Blog CPAPS

CPAP: adapte seu tratamento ao inverno

CPAP-INVERNO

Com a chegada do inverno, a incidência de problemas respiratórios, como gripe e resfriado, tendem a aumentar, e doenças como rinite e sinusite tornam-se mais frequentes. É comum também que, neste período do ano, as pessoas que fazem tratamento com CPAP sintam certo desconforto com o ressecamento do nariz. Pensando nisso, nós, da CPAPS, preparamos um conteúdo com 4 dicas de como adaptar seu tratamento para apneia do sono no inverno e evitar qualquer incômodo que possa surgir. Confira.

Veja também! Gripes e resfriados: vença os vilões do inverno 

Por que os sintomas da apneia do sono se agravam no inverno?

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou uma pesquisa para explicar a relação entre o inverno e a apneia do sono. Após analisar 7.500 apneicos em um período de 10 anos, constatou-se que, durante os meses de inverno, os casos de apneia do sono aumentavam em 34%, enquanto no verão caíam para 28%. Segundo os pesquisadores, o agravamento da apneia do sono nos dias de inverno acontece devido aos problemas nas vias aéreas, como congestões nasais e alergias – comuns nessa época do ano.

Separamos, abaixo, 4 dicas para melhorar seu tratamento com CPAP durante o inverno. Acompanhe:

  1. Utilize o umidificador no CPAP a seu favor

Durante o inverno, o melhor a se fazer para garantir todo o conforto no tratamento com CPAP é contar com a ajuda de um umidificador. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que esse equipamento pode melhorar muito sua terapia nos dias mais frios, já que como nessa época o ar fica mais seco, você pode acabar sofrendo com o ressecamento do nariz ou da garganta.

“O dispositivo é responsável por adicionar umidade ao fluxo de ar do CPAP, o que evita o ressecamento. Em nossa loja online, é possível adquirir o umidificador separadamente para acoplar em seu CPAP ou já comprar um CPAP com umidificador”, ressalta.

O umidificador deve ser ajustado de acordo com a pressão de tratamento e a temperatura do ambiente. Isso significa que se você já usa um desses aparelhos, não se esqueça de regulá-lo! Caso utilize o umidificador no modo automático, nossa dica é que você passe para o modo manual, assim pode alternar os níveis de acordo com a necessidade de cada noite.

  1. Higienize e troque os acessórios do CPAP

Tenha cuidado redobrado com os acessórios do seu CPAP durante o inverno, principalmente com o umidificador. Como neste período, é comum que ele precise ser ajustado em um nível mais elevado, os acessórios podem ficar mais úmidos devido à condensação dentro do tubo, o que aumenta a proliferação de bactérias. Para evitar a condensação – e ainda promover um contato mais suave do tubo com a pele – é aconselhável utilizar uma capa protetora.

“Para evitar o agravamento dos quadros alérgicos e as complicações na recuperação de uma gripe ou resfriado, é de suma importância realizar a limpeza do tubo diariamente com água e detergente neutro e deixar secar por completo em cima de uma toalha limpa”, aconselha Partata.

Outros acessórios também precisam de trocas regularmente, como é o caso dos filtros. Durante o inverno, com o aumento do risco de problemas respiratórios e alergias, o cuidado deve ser reforçado. Troque o filtro do seu CPAP a cada 20 ou 30 dias e fique livre dos problemas respiratórios.

 

 

  1. Aposte em máscaras faciais para CPAP

O clima frio desencadeia viroses que causam a congestão nasal, o que dificulta a respiração somente pelo nariz, com isso há grande probabilidade da respiração também ocorrer pela boca durante o sono.

Se você utilizar o CPAP com máscara nasal e abrir a boca durante o sono, parte do ar que entra pelas narinas escapará por ela, causando vazamento, o que influencia na eficácia da terapia, além de trazer ressecamento e desconforto.

Sendo assim, a melhor opção para os dias mais frios ou quando se está com congestão nasal é utilizar a máscara facial. Ela abrange o nariz e a boca, permitindo a respiração por qualquer um deles, sem prejudicar ou influenciar no tratamento.

Uma outra alternativa, caso durante o sono haja a respiração bucal, é o uso de queixeiras. Elas auxiliam no apoio da mandíbula, concentrando a respiração somente pelas narinas.

  1. Use traqueia aquecida no umidificador com CPAP

A traqueia ou tubo aquecido é um acessório projetado para ser utilizado exclusivamente com aparelhos que dispõem dessa tecnologia, pois completam a eficácia da umidificação. Esse equipamento conta com bobinas de cobre ao redor de toda a sua extensão, conectadas ao sensor de um dos encaixes, que possibilita o controle dos níveis de umidade e temperatura constante e confortável durante o tratamento da apneia do sono, evitando condensação dentro do tubo (liquefação).

Na loja online da CPAPS, você encontra as melhores opções de traqueia aquecida para utilizar no umidificador e garantir uma noite de sono mais tranquila. O Tubo Aquecido ClimateLine para CPAP S9 com o Umidificador H5i, da ResMed, pode ser configurado para funcionar na opção Climate Control Auto. “Basta selecionar a temperatura do ar  que deseja receber – entre 16 e 30°C – que, automaticamente, a traqueia ajusta as configurações do umidificador para manter um nível de umidade constante e confortável de 80%, enquanto protege contra o acúmulo de água no tubo (liquefação)”, finaliza o especialista da CPAPS.

Conheça a CPAPS!

Em nossa loja online, CPAPS.com.br, você encontra tudo que precisa para seu tratamento da apneia do sono. Caso tenha alguma dúvida, conte com o suporte de um de nossos especialistas, via Chat Online ou por telefone, nos números 4007-2922 e 0800 601 9922. E, aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Máscara para CPAP escapando do rosto: o que fazer?

CPAP fixo ou automático: entenda as diferenças

CPAP com umidificador: veja as opções e os benefícios

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

 

 

 

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook