Insônia: conheça as causas e o tratamento

Ao fim de um longo dia é chegada a hora de dormir e relaxar o corpo e a mente para acordar revigorado na manhã seguinte. Certo? Não para quem sofre de insônia. Nestes casos, mesmo estando muito cansadas, as pessoas que têm este distúrbio do sono não conseguem dormir.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% da população mundial sofre com algum distúrbio que compromete o sono e impede que a pessoa consiga dormir ao longo de uma noite inteira Os mais comuns são a insônia, ronco e apneia do sono.

A insônia é mais comum entre as mulheres, especialmente depois da menopausa, e em idosos, mas pode acometer também os homens e pessoas de todas as idades. Conheça as principais causas e os tratamentos indicados para lidar com esse problema.

insônia-causas-e-tratamento

O que pode causar insônia?

A dificuldade em dormir pode ser causada por diversos fatores, internos ou externos. Estresse, ambiente barulhento, efeitos colaterais de medicamentos, soneca excessiva durante o dia, horários de dormir e acordar irregulares e históricos de depressão são apenas alguns deles.

Os sintomas mais comuns da insônia são a dificuldade para adormecer à noite, despertar noturno ou muito cedo e dores de cabeça. Porém, a falta de uma boa noite de sono traz consequências que vão além do cansaço físico. Falta de atenção, problemas gastrointestinais, baixo desempenho no trabalho e nos estudos, reflexo mais lento, excesso de peso, irritabilidade, aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes são alguns dos efeitos da insônia.

Qual é o tratamento mais indicado?

O tratamento mais adequado para os distúrbios do sono deve ser indicado por profissionais capacitados como neurologistas, psiquiatras e especialistas em medicina do sono, que poderão identificar o que é ideal para cada paciente.

Algumas dicas simples podem ajudar. Tenha um horário certo para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana, e evite ver televisão na cama por conta da claridade. Se você acordar no meio da noite, não fique na cama esperando que o sono volte. Levante e faça alguma atividade relaxante, como tomar um copo de leite morno ou um chá, e retorne para a cama quando estiver novamente com sono.

Não tome bebidas estimulantes, como café, refrigerante de cola e chás que possuam cafeína, e nem bebidas alcoólicas antes de dormir. Evite praticar atividades físicas próximo da hora de deitar para que o seu organismo não libere adrenalina, que é um hormônio estimulante. Outra dica superimportante é não utilizar o celular e o computador por pelo menos uma hora antes de dormir.

Faça do seu quarto um ambiente aconchegante para estimular seu sono e conte com a CPAPS.com.br para garantir os itens necessários para tratar os distúrbios do sono.

 

Compartilhe esse conteúdo

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *