A melatonina, ou N-acetil-5-motoxitriptamina, é uma substância presente no organismo humano que está diretamente relacionada ao sono. Muito fala-se sobre esse hormônio devido às suas mais variadas funções. Ele é produzido pela glândula pineal, localizada na região central do cérebro.
Todas suas vantagens, das quais falaremos neste post, geram curiosidade sobre a melatonina. Leia mais sobre o assunto.
Função e atuação da melatonina
Um dos fatores que influencia na atuação da melatonina é a luminosidade do ambiente. A presença de luz, mesmo artificial, inibe a produção da substância pelo corpo. Por isso, sua secreção é maior durante o inverno, estação na qual as noites são mais longas. O ápice de sua síntese ocorre por volta das 3 e 4 horas da manhã.
Devido às suas vantagens, suplementos alimentares com a substância tornaram-se comuns. Pesquisas comprovam que o uso da melatonina em crianças que sofrem de insônia prolongam a noite de sono e melhoram sua qualidade.
A melatonina avisa ao nosso corpo que é hora de dormir e de que a noite chegou, regulando o nosso relógio biológico. Ela torna o processo digestório mais lento, promove a queda da temperatura corporal e da pressão sanguínea.
Outras vantagens do hormônio do sono
Além de sua atuação sobre o sono, a melatonina também age em diversos outros processos do nosso organismo. Esta substância auxilia o sistema imune, apresenta atividade anti-inflamatória e antioxidante, além disso, é indicada para o tratamento de enxaquecas.
O hormônio do sono também tem sido bastante estudado por seus possíveis efeitos: antieplépticos, no emagrecimento, na prevenção e combate ao câncer e em vários outros problemas. Recentemente, o hormônio, que já era vendido em outros países, foi liberado pela Anvisa para ser comercializado no Brasil como medicamento manipulado. Não se esqueça de consultar um médico sobre a possível utilização da melatonina!
Você tem problemas para dormir ou algum distúrbio do sono? Na CPAPS.com.br você encontra vários produtos para o tratamento da apneia e de outros distúrbios, além de uma equipe de especialistas para te orientar via Chat Online ou por telefone, nos números 4007-2922 e 0800 601 9922.
- Oxigenoterapia domiciliar: 3 dúvidas mais comuns sobre o tratamento - 5 de fevereiro de 2021
- Oxímetro de dedo 301L com ANVISA e INMENTRO - 12 de janeiro de 2021
- Como manter o tratamento para apneia nas férias? - 30 de dezembro de 2020