Entenda quais são os hormônios do sono | CPAPS

Quais são os hormônios do sono?

Tempo de leitura 3 minutos

Você sabia que o ciclo do sono é controlado por hormônios? Os chamados hormônios do sono são fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo. E, dessa forma, proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar. Para ter um sono de boa qualidade, é preciso passar por todas as fases do sono, já que são nelas que ocorrem a produção dos hormônios. No post de hoje, nós, do blog da CPAPS, preparamos um post especial com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue lendo para conferir.

Veja também! Fases do sono: conheça a importância de cada uma delas

Quais são os hormônios do sono?

Os hormônios do sono, são responsáveis por relaxar os músculos e diminuir o ritmo do corpo. Ou seja, preparam o cérebro e o organismo como um todo para o momento de descanso. A seguir, listamos os principais hormônios do sono e suas funções.

Somatropina (GH)

A somatropina, também conhecida como GH ou HGH – Human Growth Hormone, é um hormônio diretamente ligado ao processo de crescimento do corpo humano. É altamente metabólico, controla o crescimento das células e a estatura das pessoas. Este hormônio do crescimento é o responsável pelo crescimento das crianças, aumento da massa muscular em adultos e até mesmo a renovação das células da pele. Vale ressaltar que, como o GH tem os picos de secreção durante o sono profundo, é um hormônio fundamental.

Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro, e influencia a regulação do sono. Esse hormônio é produzido quando anoitece, de forma mecânica em resposta ao escuro da noite. Sua função mais conhecida é a de regular o relógio biológico, o que resulta em uma boa noite de sono. E, consequentemente, em mais disposição para realizar as atividades durante o dia.

Adenosina

A adenosina é um hormônio que resulta da queima de energia pelo corpo durante o dia. Ele é acumulado ao longo do dia e produz a sensação de cansaço, responsável pela nossa reação de entender quando é necessário dormir. Ao final do dia, a medida em que os níveis de melatonina sobem no organismo e se combinam com a adenosina, passamos a apresentar mais sonolência.

Serotonina

A serotonina é o hormônio responsável pela comunicação entre as células nervosas. Ele atua nas inúmeras funções do corpo, como movimentos, temperatura do corpo, apetite, sono e sensação de cansaço. Este hormônio do sono também atua na eliminação de toxinas do intestino. Dessa forma, alivia a sensação de náuseas.

Quais são os benefícios dos hormônios do sono?

Entenda quais são os hormônios do sono | CPAPS
Entenda quais são os hormônios do sono | CPAPS

Dormir bem e de forma a regular o bom funcionamento dos hormônios do sono pode trazer diversas vantagens para a saúde, tanto física, quanto mental. Dentre os inúmeros benefícios estão: melhora na resposta do corpo ao estresse, ajuda na regulação dos hormônios do apetite e no controle da forma com que nos alimentamos, renovação celular, relaxamento e melhora no humor. Além disso, quando os hormônios do sono funcionam bem, fato decorrente de um sono reparador, também podem influenciar no nível de produtividade durante o dia.

Como estimular os hormônios do sono?

O fisioterapeuta e especialista em CPAPS, Eduardo Partata, afirma que é possível estimular os hormônios do sono. “A primeira coisa a se fazer para estimular a produção de hormônios do sono é cortar a cafeína, a nicotina e o açúcar, principalmente à noite. O ideal é que você pare de consumir entre 4 e 6 horas antes de dormir, para garantir que essas substâncias não bloqueiem os efeitos dos hormônios do sono”, explica o especialista.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Pandemia da Covid-19 e ansiedade X Sono dos brasileiros

Saiba como a posição para dormir pode interferir nos seus sonhos

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F.

CPAPS

12 comentários

  1. Gostei muito da explicação, vejo que estou longe de ter um bom sono. Deixo os remédios fazerem este trabalho e não colaboro. Tomo escilex 20mg e Alprazolam 1mg, mas minha ansiedade, estresse, cansasso continuam... Janto às 19:00hs e depois TV com muitas frutas e guloseimas.... 22:00hs vou dormir e 5:00hs acordo e já começo o dia cansado. Gostaria se possível uma avaliação deste...
    • Olá Nelson, como vai? Seria muito interessante que o senhor buscasse uma clínica ou profissional médico especializado em sono, afim de realizar um exame de polissonografia para identificar qual distúrbio do sono possui e quais são os melhores métodos para o tratamento.
  2. Tenho dificuldade para dormir desde criança mas ultimamente agora com 38 anos estou sofrendo muito com essa dificuldade estou tendo tremores não sei quando durmo pois a minha mente não para já fui no neuro passou muito de remédio que parece não funcionar tenho reações mas dormir que é bom nada o médico disse que eu tenho síndrome do pensamento acelerado agora estou com Pânico noturno fico muito bem mas quando chega a hora de dormir eu começo a sentir tremores falta de ar sensação de que vou morrer estou sofrendo muito Fui mandado embora do trabalho pois estava cometendo muitos erros por falta de esquecimento falta de rapidez não estava mais acompanhando a dinâmica do meu trabalho estava me dando muita crise chorava muito e acabei sendo mandada embora não posso pagar uma Clínica do Sono foi não adianta tomar remédio e chá preciso saber o que que é isso
    • Olá Brunelli, bom dia! O ideal é que durma de maneira continua para atingir todos os ciclos do sono, no entanto, caso não seja possível, o mínimo indicado para um sono reparador é 4 horas sem interrupções.
  3. Fiz o exame e deu zero dono profundo, e 20 do outro. Tomo imovane e luvox mas mesmo tomando remédio demoro de 3 a 4 horas para dormir.. A Dra me passou remédio, mas porque não ao invés disso, procurar o hormônio que falta é ver o que faço, ao invés de tomar remédio? Sinto tanto sono , que minha cabeça dói, mas deito e não consigo formir. Triste demais tudo isso
    • Olá Dorinha, como vai? O problema relatado pode estar relacionado a causas emocionais, como a ansiedade e o estresse. Sendo assim, é válido que a senhora busque o auxílio necessário com um profissional médico para sanar o problema, informando que mesmo com a medicação descrita, o problema de insônia ainda persiste. Estamos à disposição!
  4. Ola meu pai foi no médico e o médico disse pra ele que nos soltamos anoite na hora de dormir que afeta hein algo que temos inuma inflamação será que algum hormônio relacionado a stress porque ele nein dorme direito
    • Olá Adriano, como vai? É muito importante buscar um profissional especializado, afim de realizar exames se necessário, para identificar o que pode estar causando o sintoma relatado e até mesmo verificar se ele possui algum distúrbio do sono. Estamos à disposição!
  5. De uns anos pra cá engordei muito e passei a convulsionar dormindo. Meu marido relata que fico sem ar e convulsiono. Acontece raramente e dura poucos segundos, mais já teve noites de acontecer repetidas vezes. Meu sono é muito agitado e sonho a noite toda, todas as noites. Será que sofro de apneia do sono?
    • Olá Karina, como vai? Os sintomas que você descreveu, como ganho de peso, ronco, falta de ar durante o sono e convulsões, podem estar associados à apneia do sono. A apneia do sono é uma condição em que a respiração é interrompida repetidamente durante o sono, o que pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo sono agitado e sonhos intensos. No entanto, convulsões durante o sono podem ser um sinal de outras condições médicas, como epilepsia noturna, e é crucial obter uma avaliação médica para determinar a causa exata. Recomendamos fortemente que você consulte um médico, de preferência um especialista em sono, para uma avaliação completa. Eles podem recomendar um estudo do sono (polissonografia) para diagnosticar a apneia do sono ou outras condições relacionadas. Além disso, o médico pode sugerir mudanças no estilo de vida, como perda de peso, e tratamentos específicos para melhorar a qualidade do seu sono e sua saúde geral. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *