Você já ouviu os termos subida ou rampa do aparelho CPAP? É uma função comum a todos os dispositivos, que permite começar o tratamento com uma pressão menor que vai aumentando gradativamente até atingir a pressão de tratamento programada. Quer entender mais sobre como funciona a rampa no CPAP?
Veja também: CPAP: como escolher o ideal para o tratamento?
O que é rampa no CPAP?
A função de rampa no CPAP, que dependendo do fabricante recebe o nome de subida, é uma característica comum a todos os equipamentos e serve para facilitar o início do tratamento, quando o paciente está adormecendo. Segundo o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, a rampa é usada quando o paciente deseja iniciar o tratamento com uma pressão mais confortável.
“Dessa forma, o dispositivo inicia com uma pressão mais leve, para o momento em que o usuário ainda está adormecendo. Depois, essa pressão vai aumentando gradativamente até atingir a pressão de tratamento programada ideal para aquele usuário. É um recurso de conforto muito utilizado por quem tem dificuldade em se adaptar ao uso do aparelho CPAP”, completa o especialista.
Na maioria dos aparelhos CPAP é possível configurar a pressão inicial da rampa e o tempo de rampa entre 5 e 45 minutos. O ideal é programá-la, de acordo com o tempo que o usuário demora para dormir.
Adaptação ao CPAP: quais outros métodos podem ajudar?
Como explicamos, a rampa no CPAP é uma ótima alternativa para quem tem dificuldade para se adaptar ao aparelho CPAP. Para te ajudar, selecionamos mais 3 dicas que vão facilitar a adaptação ao dispositivo:
- Utilize o CPAP quando estiver acordado: caso você tenha um tempo livre durante o dia, aproveite para utilizar o aparelho CPAP. Isso vai ajudá-lo a habituar-se ao uso da máscara e se sentir mais familiarizado ao dispositivo na hora de dormir. Pode ser enquanto está deitado, assistindo televisão ou lendo um livro!
- Atenção à higiene da máscara: a manutenção correta da máscara de CPAP facilita o ajuste e a vedação, que são fundamentais para uma boa adaptação e eficiência do tratamento. Aqui no blog da CPAPS, você confere 3 dicas para limpar e cuidar da sua máscara para CPAP.
- Invista em um umidificador: se o seu incômodo está relacionado a congestão nasal, o umidificador é uma boa alternativa. O dispositivo aumenta a quantidade de umidade no ar inspirado, ajudando a neutralizar sintomas como garganta seca e ressecamento do nariz.
Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
CPAP: 3 sinais de que é hora de trocar o seu!
Como fazer a limpeza da máscara e do seu CPAP
4 dicas para uma boa adaptação ao seu CPAP
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F