CPAP: adapte seu tratamento ao inverno

Com a chegada do inverno, a incidência de problemas respiratórios, como gripe e resfriado, tendem a aumentar, e doenças como rinite e sinusite tornam-se mais frequentes. É comum também que, neste período do ano, as pessoas que fazem tratamento com CPAP sintam certo desconforto com o ressecamento do nariz. Pensando nisso, a CPAPS preparou um conteúdo com 4 dicas de como adaptar seu tratamento para apneia do sono no inverno e evitar qualquer incômodo que possa surgir. Boa leitura! 

Leia também: Gripes e resfriados: vença os vilões do inverno 

Por que os sintomas da apneia do sono se agravam no inverno?

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou uma pesquisa para explicar a relação entre o inverno e a apneia do sono. Após analisar 7.500 apneicos em um período de 10 anos, constatou-se que, durante os meses de inverno, os casos de apneia do sono aumentavam em 34%, enquanto no verão caíam para 28%. Segundo os pesquisadores, o agravamento da apneia do sono nos dias de inverno acontece devido aos problemas nas vias aéreas, como congestões nasais e alergias – comuns nessa época do ano.

Separamos, abaixo, 4 dicas para melhorar seu tratamento com CPAP durante o inverno. Acompanhe:

  • Utilize o umidificador no CPAP a seu favor

Durante o inverno, o melhor a se fazer para garantir todo o conforto no tratamento com CPAP é contar com a ajuda de um umidificador. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que esse equipamento pode melhorar muito sua terapia nos dias mais frios, já que como nessa época o ar fica mais seco, você pode acabar sofrendo com o ressecamento do nariz ou da garganta.

“O dispositivo é responsável por adicionar umidade ao fluxo de ar do CPAP, o que evita o ressecamento. Em nossa loja online, é possível adquirir o umidificador separadamente para acoplar em seu CPAP ou já comprar um CPAP com umidificador”, ressalta.

O umidificador deve ser ajustado de acordo com a pressão de tratamento e a temperatura do ambiente. Isso significa que se você já usa um desses aparelhos, não se esqueça de regulá-lo! Caso utilize o umidificador no modo automático, nossa dica é que você passe para o modo manual, assim pode alternar os níveis de acordo com a necessidade de cada noite.

  • Higienize e troque os acessórios do CPAP

Tenha cuidado redobrado com os acessórios do seu CPAP durante o inverno, principalmente com o umidificador. Como neste período, é comum que ele precise ser ajustado em um nível mais elevado, os acessórios podem ficar mais úmidos devido à condensação dentro do tubo, o que aumenta a proliferação de bactérias. Para evitar a condensação – e ainda promover um contato mais suave do tubo com a pele – é aconselhável utilizar uma capa protetora.

“Para evitar o agravamento dos quadros alérgicos e as complicações na recuperação de uma gripe ou resfriado, é de suma importância realizar a limpeza do tubo diariamente com água e detergente neutro e deixar secar por completo em cima de uma toalha limpa”, aconselha Partata.

Outros acessórios também precisam de trocas regularmente, como é o caso dos filtros. Durante o inverno, com o aumento do risco de problemas respiratórios e alergias, o cuidado deve ser reforçado. Troque o filtro do seu CPAP a cada 20 ou 30 dias e fique livre dos problemas respiratórios.

  •  Aposte em máscaras faciais para CPAP

O clima frio desencadeia viroses que causam a congestão nasal, o que dificulta a respiração somente pelo nariz, com isso há grande probabilidade da respiração também ocorrer pela boca durante o sono.

Se você utilizar o CPAP com máscara nasal e abrir a boca durante o sono, parte do ar que entra pelas narinas escapará por ela, causando vazamento, o que influencia na eficácia da terapia, além de trazer ressecamento e desconforto.

Sendo assim, a melhor opção para os dias mais frios ou quando se está com congestão nasal é utilizar a máscara facial. Ela abrange o nariz e a boca, permitindo a respiração por qualquer um deles, sem prejudicar ou influenciar no tratamento.

Uma outra alternativa, caso durante o sono haja a respiração bucal, é o uso de queixeiras. Elas auxiliam no apoio da mandíbula, concentrando a respiração somente pelas narinas.

  • Use traqueia aquecida no umidificador com CPAP

A traqueia ou tubo aquecido é um acessório projetado para ser utilizado exclusivamente com aparelhos que dispõem dessa tecnologia, pois completam a eficácia da umidificação. Esse equipamento conta com bobinas de cobre ao redor de toda a sua extensão, conectadas ao sensor de um dos encaixes, que possibilita o controle dos níveis de umidade e temperatura constante e confortável durante o tratamento da apneia do sono, evitando condensação dentro do tubo (liquefação).

Na loja online da CPAPS, você encontra as melhores opções de traqueia aquecida para utilizar no umidificador e garantir uma noite de sono mais tranquila. A Traqueia aquecida ClimateLine Air p/ CPAP AirSense 10 – ResMed com o CPAP AirSense 10 com Umidificador – ResMed, pode ser configurado para funcionar na opção Climate Control Auto. “Basta selecionar a temperatura do ar  que deseja receber – entre 16 e 30°C – que, automaticamente, a traqueia ajusta as configurações do umidificador para manter um nível de umidade constante e confortável de 80%, enquanto protege contra o acúmulo de água no tubo (liquefação)”, finaliza o especialista da CPAPS.

Conheça a CPAPS!

Em nossa loja online, CPAPS.com.br, você encontra tudo que precisa para seu tratamento da apneia do sono. Caso tenha alguma dúvida, conte com o suporte de um de nossos especialistas, via Chat Online, pelo WhatsApp, ou no 0800 601 9922. E, aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem.

Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!

Máscara para CPAP escapando do rosto: o que fazer?

CPAP fixo ou automático: entenda as diferenças

CPAP com umidificador: veja as opções e os benefícios

Fontes: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

 Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

 

Compartilhe esse conteúdo

5 comentários

  1. Estou tendo maior problemão com traqueia cheia d agua. As vezes acordo a noite com agua no nariz. Já tive pneumonia por isso. Tenho rinite e agora estou com gripe forte. Uso o aparelho há 6 anos, porém estou cansada de tantos problemas.
    Para secar deixo a traqueia pendurada num varal dentro de casa, e ainda assim qdo vou pegar têm gotículas de agua no tubo. Aí fico chacoalhando para escorrer. Gostaria de saber como secar isso sem tanta trabalheira.
    Por favor oriente me.
    Obgda!

    • Olá Helena, como vai? Agradecemos por entrar em contato. O que está ocorrendo é uma condensação de água no tubo, que é ocasionando quando há uma diferença da temperatura pelo ar do ambiente e o fluxo gerado pelo CPAP. Peço que realize os seguintes procedimentos. Caso o seu ambiente possua ar condicionado, indico aumentar a temperatura do mesmo, quanto mais gelado o ar de fora, mais condensação poderá ocorrer. Deixe o CPAP o mais próximo do chão, se possível deixá-lo no chão, assim a condensação da água retornará para o umidificador e não irá gerar esse barulho. Caso permaneça, ou não se sinta confortável em utilizar o CPAP no chão, a utilização de um tubo aquecido resolverá a situação. Para realizar a secagem do tubo, o indicado é que fique longe da luz solar, e antes de utiliza-lo na terapia respiratória. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento no 0800 601 9922 e converse com um de nossos especialistas! Até logo!!

  2. Bom dia, é normal a água do cpap esquentar? e pq as vezes ficam muitos noites sem m esquentar? E derrepente começa esquentar como tivesse fervendo, meu ten menos de 1 ano, e comprei novo

  3. Gostaria de saber porque eu fico com ardência nas vias respiratória, quando uso o Cpap ,faz poucos dias que estou usando, meu Nariz fica num gelo terrível, gostaria de saber qual é a temperatura certa da água , gostaria de uma explicação. Obrigada

    • Olá Rosa, como vai? Entre os efeitos colaterais mais comuns do uso do CPAP estão: o ressecamento, a coriza, a ardência e a congestão nasal, que são causadas pelo fluxo de ar que passa continuamente no trato respiratório do paciente. Na respiração natural, o ar inspirado pelas narinas é umedecido e aquecido antes de chegar às vias aéreas. Porém, durante o uso do CPAP, não há tempo suficiente para que esse processo seja feito, devido ao fluxo de ar que é enviado continuamente. Uma solução é utilizar o umidificador, que já vem embutido em alguns modelos, mas também pode ser adquirido separadamente em nossa loja online e, quanto ao nível de umidade é particular para cada usuário. Para mais informações, entre em contato com nossa central de atendimentos, pelo telefone 0800 601 9922.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *