bipap-no-tratamento-dpoc

BiPAP: Aparelho é indicado para tratar DPOC?

Tempo de leitura 2 minutos

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma patologia que torna difícil a respiração. Ela não tem cura mas um tratamento adequado pode melhorar – e muito – a qualidade de vida do usuário. Nesse post, você vai conhecer um pouco mais sobre o uso do BiPAP, um grande aliado no tratamento da DPOC.

O que é a DPOC?

DPOC é um conjunto de doenças pulmonares que dificultam a respiração, tendo como sintomas chiado ao falar, tosse com muco, falta de ar, infecções respiratórias frequentes, falta de energia, desconforto no tórax e perda de peso não intencional. A principal causa da DPOC é o tabagismo. A DPOC é uma doença progressiva e pode piorar ao longo do tempo. A fisioterapeuta Aline Erika alega que a bronquite crônica e enfisema estão dentro do grupo de condições pulmonares da DPOC, e precisam ser tratadas.

A principal característica da DPOC é a limitação do fluxo de ar, gerando a dificuldade de entrada de ar nos pulmões. Não há cura, mas um tratamento adequado pode retardar a progressão e aliviar os sintomas do portador da doença. A indicação terapêutica mais comum é a oxigenoterapia, com o objetivo de manter a estabilidade do nível de oxigênio no organismo em uma saturação arterial acima de 90%”, explica Aline.

Como o BiPAP pode ajudar?

Atualmente, esse aparelho binível tem sido muito indicado pelos médicos para tratamento da DPOC, além de outras doenças respiratórias. O BiPAP envia um fluxo de ar pressurizado nas vias aéreas, exercitando o pulmão com a melhora do ciclo respiratório – inspiração e expiração – o que faz com que a respiração seja mais parecida com a natural.

O BiPAP tem dois níveis de pressão, que são configurados de acordo com a recomendação médica para cada pessoa que começará o tratamento da DPOC. É um aparelho que garante mais conforto e personalização dos parâmetros terapêuticos, por isso pode ser muito eficaz.

O uso do aparelho no tratamento da DPOC pode ser contínuo (durante todo o dia) ou periódico (apenas durante a noite, por exemplo). “Isso depende muito do quadro clínico de cada pessoa e do grau de evolução da doença. Mas, sem dúvidas, o BiPAP pode melhorar a capacidade de levar uma vida ativa”, completou a fisioterapeuta Aline.

Onde encontrar

A CPAPS é a loja mais completa quando se fala de produtos para tratamentos respiratórios. Em nossa loja online, você encontra todos os dispositivos necessários para o seu tratamento. Conheça!

Fonte: Aline Erika – fisioterapeuta – CREFITO – 8/192752-F

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

9 comentários

  1. Como é colocado esse aparelho BiPAP? E realmente funciona isso? Porque estamos aflitos e precisamos de uma solução correta e que de vida a nossa ente querida. Falem a verdade só isso que queremos a verdade.
    • Olá Jailson, como vai? Os aparelhos BiPAP são biníveis, ou seja, fornecem dois tipos de pressão, que podem ser configurados pelo próprio paciente. Um atua na inspiração (IPAP) e outro sobre a expiração (EPAP). A pressão sobre a expiração é sempre a mais baixa para facilitar ao máximo tal movimento. Assim, o esforço para exalar é menor quando se usa os dispositivos biníveis, como o BiPAP. Hoje, os aparelhos BiPAP são utilizados em muitos tratamentos, inclusive pelos pacientes que precisam de apoio respiratório por 24 horas. Eles também podem ser usados por pessoas que não conseguem se adaptar à terapia com o CPAP e por aqueles que necessitam de um suporte ventilatório adicional. Isso sem prejudicar a terapia. Existem no mercado os aparelhos biníveis da marca ResMed, chamados de VPAP e os biníveis da marca Philips Respironics, chamados de BiPAP. Utilizar o equipamento adequado para o tratamento de acordo com o diagnóstico é fundamental para obter resultados positivos no tratamento da apneia do sono. Por isso, informe-se com seu médico sobre as melhores opções.
  2. Olá, meu pai utiliza bastante tempo, mas vem notando um desconforto com muita tosse durante o sono. Já fez vários exames e tá tudo bem. Estamos desconfiando que possa ser algo com aparelho mesmo. Podem me ajudar, por favor.
    • Olá Patrícia, como vai? A manutenção preventiva do CPAP é a substituição regular do filtro de ar. Realizando no prazo determinado pelo fabricante evita que a sujeira do filtro cause danos no aparelho e possíveis alergias ao paciente.
    • Olá Nubia, como vai? Isso depende muito do quadro clínico de cada pessoa e do grau de evolução da doença a ser tratada. A indicação do uso ou não do oxigênio será feita pelo médico que o acompanha. Quando o médico vai prescrever a terapia, irá definir qual é o sistema de administração do oxigênio, se há necessidade, periodicidade e a quantidade de O2 que mais atenderão as necessidades do paciente. Caso permaneça qualquer dúvida, permanecemos à disposição!
  3. Olá, não substitui o O2, pois o BiPAP manda uma oferta de O2 igual a natural do ar ambiente, ou seja 21%, quando o paciente necessita de O2, com certeza ele necessita mais do que 21% para mante sua saturação basal acima de 90%.
  4. Possuo Bronquite, apneia, sobrepeso e Usei o Phillips respironic Bipap de 2007 a 2020, quando ele foi recolhido por um recall da Philips e eu tinha récem feito um exame de titulação dominial onde trouxeram um Resmed S10 Autosense , o qual usei por uma semana durante o exame cujo monitoramento era remoto e ao final recebi o laudo do exame para manter os dados do Bipap no respironic atiizados. Contudo após o recall , em 2020 mesmo comprei na Cpaps o mesmo Resmed S10 Autosense, para seguir o tratamento! Com a indicação de que seria a melhor Opcao custo benefício para meu uso. Contudo devido a pandemia e etc o mesmo passou 2 anos na caixa embalado e sem uso, agora em março 2023 após uma exacerbação da bronquite, após TCAR surgiu ainda bronquiectasia cilíndrica leve …, e constatei neste curto período de uso de 2/3 semanas, que o uso do Resmed S10 Autosense mesmo com APE ligado , acordo com a musculatura respiratória das costas doloridas e apresento leve falta de ar ao longo do dia … necessitando substituir a SERETIDE pela Trelegy, além de iniciar fisioterapia respiratória com POWERbreathe e etc. Acredito que o Resmed S10 Autosense AS10, SN22191795861 que tem no relatório presão 11,8 e IA Total 1,3 , esteja sendo inferior a qualidade do tratamento que obtinha antes com o Respironics Phillips anterior ao recall da Phillips, que me levou a comprar outro equipamento. Qual a vossa excelência neste sentido ?
    • Olá José, como vai? Conforme o senhor relatou, anteriormente utilizava um aparelho BiPAP da Philips e posteriormente realizou a troca para um aparelho CPAP da Resmed. Os aparelhos BiPAP são biníveis, ou seja, oferecem dois tipos de pressão que podem ser configurados pelo próprio paciente. Um atua na inspiração (IPAP) e outro sobre a expiração (EPAP). A pressão sobre a expiração é sempre a mais baixa para facilitar ao máximo tal movimento. Assim, o esforço para exalar é menor quando se usa os dispositivos biníveis, como o BiPAP. Hoje, os aparelhos BiPAP são utilizados em muitos tratamentos, inclusive pelos pacientes que precisam de apoio respiratório por 24 horas. Eles também podem ser usados por pessoas que não conseguem se adaptar à terapia com o CPAP e por aqueles que necessitam de um suporte ventilatório adicional. Isso sem prejudicar a terapia. Existem no mercado os aparelhos biníveis da marca ResMed, chamados de VPAP e os biníveis da marca Philips Respironics, chamados de BiPAP. Utilizar o equipamento adequado para o tratamento de acordo com o diagnóstico é fundamental para obter resultados positivos no tratamento da apneia do sono. Por isso, informe-se com seu médico sobre as melhores opções. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *