Blog CPAPS

Higienize corretamente seu CPAP e os acessórios com nossas dicas!

cpap-limpeza
  • CPAPS
  • 23 de abril de 2018

Higienizar o CPAP é algo essencial no tratamento da apneia do sono. Pois se o CPAP e seus acessórios não estiverem com os cuidados especiais, pode desencadear problemas respiratórios. Além disso, impacta na eficácia  da terapia e garantia da vida útil dos aparelhos . A seguir compartilhamos algumas medidas simples para conservar seu CPAP. Veja!

Como limpar o CPAP?

A limpeza superficial do CPAP é muito simples de ser feita! Passe um pano úmido por toda a superfície do equipamento. É ideal que isso seja feito diariamente, até na superfície que o equipamento fica, pois previne a aglomeração de poeira e sua absorção quando estiver em funcionamento, além de garantir que o dispositivo fique bem conservado.

Máscara para CPAP: Atenção especial a higiene

A máscara para CPAP pode ser desmontada em peças separadas que facilita a higienização, sendo que cada uma demanda um cuidado diferente. Embora a maneira de higienizar seja similar, é importante ficar atento a frequência dessa limpeza e os produtos que serão utilizados nela.

Almofada

A almofada da sua máscara para CPAP deve ser lavada diariamente com água morna e sabão neutro! A almofada é a peça macia, feita de silicone ou gel, e que tem contato direto com a sua pele. Portanto, faz com que ela seja um dos principais focos de bactérias e germes.

Limpe a almofada da máscara para CPAP com sabonete neutro e enxague com água corrente até que fique completamente limpa. Certifique de que toda oleosidade foi removida, pois o acúmulo de resíduos da pele pode afetar a aderência do material a pele, provocando fuga de ar durante o sono.

Fixador

O fixador da máscara para CPAP deve ser lavado a mão utilizando água e sabão neutro, assim como a almofada. A limpeza dessa peça pode ser feitas semanalmente, mas atenção à secagem! As peças de tecido, como a fixação da máscara, devem ser deixadas em um local arejado sem contato direto com o sol, já que a exposição aos raios solares pode danificar o material do acessório.

Jamais coloque o fixador em máquina de lavar roupas, pois o ciclo de limpeza da máquina danifica as fibras do tecido do fixador, levando ao desgaste precoce e até deterioração do material.

Acessórios da máscara para CPAP

Além da almofada e do fixador, a estrutura da máscara para CPAP também é composta por armação, presilha, clipes e cotovelo. Todas essas peças devem ser lavadas com água morna e sabonete suave. Evitando sempre de usar as peças ainda úmidas, para manter a terapia sempre livre de aglomeração de bactérias.

Limpeza do filtro de CPAP

Alguns aparelhos CPAP possuem dois filtros: o de espuma e o filtro branco. O primeiro deve ser lavado com água e sabão neutro a cada 15 dias. Tenha bastante cuidado quando for recolocar a peça no CPAP, já que isso só pode ser feito quando ela estiver totalmente seca. O filtro branco é descartável e deve ser trocado a cada mês.

Higienização interna do CPAP

A higienização interna do CPAP é um procedimento que deve ser feito apenas por um técnico capacitado. Pois a limpeza interna implica na acessibilidade direta ao maquinário do seu CPAP. A higienização do CPAP implica em  remover  poeira e microrganismos das peças internas que podem estar provocando tosse, coriza e até desencadeando quadros alérgicos e sinusite.

Nessa higienização, também é removido possível oxidação da placa, e/ou formação de abrigos de insetos, que se apropriam do ambiente seco, escuro, abafado e seguro que o CPAP oferece, quando os cuidados primordiais não são seguidos.

Sinais de que o CPAP precisa de higienização interna

Preferencialmente, para preservar o bom funcionamento do equipamento, é ideal que seja higienizado ao menos uma vez ao ano. Entretanto, nem todas as pessoas tem acesso fácil a um profissional que faça essa limpeza, ou, nem ao menos sabem que a higienização de CPAP existe e precisa ser feita. Consequentemente, é comum que usuários de CPAP passem 5 e até 10 anos sem fazer a limpeza do seu dispositivo.

O uso do CPAP sem higienização interna por um longo período pode trazer complicações na saúde respiratória, além de influenciar no funcionamento do dispositivo. O acúmulo de poeira pode sobrecarregar o funcionamento do motor e plena eficácia das peças, provocando:

  • Ruídos intensos

  • Diminuição do fluxo de ar

  • Fluxo de ar quente

  • Tosse, coriza e alergias

Se você precisa de mais informações ou quer saber mais como cuidar da sua saúde respiratória, acompanhe outros conteúdos abaixo e saiba mais sobre os equipamentos para o tratamento da apneia do sono!

TROCA, MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ACESSÓRIOS

FILTRO PARA CPAP: A IMPORTÂNCIA DA TROCA

RESSECAMENTO NASAL COM CPAP: DICA, TRUQUES E PRODUTOS

FIXADOR PARA MÁSCARA DE CPAP: COMO USAR E HIGIENIZAR

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Higienize corretamente seu CPAP e os acessórios com nossas dicas!' 20 Comentários

  1. 23 de julho de 2018 @ 03:16

    A almofada da máscara oronasal pode ser trocada? A almofada, após alguns minutos de uso, não adere mais à pele, o que permite a fuga de ar.

    • 27 de julho de 2018 @ 11:39

      Olá Jeane! Obrigada pelo contato conosco.
      Se a sua máscara possibilita a troca da almofada, significa que você pode substituir por uma nova.
      A perda de aderência da almofada à pele está relacionado ao desgaste do material, que é decorrente do próprio uso.

      Se precisar de ajuda, pode contar conosco, estamos à sua disposição!
      Equipe CPAPS

  2. 5 de setembro de 2018 @ 19:19

    Precisa mandar o cpap para a assistência técnica proceder limpeza dentro do aparelho?

    • 6 de setembro de 2018 @ 17:08

      Olá Fátima! Sim, a higiene interna do CPAP precisa ser feita por um técnico especialista e capacitado.
      A senhora está em que estado e cidade? Podemos verificar se temos uma loja mais próxima da sua casa, para que possamos receber o seu equipamento.
      Aguardamos o seu retorno e nos colocamos à sua disposição! Equipe CPAPS

  3. 6 de setembro de 2018 @ 16:09

    O que é o filtro branco? O tubo que conecta na máscara?

  4. 11 de setembro de 2018 @ 16:55

    quero saber como fazer para higienizar ( manutenção ) do aparelho . posso fazer sozinho ou tem que ser em local especializado ?

    se for em local especializado existe isso em uberaba ?

    • 19 de setembro de 2018 @ 15:32

      Olá Fernando! A higienização interna do equipamento deve ser feita por um técnico especialista.
      Não conhecemos assistência técnica em Uberaba, mas o senhor pode solicitar o serviço através de nossa sala comercial que fica em Ribeirão Preto-SP.
      Eles podem intermediar o envio do equipamento para o técnico de manutenção de CPAP da nossa empresa.
      O contato é (16) 3441-0976

      Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição!
      Equipe CPAPS

  5. 12 de setembro de 2018 @ 14:53

    O que é o fixador da máscara para CPAP? Qual o período aconselhável para troca das mangueiras e demais acessórios que compõem a mascara? E qual a periodicidade para fazer a limpeza interna do CPAP? Quais os endereços de assistência técnica em Belém-Pá?

    • 19 de setembro de 2018 @ 15:39

      Olá Wanderson!
      Fixador da máscara de CPAP são as cintas de prendem a máscara na cabeça, e devem ser trocadas no período de 12 meses.
      O tubo/mangueira, deve ser trocado anualmente, ou antes, se apresentar alguma avaria.
      A almofada da máscara (peça macia de silicone ou gel) que toca o rosto, precisa ser substituída no período entre 6 e 8 meses.

      A limpeza interna do CPAP deverá ser feita a cada 3 anos. E anualmente, caso o usuário não faça a troca regular dos filtros.
      Infelizmente não temos conhecimento de assistência técnica em Belém, mas em breve a CPAPS disponibilizará do serviço de higienização, e você poderá enviar seu CPAP para a nossa unidade de Vila Velha-ES.

      Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS

  6. 13 de setembro de 2018 @ 10:16

    O que é a almofada da máscara?

    • 19 de setembro de 2018 @ 15:41

      Olá Maria Celeste!
      A almofada da máscara é a peça macia (geralmente de silicone ou gel), que toca o rosto durante a terapia, para proporcionar a vedação.
      Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição!
      Equipe CPAPS

  7. 8 de janeiro de 2019 @ 13:38

    Sou portador da apnéia obstrutiva do sono, grau severo, são 31 roncos por hora. Fiz os 2 exames que comprovaram à síndrome, polissonografia normal e à polissonografia com intitulação de cpap. Uso cpap desde 2012 e queria fazer uma manutenção nele, limpeza etc. Sou do Rio de Janeiro e queria saber se há alguma assistência técnica de vocês que faça à manutenção, grato pelo retorno da resposta.

    • 8 de janeiro de 2019 @ 16:58

      Olá Sr. Leandro! Tudo bem?
      A higienização do seu aparelho é realmente muito importante para manter a qualidade da sua terapia do sono. Principalmente para quem tem uma apneia com grau elevado, como o senhor.
      Nós fazemos manutenção e higienização sim. Entre em contato através da nossa central de atendimentos para maiores informações: 0800 601 9922.
      Um forte abraço!

  8. 18 de abril de 2019 @ 13:18

    Boa tarde

    Possuo um CPAP resmed S¨6 e outro TANGO, existe na cidade do Rio de Janeiro assistencia técnica para higienização destes modelos
    Qual o tempo de vida util para um aparelho ?

    • 18 de abril de 2019 @ 14:17

      Boa tarde Enio! Tudo bem?
      No RJ eu não conheço algum local que faça esse tipo de serviço.
      Mas nós fazemos, aqui na empresa.
      Enviei em seu e-mail maiores informações..
      Tenha um ótimo feriado e uma feliz Páscoa!

  9. 15 de julho de 2019 @ 07:27

    Moro em Belo Horizonte. Para onde posso enviar o CPAP de meu marido para higienizaçao?

    • 15 de julho de 2019 @ 09:23

      Bom dia Maria Lúcia! Tudo bem?
      Em Minas, não conhecemos nenhum lugar para te indicar, mas enviamos em seu e-mail algumas informações para que o serviço seja feito aqui mesmo, na CPAPS 😉

  10. 13 de agosto de 2019 @ 10:41

    Olá bom dia!
    Gostaria de saber onde posso fazer a limpeza do meu equipamento em Caxias do Sul ou Bento Gonçalves (RS).

    Gratidão!

    • 13 de agosto de 2019 @ 15:01

      Olá Samuel! Tudo bem? Em sua região não conhecemos um local que faça esse tipo de serviço, mas é possível enviar o seu aparelho para nós!
      Maiores informações no 0800 601 9922 🙂

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook