Dormir pouco traz prejuízos para o organismo – e isso você já sabe. Cansaço, irritabilidade, baixa libido e a falta de empatia são algumas das desvantagens de reservar poucas horas para um sono tranquilo e adequado.
A falta de sono é uma situação vivida por muitas pessoas ao redor do mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), um terço dos estadunidenses costuma dormir menos do que o tempo recomendado – oito horas de sono por dia.
Mas você sabia que a privação de sono também pode afetar negativamente a sua libido e o seu desempenho sexual? Para que isso não aconteça, o conteúdo de hoje vai explicar mais sobre essa relação e indicar maneiras de evitar que isso aconteça com você.
Sono: quanto tempo é saudável?
O tempo dedicado ao sono varia entre as fases da vida humana. Bebês recém-nascidos costumam dormir entre 17 e 20 horas por dia. Esse período começa a diminuir a partir dos 4 meses de idade e, quando chega a adolescência, o tempo recomendado pode variar entre 8 e 10 horas.
Segundo a National Sleep Foundation, adultos entre 18 e 64 anos necessitam de sete a nove horas de sono diariamente para se sentirem dispostos a começar o dia bem, sem sentir que a noite de sono não foi suficiente para descansar.
O que é, de fato, a falta de sono?
A falta de sono, também conhecida como insônia, é o nome dado aos momentos em que há dificuldade para adormecer ou para manter o sono, ou quando há o despertar do sono antes do horário esperado ou necessário. Acordar no meio da noite, por exemplo, é uma situação que também configura como um episódio de insônia.
Entre as pessoas que são acometidas pela privação de sono, o Ministério da Saúde indica que idade, sexo e condição socioeconômica são alguns dos fatores comuns entre os pacientes, sendo que as mulheres e os idosos sejam o público mais afetado pela falta de sono.
O que pode provocar a privação de sono?
Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais de 70% dos brasileiros afirmam ser acometidos por síndromes relacionadas ao sono, como a insônia. Mas como ela é provocada?
Entre os fatores mais comuns estão:
- Estresse provocado pelo trabalho, por situações familiares, questões financeiras ou por situações pontuais;
- Condições médicas, que podem ser sintomas de outras síndromes (como da depressão e da apneia do sono);
- Medicamentos, que podem ser compostos por cafeína e outros componentes estimulantes que afetam diretamente a noite de sono;
- Maus hábitos, especialmente os relacionados ao sono, como não ter um horário regular para dormir e utilizar eletrônicos momentos antes de dormir.
E qual é a relação entre a libido e a falta de sono?
A privação de sono impacta diversos setores do nosso organismo. Desde a capacidade cognitiva e motora até a produtividade, tudo pode ser afetado pela privação de sono, e a libido não fica de fora.
Isso acontece porque, quando o corpo não descansa da maneira correta e no tempo adequado, a reserva de energia que nós possuímos acaba, já que é a responsável por priorizar funções vitais para o corpo continuar em movimento. Desta maneira, a sexualidade é deixada de lado devido à prioridade e até a produção dos hormônios que geram o desejo sexual é afetada.
E, da mesma maneira que a falta de sono afeta a libido, o sexo influencia a qualidade do seu sono. Afinal, após a relação sexual são liberadas substâncias que relaxam e causam a sensação de prazer no corpo.
O estudo “The impact of sleep on female sexual response and behavior: a pilot study” reforça essa relação. A pesquisa acompanhou um grupo de mulheres e, entre as análises, foi percebido que as mulheres que dormiram uma hora a mais que o que costumavam apresentaram maior desejo sexual no dia seguinte.
Então como posso dormir melhor e evitar a falta de sono?
A principal dica para evitar a insônia é adotar hábitos mais saudáveis, especialmente antes de dormir. Além disso, conheça outras indicações que você pode começar a realizar, aos poucos, e observe como a qualidade do seu sono vai melhorar:
- Evite usar sua cama para planejar o dia seguinte;
- Defina um horário regular para se deitar e se levantar todos os dias;
- Evite o consumo de alimentos e de bebidas que tenham cafeína e outros estimulantes para permanecer acordado, especialmente próximo ao horário de dormir;
- Evite utilizar aparelhos eletrônicos uma hora antes de ir se deitar;
- Mantenha a rotina de sono aos finais de semana também.
Acompanhe a CPAPS
Agora ficou mais fácil compreender a importância de uma boa e saudável noite de sono, não é mesmo? Aproveite para conferir o nosso blog e ter acesso a conteúdos exclusivos, com dicas e novidades relevantes para melhorar a sua qualidade – de vida e de sono. Clique aqui e acesse a página principal do nosso blog para se atualizar!
Referências: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde
Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)
The impact of sleep on female sexual response and behavior: a pilot study
- Qual a importância da vitamina D para a qualidade do sono? - 24 de janeiro de 2025
- O que é clinomania? Saiba como identificar e tratar - 23 de janeiro de 2025
- Qual a importância da hidratação para o sono? - 20 de janeiro de 2025