O sono é tão essencial para o corpo como a alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Quando se fala desse momento de descanso, é comum valorizarmos a quantidade de horas dormidas sem pensar na qualidade da noite de sono. Continue lendo e veja se seu descanso está sendo realmente benéfico para seu corpo!
O que acontece quando dormimos bem?
O sono possui quatro fases que se repetem em ciclos enquanto a pessoa dorme. As três primeiras etapas são chamadas de não REM e consistem na transição da vigília para o adormecimento total.
A fase REM é o sono mais profundo. É nesse momento que a atividade cerebral fica mais rápida, se caracterizando pelos movimentos oculares intensos e pelo relaxamento muscular.
Economia de energia e restauração celular são algumas das funções da primeira etapa. Já em relação à fase REM, pode-se citar a consolidação da memória e do aprendizado, por exemplo.
O que pode interferir?
Para que uma pessoa tenha um descanso de qualidade, é necessário que ela passe por todas essas etapas. Vale lembrar que a quantidade dos ciclos e a distribuição das fases variam em cada pessoa, além de serem influenciados pela idade e temperatura ambiente, por exemplo.
Doenças como a apneia também interferem diretamente nas noites de descanso. O distúrbio causa interrupções na respiração durante o sono. Esse quadro de baixa oxigenação do corpo faz com que a pessoa desperte durante a noite e é por isso que um dos indicadores da apneia é a sonolência diurna.
Como avaliar?
Uma das ferramentas utilizadas para avaliar a qualidade do seu descanso é a Escala de Sonolência de Epworth, que analisa a sonolência diurna. O Teste do Sono verifica a probabilidade de cochilar em situações cotidianas, sendo resultados acima de 9 um indicativo de que as noites de descanso não possuem a qualidade necessária.
Se a apneia é a causa das noites mal dormidas, conte com a CPAPS! Em caso de dúvidas, estamos à disposição. Basta ligar para os números 4007-2922 e 0800 601 9922 ou fale com nossos consultores através do Chat Online!
- Oxímetro de dedo 301L com ANVISA e INMENTRO - 12 de janeiro de 2021
- Como manter o tratamento para apneia nas férias? - 30 de dezembro de 2020
- 15 mitos e verdades sobre alimentos e o sono - 29 de julho de 2020