Blog CPAPS

Incômodo com a máscara para CPAP: dicas, truques e produtos

mascara-para-cpap-eson-marca-fisher-paykel
  • Cpaps
  • 2 de julho de 2019

Incômodos com a máscara para CPAP é o quesito que mais influencia no conforto e adaptação ao tratamento da apneia do sono. Pois quando se começa o uso do CPAP, existe uma alta expectativa de que o equipamento vai trazer melhorias, e isso inclui ter um sono profundo, mais energia, acordar de bom humor e ter mais foco no trabalho.

Entretanto, infelizmente as primeiras noites com o CPAP nem sempre são tão agradáveis assim. É comum apresentar irritação, congestão nasal, máscara apertando, marcas na pele, dores de cabeça, e entre outros inúmeros sintomas que cada pessoa experimenta.

Em contrapartida, existem fabricantes e comerciantes de CPAP que se esforçam para que você continue o seu tratamento, e torcem para que você veja uma melhora na qualidade do sono. A apneia do sono é um distúrbio, aparentemente inofensivo, mas é grave!  Um efeito colateral é pequeno diante de uma série de consequências da apneia não tratada.

Se a sua máscara para CPAP está afetando o seu sono e conforto, continue lendo esse post para obter dicas e soluções, que vão te ajudar a dormir melhor e tranquilamente.

Solução para marcas vermelhas

Se a sua máscara para CPAP deixa o seu rosto muito marcado e avermelhado, é sinal de que você está apertando mais que o necessário. Aconselhamos utilizar apenas um ajuste suficiente para evitar o vazamento.

Apertar demais não vai proporcionar vedação, além de deixar o seu rosto, as orelhas e a nuca, doloridos.

Soluções para feridas no nariz

Se a ferida for no interior das narinas, e a sua máscara para CPAP for de almofada nasal, é provável que esteja utilizando um tamanho inadequado para o nariz. As máscaras de almofada nasal vêm com três tamanhos diferentes, para que faça o teste e utilize o tamanho adequado ao tamanho da narina.

Caso a máscara para CPAP não seja de almofadas nasais, é provável que a ferida seja devido ao ressecamento nasal que pode acontecer nos primeiros dias de uso do CPAP. Isso é causado pela redução da lubrificação nasal, o que torna mais propenso a feridas. Nesse caso, a solução é tratar a ferida com lavagem nasal, feita com soro fisiológico, além do uso de CPAP com umidificador.

Ressecamento nas narinas, e até sangramento

Se você não usa o umidificador de CPAP, poderá sofrer com ressecamento nasal, um efeito colateral do uso do CPAP. O fluxo de ar contínuo nas vias aéreas pode ressecar a mucosa e deixar a pele interna vulnerável a rachaduras e fissuras, que levam ao sangramento nasal. É comum que quem sofre com ressecamento nasal, e não trata, pode sofrer com congestão nasal.

Pois, na falta de umidade, é produzido muco extra, o que gera a congestão. A solução neste caso, é utilizar umidificador para CPAP com tubo aquecido (caso a marca do seu CPAP seja provido dessa tecnologia), posteriormente poderá utilizar capa para tubo/traqueia.

Acordar com a boca seca

Se você acorda com a boca seca pela manhã, depois do uso do CPAP, e com os lábios pegajosos, pode ser um sinal de que você esteja respirando pela boca enquanto dorme. Caso utilize uma máscara facial, apenas precisará adicionar o umidificador à sua terapia.

Mas se você usa uma máscara nasal, além do uso do umidificador, você precisará também de uma máscara facial, pois ela te possibilita respirar pelo nariz e também pela boca.

Acne ou marcas avermelhadas

Erupções cutâneas e marcas vermelhas, que podem causar ardência, geralmente estão relacionadas a um quadro alérgico. Essa reação alérgica pode ser procedente de alergia ao material da máscara, ou acúmulo de oleosidade da pele, na máscara.

A primeira solução é higienizar todos os dias a almofada – a parte de silicone que tem contato com o rosto. Se isso não funcionar, tente usar uma máscara de material diferente do que está utilizando, ou um modelo de máscara para CPAP que tenha mínimo contato com a pele.

Congestão nasal e dores de cabeça

Acordar com dor de cabeça e congestão nasal após uma noite com o CPAP, pode ser resultado da falta de troca do filtro de ar do CPAP, falta de higiene dos acessórios, ou pressão de tratamento acima do ideal para tratar a apneia do sono.

A pressão de tratamento acima do ideal e sinusite podem levar a congestão nasal e dores de cabeça ao acordar. É necessário procurar o médico para fazer um tratamento de sinusite, caso você tenha. Não ignore um problema persistente, pois as infecções podem se espalhar e piorar sem medicação como antibióticos ou antivirais.

Pode levar algum tempo até que se adapte a máscara para CPAP. Nem todas as pessoas que tem apneia do sono vão ter uma experiência de noite perfeita no processo de adaptação ao CPAP. Se você estiver com dificuldades de se adaptar, complemente a terapia utilizando acessórios que vão trazer conforto ao seu sono, e que aliviem incômodos.

A CPAPS conta com um time de especialistas que podem te orientar e te ajudar. Se você precisar de esclarecimentos ou suporte, acesse o chat online no site www.cpaps.com.br, ou ligue para 0800 601 9922. Você ainda pode fazer contato pelo Whatsapp, clicando aqui.

Separamos outros conteúdos que podem te interessar:

Como funciona a vedação na máscara para apneia?
3 Dicas para uma boa adaptação com máscara para apneia

Dicas para adaptação ao tratamento com CPAP

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook