Como o psicólogo pode ajudar na saúde do sono?

Você sabia que um acompanhamento psicológico é fundamental para o tratamento de distúrbios do sono? Isso por que o psicólogo pode, por exemplo, te ajudar a tratar a insônia e, dessa forma, a dormir melhor. Confira mais detalhes!

Você sabia que um acompanhamento psicológico é fundamental para o tratamento de distúrbios do sono? Isso por que o psicólogo pode, por exemplo, te ajudar a tratar a insônia e, dessa forma, a dormir melhor. Em homenagem ao Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, nós, do blog da CPAPS, preparamos um post especial para explicar como esse profissional pode te ajudar a manter a qualidade do sono

Veja também! Pandemia aumentou o número de pessoas com distúrbios do sono

Como a psicologia pode ajudar na conquista de um sono melhor?

O sono possui uma função importante para a saúde, tanto física, quanto mental, já que ele permite não só a restauração e recuperação energética do corpo, mas também melhora o humor e o aprendizado. É por isso que uma boa noite de sono é fundamental. Pessoas que sofrem de insônia e apneia, têm a qualidade do sono comprometida. Nesse sentido, além do uso do CPAP para distúrbios do sono, o acompanhamento psicológico complementa o tratamento.

O suporte de um psicólogo especializado em distúrbios do sono é indispensável para tratá-los. Em primeiro lugar, o profissional vai ajudar o paciente a descobrir o que tem causado a insônia, por exemplo, e só então, junto a ele, procurar uma solução. Além disso, pesquisas apontam que procurar ajuda psicológica é mais eficiente do que tomar pílulas para dormir como forma de tratamento para insônia.

Sono e ansiedade: entenda a relação

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) realizou uma pesquisa sobre os problemas de saúde mental na pandemia. Os resultados apontam que os casos de ansiedade e estresse em brasileiros aumentaram 80%. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que isso está associado à dificuldade de adaptação, que aumenta os níveis de estresse e contribui para o desenvolvimento da ansiedade, que afeta diretamente o sono.

Nesse caso, o acompanhamento psicológico também é de grande ajuda, já que os psicólogos são licenciados para tratar ansiedade e depressão. Para te ajudar a dormir melhor, procure ajuda psicológica e faça as sessões de terapia indicadas pelo profissional, além de praticar exercícios de respiração. “Uma dica importante e fácil de para ajudar a dormir, é focar na respiração. Inspire o ar pelo nariz contando devagar até quatro, depois segure-o nos pulmões por mais quatro segundos e, depois, expire lentamente pela boca também por quatro segundos”, aconselha Partata.

 

Conheça a CPAPS

Aqui, no blog da CPAPS, você encontra os melhores conteúdos para cuidar da sua saúde sono. Confira outros conteúdos que podem te interessar:

Sono na quarentena: veja como dormir melhor

O que é mindfulness e como pode ajudar a dormir melhor

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *