Blog CPAPS

Incômodo com a máscara para CPAP: dicas, truques e produtos

mascara-para-cpap-eson-marca-fisher-paykel
  • CPAPS
  • 2 de julho de 2019

Incômodos com a máscara para CPAP é o quesito que mais influencia no conforto e adaptação ao tratamento da apneia do sono. É comum apresentar irritação, congestão nasal, máscara apertando, marcas na pele, dores de cabeça, entre outros sintomas. Se você está enfrentando um desses problemas, ou quer ajudar alguém que esteja passando por isso, continue lendo o post.

 

Por que resolver os problemas com a máscara para CPAP?

Ao começar o tratamento da apneia do sono com CPAP, existe uma alta expectativa de que o equipamento vai trazer melhorias. Isso inclui ter um sono profundo, acordar de bom humor, ter mais energia e foco no trabalho. Entretanto, nem sempre as primeiras noites de tratamento são tão agradáveis e os benefícios não aparecem rapidamente.

Em contrapartida, os fabricantes e especialistas em sono oferecem variadas soluções para resolver os problemas de adaptação, para que você continue seu tratamento. A apneia do sono é um distúrbio aparentemente inofensivo, mas é grave!  Um efeito colateral é pequeno diante de uma série de consequências da apneia não tratada.  Então vamos às soluções para os possíveis problemas de adaptação com a máscara para CPAP.

 

Incômodo com Falta de ar pode ser a máscara para CPAP?

Ao se deitar para dormir com o CPAP você sente falta de ar? Essa queixa não é incomum, tanto para iniciantes na terapia, quanto para os mais experientes. Normalmente, a questão está relacionada à configuração da pressão inicial de tratamento ou do tempo de rampa.

Uma simples adequação de pressão vai te ajudar a se sentir melhor. Peça ao profissional de saúde que cuida da sua terapia para fazer os ajustes necessários.

 

A máscara para CPAP deixa marcas vermelhas no rosto?

Se a sua máscara para CPAP deixa seu rosto muito marcado e avermelhado, é sinal de que está sendo apertada mais que o necessário. O aperto da máscara deve ser o mínimo possível, apenas para obter uma vedação eficiente.

O vazamento por ocorrer por diferentes motivos:

  1. A máscara pode estar no tamanho errado para você;
  2. O modelo pode estar inadequado para o seu rosto;
  3. A almofada da máscara pode estar suja;
  4. A almofada pode estar desgastada e precisa ser trocada.

Procure identificar o que está causando o vazamento na almofada. Assim você resolve o problema do aperto excessivo e acaba com as marcas vermelhas no rosto.

 

A máscara para CPAP causa feridas no nariz?

Se você usa uma máscara de almofadas nasais, e está sofrendo com feridas no interior das narinas, é bem provável que o tamanho da almofada está inadequado.  As máscaras de almofada nasal vêm com três almofadas em tamanhos diferentes. Recomendamos que você teste cada tamanho até encontrar o mais adequado.

Agora, independentemente do modelo de máscara que você usa, ressecamento é outro fator que pode causar feridas dentro das narinas. A pressão de ar do CPAP reduz a lubrificação nasal, o que torna mais propenso a feridas. Nesse caso, a solução é tratar a ferida fazendo lavagem nasal com soro fisiológico. Para que evitar o ressecamento, basta usar um CPAP com umidificador.

 

A máscara para CPAP causa ressecamento ou sangramento nas narinas?

Você pode pensar que a pressão de ar do CPAP está forte demais, mas a causa desses problemas frequentemente é a falta de umidificação. O fluxo de ar contínuo nas vias respiratórias pode ressecar a mucosa e deixar a pele interna vulnerável a rachaduras e fissuras, que levam ao sangramento nasal. O ressecamento nasal pode levar à congestão nasal e causar um imenso desconforto.

Se você não usa o umidificador de CPAP está mais propenso a passar por isso. Agora, se você usa um umidificador e mesmo assim está tendo esses sintomas, é importante que rever as configurações de umidificação, pois ela pode não estar sendo suficiente. Vale também verificar a limpeza do reservatório de água, do tubo de ar e da máscara. A sujeira pode sim causar ressecamento e congestão nasal.

