Apneia do sono e casamento: como o tratamento pode mudar sua vida e a de seu parceiro?

Se você tem dificuldades para dormir porque seu parceiro ronca durante toda a noite, este post pode te ajudar a resolver o problema.

Apneia do sono e casamento é uma dupla que não combina muito com a harmonia do relacionamento. A apneia do sono, além de aumentar o risco de desenvolver outras doenças letais como hipertensão arterial e diabetes, pode afetar diretamente a sua relação. Então, se você tem dificuldades para dormir porque seu parceiro ronca durante toda a noite, este post pode te ajudar a resolver o problema.

Confira também: O ronco está atrapalhando seu casamento? Veja nossas dicas!

Ronco e casamento

Roncar pode acender a luz vermelha para uma crise em seu casamento. Segundo um estudo feito pela Universidade da Califórnia-Berkeley, nos Estados Unidos e no Reino Unido, o ronco é a terceira maior causa de divórcios, ficando somente atrás dos motivos de “traição” e “dinheiro”. O barulho acaba tirando o sono do(a) parceiro(a), resultando em noites mal dormidas. Além disso, a falta de sono afeta o rendimento durante todo o dia.

A pesquisadora Rosalind Cartwright, do Centro Médico Rush, em Chicago, é uma das poucas especialistas do mundo a estudar a relação entre apneia do sono e casamento. O centro de pesquisa de Rosalind reproduziu um quarto para que fosse feito um estudo polissonográfico de dois casais, simulando as situações vivenciadas no cotidiano.

Em um dos casais participantes, o exame revelou que a “eficiência do sono” da esposa que dormia com o marido que roncava, era de apenas 73% (sendo o indicador ideal de 85% para cima). Isso significa que, de 8 horas passadas na cama, ela conseguia dormir menos de 6 horas. Seu sono era interrompido mais de trinta vezes pelos roncos.

Qual a relação entre ronco e apneia do sono?

O ronco durante o sono pode acontecer por inúmeras situações, seja por estar resfriado, cansado ou até mesmo por ter ingerido bebida alcoólica. E nem sempre indica algum problema, exceto quando isso acontece todas as noites e começa a atrapalhar o repouso do cônjuge. O ronco alto e persistente, em todas as noites, pode indicar apneia do sono.

Como ocorre a apneia do sono?

O problema ocorre quando os tecidos da faringe e a língua relaxam muito, caindo sobre a traqueia e limitando ou obstruindo a passagem do ar, com grande possibilidade do quadro se repetir dezenas ou até mesmo centenas de vezes durante uma noite de sono, com duração de 10 segundos ou mais.

Como consequência da ausência de respiração, a oxigenação do sangue cai e o cérebro emite alertas que fazem a pessoa acordar por alguns segundos para voltar a respirar. Esses despertares, mesmo breves e muitas vezes nem mesmo percebidos, fragmentam o sono e impedem que a pessoa atinja os níveis de um sono saudável, trazendo grandes prejuízos para o organismo e sonolência diurna extrema.

Quais as consequências da apneia do sono?

Diversos outros problemas de saúde estão diretamente relacionados à apneia do sono: doenças do coração, diabetes e até acidentes de trabalho ligados ao excesso de sonolência que pode ocorrer durante o dia.

Como o tratamento da apneia do sono vai ajudar seu casamento?

Buscar ajuda de um profissional sempre é necessário. Caso o problema seja com o(a) parceiro(a), incentive a busca de tratamento.

Existem várias possibilidades de tratamento da apneia do sono. É recomendado que você consulte um médico do sono sobre a melhor opção para seu caso. Um dos métodos utilizados e que tem demonstrado mais efetividade é o uso do aparelho CPAP.

A adoção de algumas mudanças na rotina também podem ajudar a tratar a apneia do sono. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), alguns incentivos como: perder peso e  evitar o consumo de bebidas alcoólicas, além da adoção de hábitos como dormir de lado são algumas medidas simples que podem contribuir para o sucesso do tratamento.

O tratamento resulta no fim dos roncos e melhora consideravelmente a qualidade do sono do casal.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra dicas para melhorar seu sono e dormir bem. Temos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Quando a apneia é grave?

Apneia afeta saúde mental e pode causar depressão

Terapias auxiliares para o tratamento da apneia do sono

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhe esse conteúdo

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *