bipap-vpap-cpaps

BIPAP e VPAP: saiba mais sobre os produtos!

Tempo de leitura 3 minutos

BiPAP ou VPAP, qual devo comprar? Antes de escolher qual produto levar para a casa, é importante que você entenda um pouco mais sobre os aparelhos. Por isso, conversamos com nosso fisioterapeuta Eduardo Partata para tirar todas as suas dúvidas! Veja no post a seguir!

Leia mais: Aparelho BIPAP: nós tiramos suas dúvidas!

BiPAP e VPAP: qual é a diferença?

O BiPAP e o VPAP são aparelhos biníveis, ou seja, que possibilitam o uso de duas pressões no tratamento respiratório, uma sob a inspiração e a outra sob a expiração. A diferença entre os dois equipamentos acontece apenas na nomenclatura: já que o BiPAP é fabricado pela Philips Respironics e o VPAP é a versão da marca ResMed. Outras marcas também usam nomes parecidos por uma questão de patente.

Quando usar os aparelhos BiPAP e VPAP?

De uma forma geral, os aparelhos BIPAP e VPAP são utilizados quando há necessidade de aplicar pressões elevadas, acima de 18cm/H20. O fisioterapeuta Eudardo Partata, especialista da CPAPS, explica que os equipamentos podem ser utilizados em tratamentos de diversas patologias, tais como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), hipoventilação por obesidade, bronquite crônica, insuficiência respiratória, entre outras.

“Além disso, algumas pessoas também podem ter outros tipos de apneia do sono, como a apneia central, apneia complexa ou apneia mista. Para esses casos a melhor indicação é o BiPAP ou o VPAP com tecnologia de servo ventilação auto adaptável, como o BiPAP Auto SV, da Philips Respironics, porque somente este aparelho têm o recurso de regularizar o ciclo respiratório durante o sono”, acrescenta Eduardo.

BiPAP e VPAP são melhores do que o aparelho CPAP?

Você pode estar se questionando o porquê utilizar aparelhos como o BiPAP e VPAP e não utilizar o CPAP. Acontece que, em determinados casos, os equipamentos biníveis permitem que a pessoa tenha mais conforto durante o sono. O fisioterapeuta Eduardo Partata explica:

“As pessoas que utilizam pressões muito elevadas (acima de 18cm/H2O) geralmente não se adaptam ao tratamento com CPAP, porque o aparelho emite uma pressão inspiratória muito alta, que dificulta a respiração e diminui a chance de adaptação ao equipamento. Já no BiPAP e no VPAP é possível ajustar a pressão inspiratória e também a expiratória, simulando a respiração natural, o que, consequentemente aumenta o conforto e ajuda no adormecer”.

No entanto, se o grau da sua apneia for leve, não é necessário investir em um dispositivo BiPAP ou VPAP, pois a quantidade de ar será pequena e, assim, você não sentirá tanta diferença em usar um CPAP. No conteúdo que desenvolvemos “Como escolher o CPAP ideal” explicamos passo a passo de como escolher o dispositivo certo para o tratamento para apneia do sono.

Mas, como escolher o melhor BiPAP ou VPAP para mim?

A escolha do BiPAP ou VPAP é feita de acordo com a recomendação do médico ou fisioterapeuta. Os modelos podem ter diferentes recursos, de diversas marcas e configurações. A escolha dependerá exclusivamente da necessidade de cada usuário, respeitando a patologia e a finalidade do tratamento. No caso da apneia do sono, é importante considerar o tipo e grau. De uma forma geral, a indicação do dispositivo é feita pelo médico do sono após a realização da polissonografia, que é conhecida como o “exame do sono”. Aqui no blog da CPAPS, você confere 5 dicas para se preparar para o exame de polissonografia.

BiPAP e VPAP: como adquirir?

Você pode optar por adquirir na loja online www.cpaps.com.br, onde você encontra os BiPAPs e VPAPs ideais ao seu tratamento. O lançamento é BiPAP DreamStation com AVAPS, da Philips Respironics, um sucesso de vendas! O dispositivo foi projetado para fornecer suporte ventilatório não invasivo a pessoas com insuficiência respiratória.

Outra ótima alternativa é o VPAP AirCurve 10 S com Umidificador, da ResMed, que possui tecnologia avançada e fornece dois fluxos de pressão para tratar apneia obstrutiva do sono a partir do grau moderado em pacientes que precisam de altas pressões de tratamento.

Para te ajudar a escolher o dispositivo ideal para você, nós temos uma equipe de especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

Separamos outros conteúdos do blog da CPAPS que podem te interessar:

Conheça os biníveis da ResMed: modelos, tecnologias e funções!

Manutenção do BiPAP: 5 dicas para um tratamento mais eficaz

BiPAP: Aparelho é indicado para tratar DPOC?

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *