Você sabia que o ciclo do sono é controlado por hormônios? Os chamados hormônios do sono são fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo. E, dessa forma, proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar. Para ter um sono de boa qualidade, é preciso passar por todas as fases do sono, já que são nelas que ocorrem a produção dos hormônios. No post de hoje, nós, do blog da CPAPS, preparamos um post especial com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue lendo para conferir.
Veja também! Fases do sono: conheça a importância de cada uma delas
Quais são os hormônios do sono?
Os hormônios do sono, são responsáveis por relaxar os músculos e diminuir o ritmo do corpo. Ou seja, preparam o cérebro e o organismo como um todo para o momento de descanso. A seguir, listamos os principais hormônios do sono e suas funções.
Somatropina (GH)
A somatropina, também conhecida como GH ou HGH – Human Growth Hormone, é um hormônio diretamente ligado ao processo de crescimento do corpo humano. É altamente metabólico, controla o crescimento das células e a estatura das pessoas. Este hormônio do crescimento é o responsável pelo crescimento das crianças, aumento da massa muscular em adultos e até mesmo a renovação das células da pele. Vale ressaltar que, como o GH tem os picos de secreção durante o sono profundo, é um hormônio fundamental.
Melatonina
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro, e influencia a regulação do sono. Esse hormônio é produzido quando anoitece, de forma mecânica em resposta ao escuro da noite. Sua função mais conhecida é a de regular o relógio biológico, o que resulta em uma boa noite de sono. E, consequentemente, em mais disposição para realizar as atividades durante o dia.
Adenosina
A adenosina é um hormônio que resulta da queima de energia pelo corpo durante o dia. Ele é acumulado ao longo do dia e produz a sensação de cansaço, responsável pela nossa reação de entender quando é necessário dormir. Ao final do dia, a medida em que os níveis de melatonina sobem no organismo e se combinam com a adenosina, passamos a apresentar mais sonolência.
Serotonina
A serotonina é o hormônio responsável pela comunicação entre as células nervosas. Ele atua nas inúmeras funções do corpo, como movimentos, temperatura do corpo, apetite, sono e sensação de cansaço. Este hormônio do sono também atua na eliminação de toxinas do intestino. Dessa forma, alivia a sensação de náuseas.
Quais são os benefícios dos hormônios do sono?
Dormir bem e de forma a regular o bom funcionamento dos hormônios do sono pode trazer diversas vantagens para a saúde, tanto física, quanto mental. Dentre os inúmeros benefícios estão: melhora na resposta do corpo ao estresse, ajuda na regulação dos hormônios do apetite e no controle da forma com que nos alimentamos, renovação celular, relaxamento e melhora no humor. Além disso, quando os hormônios do sono funcionam bem, fato decorrente de um sono reparador, também podem influenciar no nível de produtividade durante o dia.
Como estimular os hormônios do sono?
O fisioterapeuta e especialista em CPAPS, Eduardo Partata, afirma que é possível estimular os hormônios do sono. “A primeira coisa a se fazer para estimular a produção de hormônios do sono é cortar a cafeína, a nicotina e o açúcar, principalmente à noite. O ideal é que você pare de consumir entre 4 e 6 horas antes de dormir, para garantir que essas substâncias não bloqueiem os efeitos dos hormônios do sono”, explica o especialista.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
Pandemia da Covid-19 e ansiedade X Sono dos brasileiros
Saiba como a posição para dormir pode interferir nos seus sonhos
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F.
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023
12 comentários