte com a CPAPS!
Agora que você já conhece dicas para cuidar da sua saúde respiratória neste novo ano, o que acha de descobrir mais maneiras de cuidar da sua qualidade de vida com a CPAPS?
Em nosso blog, você tem acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes para melhorar sua saúde por completo. Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!
Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
Como o álcool aumenta o ronco? Entenda essa relação
Poluição de carros aumenta problemas respiratórios
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS).
- Guia de Verão: dicas para aproveitar a estação com mais saúde em 2025 - 16 de janeiro de 2025
- Qual é o exame para descobrir a apneia do sono? - 14 de janeiro de 2025
- 6 dicas para melhorar sua terapia com CPAP em 2025 - 10 de janeiro de 2025