 

Acordar com a boca seca pode ser culpa da máscara para CPAP?

Se você acorda com a boca seca depois do usar o CPAP, pode ser um sinal de que você esteja respirando pela boca enquanto dorme. Caso utilize uma máscara facial, apenas precisará adicionar o umidificador à sua terapia.

Mas se você usa uma máscara nasal, além do uso do umidificador, você poderá precisar trocar para uma máscara facial, que possibilita respirar pelo nariz e pela boca.

Algumas pessoas simplesmente não se adaptam à máscara facial, seja por desconforto ou porque se sentem claustrofóbicos. Nesse caso, a solução é continuar com a máscara nasal e adicionar uma queixeira. Esse acessório segura o maxilar e mantém a boca fechada enquanto você dorme.

 

A máscara para CPAP causa acne ou irritação na pele?

Erupções cutâneas e marcas vermelhas, que podem causar ardência, geralmente estão relacionadas a um quadro alérgico. Essa reação pode ser procedente de alergia ao material da máscara, ou acúmulo de oleosidade da pele na almofada.

A primeira solução é higienizar a almofada da máscara todos os dias. Se isso não funcionar, tente usar uma máscara de material diferente do que está utilizando, ou outro modelo de máscara que tenha mínimo contato com a pele.

 

A máscara para CPAP está causando congestão nasal?

Como abordado anteriormente, a congestão nasal nem sempre está relacionada com a máscara. Na maioria das vezes ela é causada por falta de umidificação. Mas também pode ser porque os componentes da terapia (máscara, tubo de ar e filtro de ar do CPAP) estão precisando de manutenção e limpeza. Sabendo disso, recomendamos que você leia o post Dicas para Higiene correta do CPAP, Máscara e Acessórios.

 

Acordar com dor de cabeça pode ser culpa da máscara para CPAP?

Esse sintoma não está relacionado com a máscara para CPAP, e sim com a configuração da pressão de tratamento. É bem provável que a pressão esteja acima ou abaixo do ideal para o seu tratamento. Não recomendamos que você faça alterações nas configurações sem as orientações corretas. Nesse caso, é necessário procurar o profissional de saúde que acompanha seu tratamento para fazer os ajustes.

A pressão ideal para tratamento da apneia do sono é identificada no exame de polissonografia com titulação para CPAP. No entanto, é comum o paciente não fazer esse exame e já começar o tratamento com o CPAP automático. Esses equipamentos costumam registrar os dados do sono. É a partir deles o profissional de saúde pode fazer alterações nas configurações para que o tratamento seja mais eficiente e confortável.

Procure a solução e não desista do tratamento!

Como você viu, existem soluções para a maioria dos problemas de adaptação com a máscara para CPAP. É importante ter em mente que o começo de qualquer tratamento costuma ser desafiador, mas desistir não pode ser uma opção quando se trata de cuidar da saúde. Se você procurar resolver as questões que te incomodam, é só uma questão de tempo para se adaptar e dormir noites completas e reparadoras.

Você sempre pode contar com o suporte dos nossos especialistas na Central de Atendimento. Acesse o chat online no site www.cpaps.com.br, ou ligue para 0800 601 9922, ou se preferir, faça contato pelo Whatsapp, clicando aqui.

 

Confira outros conteúdos que podem te interessar:

Como funciona a vedação na máscara para apneia?
3 Dicas para uma boa adaptação com máscara para apneia
Dicas para adaptação ao tratamento com CPAP

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Incômodo com a máscara para CPAP: dicas, truques e produtos' 2 Comentários

  1. 25 de maio de 2020 @ 11:41

    Uso o Cpap já há muitos anos.
    Agora em 12/05/2020 tive que implantar um Marca Passo.
    A dúvida é se o Cpap pode alterar e/,ou prejudicar o Marca Passo ou vice versa.
    Aguardo resposta.
    Obrigado

    • 30 de maio de 2020 @ 09:26

      Olá Antônio, como vai?

      O CPAP não interfere no marca passo, mas é importante verificar se em sua máscara não tem um acessório que contenha imã. O imã pode desregular o marca passo, então é importante fazer essa confirmação, pois alguns modelos de máscara contém imã nas presilhas.

      Qualquer dúvida, nos mantemos à disposição!

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook