maneiras-naturais-de-curar-o-ronco

5 maneiras naturais de curar o ronco

Tempo de leitura 2 minutos

O ronco é um problema que atinge a muitas pessoas. Porém, você sabia que alguns hábitos podem te ajudar a parar de roncar? A CPAPS separou cinco dicas que vão servir para se livrar desse mal de forma natural. Confira!

1- Controle o peso corporal!

A obesidade é um dos fatores determinantes para o surgimento do ronco. Quando a pessoa está acima do peso, acumula gordura em volta da traqueia, o que dificulta a passagem do ar. Isso dificulta a respiração e pode agravar o ronco, pois o esforço para respirar adequadamente se torna maior.

2- Alimentação e exercícios físicos

Para se livrar do ronco, aposte em uma alimentação balanceada, com alimentos que melhoram a qualidade do sono. Para quem deseja parar de roncar, a prática de atividades físicas também é muito importante. Os exercícios, principalmente os aeróbicos, aumentam o condicionamento do sistema respiratório, o que ajuda a diminuir o ronco.

3- Modere no consumo de álcool

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas também aumenta as chances do indivíduo roncar. Isso acontece porque o álcool “relaxa” os músculos da garganta, acarretando na obstrução das vias aéreas. Portanto, modere no consumo de álcool, principalmente antes de dormir.

4- Diga não ao cigarro!

O cigarro também causa prejuízos à saúde respiratória, pois a nicotina atua no corpo como estimulante, podendo causar ronco, apneia do sono e insônia crônica. Além disso, a qualidade do sono de pessoas que fumam é pior, pois elas não conseguem alcançar o estágio mais profundo do sono, já que as fases mais leves são interrompidas com facilidade.

5- Fique atento à apneia do sono

Uma das principais causas para o ronco é a apneia do sono. Neste caso, o ideal é procurar um profissional indicado para o tratamento do ronco. Atualmente, o CPAP é a terapia respiratória mais utilizada para tratar a apneia do sono.

Conte com a CPAPS!

Aqui na CPAPS você encontra todos os equipamentos necessários para o tratamento da apneia do sono. Conheça a nossa loja online e escolha o equipamento ideal para você!

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

9 comentários

    • Olá Amilton, como vai? A maneira como você respira é importante para determinar o tipo da máscara. Por exemplo, se você respira pela boca, tem obstrução nasal ou tendência a ter nariz entupido, é melhor usar uma máscara facial, que abrange boca e nariz. Porém, se não tem dificuldades para respirar pelo nariz, você pode usar uma máscara nasal, que cobre o contorno do nariz, ou até uma máscara de almofadas nasais, dependendo da pressão de tratamento sugerida. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.
  1. Bom dia meu nariz e só deitar que ele entope não consigo respirar pela boca e tenho bruxismo de travar os dentes já acordei várias vezes sufovoca e com a garganta totalmente seca e não consigo respirar e corro pra beber água e tenho que empurrar a água com e dedo guela baixo pesei que ia morrer
    • Olá Ivonaldo, como vai? O ideal é consultar um profissional médico e, caso necessário, algum especialista do sono, para identificar se ela possui algum distúrbio do sono ou se o ronco pode estar atrelado a outro fator. Estamos à disposição!
  2. boa tarde, tenho refluxo esofagico e acredito que por essa causa ronco tanto, e tao insurpotavel que pego meu marido reclamando durante a noite porque nao consegue dormir com os meus roncos fico muit triste com essa situação porque nao e porque eu quero, nao sou fumante nem consumo nenhum tipo de bebida alcoolica. o que fazer?
    • Olá Marcia, como vai? Isso ocorre porque, com o relaxamento dos músculos da garganta durante o sono (assim como favorece o refluxo), o caminho do ar é estreitado entre as paredes da faringe e a língua. Dessa forma, a passagem de ar é obstruída, causando roncos, dificuldade de respiração e até mesmo o engasgo. A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Em seguida, é ideal manter uma alimentação balanceada e com horários regulares, evitando comer e ingerir líquidos momentos antes de dormir. Estamos à disposição!
    • Olá Niudete, como vai? Seria interessante buscar um médico especializado em sono, para realizar um exame chamado polissonografia. Este exame é utilizado para avaliar o sono e diagnosticar distúrbios relacionados. É geralmente realizado em um laboratório do sono durante a noite, mas também pode ser feito em casa com dispositivos específicos. O exame é útil para diagnosticar condições como apneia do sono, insônia, síndrome das pernas inquietas, narcolepsia e outros transtornos do sono. Os resultados ajudam os médicos a entender melhor o padrão do sono e a desenvolver um plano de tratamento apropriado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *