Blog CPAPS

Dicas para higiene correta do CPAP, máscara e acessórios

cpap-limpeza
  • CPAPS
  • 23 de abril de 2018

Higienizar o CPAP é algo essencial no tratamento da apneia do sono. Pois se o CPAP e seus acessórios não estiverem com os cuidados especiais, pode desencadear problemas respiratórios. Além disso, impacta na eficácia  da terapia e garantia da vida útil dos aparelhos . A seguir compartilhamos algumas medidas simples para conservar seu CPAP. Veja!

Como limpar o CPAP

A limpeza do aparelho CPAP é muito simples! Apenas passe um pano úmido por toda a superfície do equipamento para remover a poeira. É ideal que isso seja com o cabo de energia desconectado da tomada para evitar risco de acidentes. Nunca use produtos abrasivos, como álcool, alvejantes e afins.

 

Filtros do filtro de CPAP

A troca de filtros é fundamental para que você respire um ar limpo e também para evitar o acúmulo de poeira, fungos e bactérias no interior do aparelho. A maioria dos aparelhos precisa de apenas um filtro de ar branco, que facilita a visualização da sujeira. Esse filtro nunca deve ser lavado e sim substituído por um novo a cada 30 dias ou de acordo com as orientações do fabricante no manual do produto. Alguns modelos de CPAP e BiPAP requerem o uso de dois filtros diferentes: um de espuma e outro filtro ultrafino branco. O filtro de espuma deve ser lavado com água morna e sabão neutro a cada 15 dias. Já o filtro de ar branco deve ser substituído. Recoloque o filtro de espuma somente quando ele estiver completamente seco, já que a umidade pode danificar o funcionamento do aparelho.

Tubo de ar do CPAP

O tubo de ar, também chamado de traqueia, deve ser lavado diariamente com água morna e sabão neutro. Se você tem o hábito de tomar banho pela manhã, pode fazer isso no chuveiro. Use uma escova específica para limpar completamente o interior do tubo. Depois de pendure o tubo de ar pelo meio, assim a água vai escorrer pelos dois lado e a secagem será mais rápida.

 

Máscara para CPAP: Atenção especial com a higiene

A máscara para CPAP deve ser desmontada em partes separadas (almofada, fixador e armação) conforme orientações contidas no manual do produto. Além de facilitar a limpeza, cada parte da máscara demanda um cuidado diferente. Embora a maneira de higienizar seja similar, é importante ficar atento a frequência ideal para limpar cada parte.

Almofada

A almofada da sua máscara deve ser lavada todos os dias com água morna e sabão neutro. Essa é a parte da máscara que fica em contato direto com o rosto. Portanto, absorve a oleosidade da pele, um dos principais fatores de deterioração do produto e foco de germes e bactérias.

Limpe a almofada com sabonete neutro e água morna (cerca de 30º). Esfregue a almofada delicadamente com os dedos para remover a sujeira. Enxague completamente com água corrente. Certifique-se de que toda oleosidade foi removida, pois o acúmulo de resíduos da pele pode afetar a aderência do material a pele e provocando fuga de ar durante o sono. Deixe a almofada em cima de uma toalha limpa para secar naturalmente longe da luz solar.

Fixador

O fixador da máscara deve ser lavado à mão com água morna e sabão neutro uma vez por semana. Nunca coloque o fixador na máquina de lavar roupas, mas se preferir, o fixador pode ser lavado na máquina de lavar-louças no ciclo delicado. Neste caso, certifique-se de prender os velcros em suas respectivas tiras.

Coloque o fixador para secar naturalmente em cima de uma toalha limpa, de preferência em local arejado sem contato direto com o sol, já que a exposição aos raios solares pode danificar o material do acessório.

Armação e outras partes

A armação – estrutura da máscara que recebe a almofada e o fixador, deve ser lavada diariamente da mesma forma que a almofada. Sua máscara pode conter outros componentes como presilhas, clipes e cotovelo. Todas essas peças também devem ser lavadas com água morna e sabão neutro. Os respiradouros são pequenos furos no cotovelo ou armação da máscara pode onde sai o ar expirado. Eles devem ser lavados com uma escova de cerdas macias, podendo ser uma escova de dentes destinada somente para essa finalidade. Deixe todas as partes secando em cima de uma toalha limpa, em ambiente arejado e longe da luz solar.

 

Higienização interna do CPAP

A higienização interna do CPAP é um procedimento que deve ser feito apenas por um técnico capacitado, pois necessita de equipamentos específicos e implica na acessibilidade direta ao maquinário do seu CPAP. A higienização do CPAP remover a sujeira e microrganismos que acumulam nos componentes internos. Durante a higienização, também é removida possível oxidação da placa, e/ou formação de abrigos de insetos, que se apropriam do ambiente escuro, abafado e seguro que o CPAP oferece.

 

Sinais de que o CPAP precisa de higienização interna

Para preservar o bom funcionamento do equipamento, é ideal que seja higienizado ao menos uma vez ao ano. Entretanto, nem todas as pessoas tem acesso fácil a um profissional que faça essa limpeza, ou, nem ao menos sabem que a higienização de CPAP existe e precisa ser feita. Consequentemente, é comum que usuários de CPAP passem 5 e até 10 anos sem fazer a limpeza do seu dispositivo.

O uso do CPAP sem higienização interna por um longo período pode trazer complicações na saúde respiratória. Tosse, coriza, quadros alérgicos e sinusite podem ser desencadeados por aparelhos que estão sujos internamente. Além disso,  o acúmulo de sujeira pode sobrecarregar o funcionamento do motor e plena eficácia das peças, provocando:

  • Ruídos leves e intensos

  • Diminuição do fluxo de ar

  • Fluxo de ar quente

  • Mal odor no fluxo de ar

  • Ressecamento na boca e nariz

Agora você pode contratar o serviço de higienização do CPAP diretamente no site www.cpaps.com.br. Basta clicar aqui.

Se você precisa de mais informações ou quer saber mais como cuidar da sua saúde respiratória, acompanhe outros conteúdos abaixo e saiba mais sobre os equipamentos para o tratamento da apneia do sono!

TROCA, MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ACESSÓRIOS

FILTRO PARA CPAP: A IMPORTÂNCIA DA TROCA

RESSECAMENTO NASAL COM CPAP: DICA, TRUQUES E PRODUTOS

FIXADOR PARA MÁSCARA DE CPAP: COMO USAR E HIGIENIZAR

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Dicas para higiene correta do CPAP, máscara e acessórios' 21 Comentários

  1. 23 de julho de 2018 @ 03:16

    A almofada da máscara oronasal pode ser trocada? A almofada, após alguns minutos de uso, não adere mais à pele, o que permite a fuga de ar.

    • 27 de julho de 2018 @ 11:39

      Olá Jeane! Obrigada pelo contato conosco.
      Se a sua máscara possibilita a troca da almofada, significa que você pode substituir por uma nova.
      A perda de aderência da almofada à pele está relacionado ao desgaste do material, que é decorrente do próprio uso.

      Se precisar de ajuda, pode contar conosco, estamos à sua disposição!
      Equipe CPAPS

  2. 5 de setembro de 2018 @ 19:19

    Precisa mandar o cpap para a assistência técnica proceder limpeza dentro do aparelho?

    • 6 de setembro de 2018 @ 17:08

      Olá Fátima! Sim, a higiene interna do CPAP precisa ser feita por um técnico especialista e capacitado.
      A senhora está em que estado e cidade? Podemos verificar se temos uma loja mais próxima da sua casa, para que possamos receber o seu equipamento.
      Aguardamos o seu retorno e nos colocamos à sua disposição! Equipe CPAPS

  3. 6 de setembro de 2018 @ 16:09

    O que é o filtro branco? O tubo que conecta na máscara?

  4. 11 de setembro de 2018 @ 16:55

    quero saber como fazer para higienizar ( manutenção ) do aparelho . posso fazer sozinho ou tem que ser em local especializado ?

    se for em local especializado existe isso em uberaba ?

    • 19 de setembro de 2018 @ 15:32

      Olá Fernando! A higienização interna do equipamento deve ser feita por um técnico especialista.
      Não conhecemos assistência técnica em Uberaba, mas o senhor pode solicitar o serviço através de nossa sala comercial que fica em Ribeirão Preto-SP.
      Eles podem intermediar o envio do equipamento para o técnico de manutenção de CPAP da nossa empresa.
      O contato é (16) 3441-0976

      Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição!
      Equipe CPAPS

  5. 12 de setembro de 2018 @ 14:53

    O que é o fixador da máscara para CPAP? Qual o período aconselhável para troca das mangueiras e demais acessórios que compõem a mascara? E qual a periodicidade para fazer a limpeza interna do CPAP? Quais os endereços de assistência técnica em Belém-Pá?

    • 19 de setembro de 2018 @ 15:39

      Olá Wanderson!
      Fixador da máscara de CPAP são as cintas de prendem a máscara na cabeça, e devem ser trocadas no período de 12 meses.
      O tubo/mangueira, deve ser trocado anualmente, ou antes, se apresentar alguma avaria.
      A almofada da máscara (peça macia de silicone ou gel) que toca o rosto, precisa ser substituída no período entre 6 e 8 meses.

      A limpeza interna do CPAP deverá ser feita a cada 3 anos. E anualmente, caso o usuário não faça a troca regular dos filtros.
      Infelizmente não temos conhecimento de assistência técnica em Belém, mas em breve a CPAPS disponibilizará do serviço de higienização, e você poderá enviar seu CPAP para a nossa unidade de Vila Velha-ES.

      Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS

  6. 13 de setembro de 2018 @ 10:16

    O que é a almofada da máscara?

    • 19 de setembro de 2018 @ 15:41

      Olá Maria Celeste!
      A almofada da máscara é a peça macia (geralmente de silicone ou gel), que toca o rosto durante a terapia, para proporcionar a vedação.
      Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição!
      Equipe CPAPS

  7. 8 de janeiro de 2019 @ 13:38

    Sou portador da apnéia obstrutiva do sono, grau severo, são 31 roncos por hora. Fiz os 2 exames que comprovaram à síndrome, polissonografia normal e à polissonografia com intitulação de cpap. Uso cpap desde 2012 e queria fazer uma manutenção nele, limpeza etc. Sou do Rio de Janeiro e queria saber se há alguma assistência técnica de vocês que faça à manutenção, grato pelo retorno da resposta.

    • 8 de janeiro de 2019 @ 16:58

      Olá Sr. Leandro! Tudo bem?
      A higienização do seu aparelho é realmente muito importante para manter a qualidade da sua terapia do sono. Principalmente para quem tem uma apneia com grau elevado, como o senhor.
      Nós fazemos manutenção e higienização sim. Entre em contato através da nossa central de atendimentos para maiores informações: 0800 601 9922.
      Um forte abraço!

  8. 18 de abril de 2019 @ 13:18

    Boa tarde

    Possuo um CPAP resmed S¨6 e outro TANGO, existe na cidade do Rio de Janeiro assistencia técnica para higienização destes modelos
    Qual o tempo de vida util para um aparelho ?

    • 18 de abril de 2019 @ 14:17

      Boa tarde Enio! Tudo bem?
      No RJ eu não conheço algum local que faça esse tipo de serviço.
      Mas nós fazemos, aqui na empresa.
      Enviei em seu e-mail maiores informações..
      Tenha um ótimo feriado e uma feliz Páscoa!

  9. 15 de julho de 2019 @ 07:27

    Moro em Belo Horizonte. Para onde posso enviar o CPAP de meu marido para higienizaçao?

    • 15 de julho de 2019 @ 09:23

      Bom dia Maria Lúcia! Tudo bem?
      Em Minas, não conhecemos nenhum lugar para te indicar, mas enviamos em seu e-mail algumas informações para que o serviço seja feito aqui mesmo, na CPAPS 😉

  10. 13 de agosto de 2019 @ 10:41

    Olá bom dia!
    Gostaria de saber onde posso fazer a limpeza do meu equipamento em Caxias do Sul ou Bento Gonçalves (RS).

    Gratidão!

    • 13 de agosto de 2019 @ 15:01

      Olá Samuel! Tudo bem? Em sua região não conhecemos um local que faça esse tipo de serviço, mas é possível enviar o seu aparelho para nós!
      Maiores informações no 0800 601 9922 🙂

  11. 11 de maio de 2020 @ 20:30

    Bom dia, onde encontro local para fazer a higienização do meu aparelho RESMED S9 Elite ? Estou em SP, capital. Grato.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook