Blog CPAPS

Por que sinto tanto cansaço e desânimo?

cansaço-excessivo-cpaps

Você continua cansado mesmo após uma noite de descanso? Sente que o sono não foi reparador independentemente da quantidade de horas que dormiu? Saiba que o cansaço excessivo nem sempre é causado por falta de descanso, e pode ser um sinal de doenças como anemia, diabetes, tireoide, depressão e até mesmo apneia do sono. Continue lendo e entenda!

Veja também: Por que sentimos sono depois do almoço?

Cansaço excessivo: o que pode ser?

O cansaço excessivo é um forte sinal de que não está tendo tempo para descansar o suficiente. Mas, além disso, algumas doenças podem levar a sensação de cansaço extremo. Além do cansaço, é importante estar atento a outros sintomas que possam estar associados a alguma alteração no seu organismo.

Muitas pessoas acreditam que sentir cansaço e sono durante o dia são resultados apenas de uma noite mal dormida. Mas, esses sintomas podem ser sinais de algumas doenças como a apneia do sono. O distúrbio é caracterizado por pausas respiratórias durante o sono, que podem se repetir mais de 60 vezes por hora, prejudicando o sono e o descanso. Uma característica muito comum de quem sofre com esse distúrbio, é ter um ronco alto e persistente. Mas atenção, em alguns casos, a pessoa com apneia pode não ter presença do ronco, por isso é importante considerar outros sintomas desse distúrbio do sono.

A consequência disso é que mesmo após horas de descanso, a pessoa se sente extremamente cansada, fadigada com qualquer atividade do dia a dia, ter dificuldade de concentração, ficar mau humorada e entre outros inúmeros sintomas.

Você pode fazer o teste do sono e saber qual a possibilidade de ter apneia do sono, clique aqui e faça o teste.

Ao detectar, o primeiro passo é procurar um médico do sono para obter o diagnóstico. É muito provável que o médico peça exames, como a polissonografia, um exame que consiste em monitorar o sono por meio de sensores fixados no corpo. Durante a polissonografia, que é popularmente conhecida como o “exame do sono”, são verificadas as ondas cerebrais, atividade respiratória, atividade cerebral, batimentos cardíacos e níveis de oxigênio no sangue enquanto o indivíduo dorme, além da movimentação dos olhos e das pernas.

Quais são os sintomas da apneia do sono?

Além do cansaço excessivo, um dos primeiros sintomas de alerta da apneia do sono é o ronco. Neste caso, os pacientes param de roncar por alguns instantes, mas pouco tempo depois, o som volta ainda mais forte, geralmente junto com tosses ou engasgos. Além disso, acordar muitas vezes durante a noite pode ser uma consequência das paradas respiratórias que a apneia do sono ocasiona, o que também está diretamente relacionado com a sonolência diurna e com dores de cabeça matinais. Isso acontece porque essas pausas respiratórias provocam a falta de oxigenação no cérebro, que resultam nas dores de cabeça ao acordar.

Boca e garganta seca, estresse e até impotência sexual – no caso dos homens – também merecem atenção. Em razão do ronco, a boca fica aberta durante o sono, portanto, as pessoas acometidas pela apneia do sono costumam acordar com a boca e a garganta seca. Já o estresse está ligado a má qualidade do sono, que afeta o sistema nervoso, aumentando o hormônio do estresse, o cortisol. A impotência sexual relaciona-se com a falta de oxigenação do cérebro que altera a produção de óxido nítrico, substância essencial para a ereção.

Caso sejam identificados alguns dos sintomas citados no tópico acima, é muito importante agendar o exame de polissonografia.

Como tratar a apneia do sono?

Após realizar a polissonografia, receber o diagnóstico e prescrição médica, é hora de iniciar o tratamento! No caso da apneia do sono, o método mais eficaz é a terapia com CPAP, um aparelho que envia fluxo de ar positivo constante às vias aéreas. O fisioterapeuta Eduardo Partata explica que microdespertares causados pela apneia do sono impedem que o paciente chegue à fase reparadora do sono, causando cansaço excessivo no dia seguinte.

“O uso do CPAP inibe esse problema ao manter as vias aéreas superiores abertas durante o sono, impedindo seu bloqueio e permitindo que a respiração flua. É importante que o usuário procure a ajuda de um especialista, que irá indicar o modelo correto de máscara e a configuração ideal do CPAP para o tratamento da apneia do sono”, ressalta Eduardo.

Conheça mais sobre os nossos produtos e tenha boas noites de sono!

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Polissonografia: o exame que vai ajudar a melhorar seu sono

7 sintomas que podem apontar apneia do sono

Injeção contra ronco já está sendo testada no Brasil

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Por que sinto tanto cansaço e desânimo?' 11 Comentários

  1. 1 de janeiro de 2020 @ 18:54

    Pelo q vi estou e com anemia

    • 2 de janeiro de 2020 @ 09:00

      Bom dia Márcia! Tudo bem?
      É importante procurar um hematologista para investigar possíveis alterações no sangue.
      Desejamos um ano novo com muita saúde, paz e disposição!

  2. 21 de janeiro de 2020 @ 10:02

    Bom dia já levanto da cama desanimada ,depois me dá um sono e dasanimo e sem vontade vde fazer nada se bobear durmo dia todo .o que pode ser?

    • 21 de janeiro de 2020 @ 15:43

      Olá Eliana, como vai?

      O cansaço diurno é um dos sintomas de alguns tipos de distúrbios do sono, como por exemplo a apneia. Seria interessante que a senhora entrasse em contato com um profissional médico, ou uma clínica do sono para descobrir qual patologia e o tratamento.

      Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

  3. 7 de fevereiro de 2020 @ 11:22

    Eu levanto as x até animada mas não da nove horas da manhã eu começo a sentir um cansaço e um sono como se não tivesse dormido a noite toda aí tenho que deitar mais só quero ficar dai de olho fechado e quieta mas só consigo cochilar o que pode ser

    • 13 de fevereiro de 2020 @ 09:39

      Olá Clemida, como vai?

      O cansaço e a sonolência diurna são sintomas, que podem estar relacionados à algumas doenças, como por exemplo a apneia do sono. O distúrbio é caracterizado por pausas respiratórias durante o sono, prejudicando o sono e o descanso. Uma característica muito comum de quem sofre com esse distúrbio, é ter um ronco alto e persistente.

      É muito importante entrar em contato com um profissional médico, ou em uma clínica do sono para verificar qual distúrbio do sono a senhora têm e quais são os métodos para o tratamento.

      Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

  4. 2 de abril de 2020 @ 14:15

    Estou com muita dor no corpo enjoou desanimo fraqueza

  5. 24 de julho de 2020 @ 12:41

    Já lelevanto com sono desanimada.nao tenho vontade de nada me ajudem por favor

    • 24 de julho de 2020 @ 16:51

      Olá Ângela, como vai?

      O CPAP é o tratamento mais comum para a apneia do sono (AOS). Seu funcionamento consiste no uso da pressão positiva e contínua nas vias respiratórias. Dessa forma, ele se assemelha a um compressor de ar, que fornece fluxo de ar ao paciente por meio de um sistema de máscara.

      A melhora da qualidade do sono, do desempenho no trabalho, do humor e maior disposição estão entre os benefícios do uso do CPAP. É importante que ao adquirir o aparelho, o paciente seja bem orientado por um profissional médico especializado.

  6. 16 de setembro de 2020 @ 16:02

    Boa tarde.
    Levanto varias vezes para ir ao banheiro (de 4 a 6 vezes) , Ronco muito e acredito que tenha apneia do sono.
    Passo o dia todo muito cansado e sonolento, inclusive em ambientes refrigerados (ar condicionados).
    O que devo fazer?
    Obrigado….

    • 17 de setembro de 2020 @ 16:43

      Olá Benedito, como vai?

      Seria interessante que o senhor buscasse uma clínica ou mesmo um profissional médico especializado em sono, afim de realizar os exames de polissonografia, para identificar se possui algum distúrbio do sono e, seus tratamentos.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook