O BiPAP funciona imitando a respiração natural e padrão do usuário. A partir de uma configuração pré-definida pelo médico ou administrador do aparelho, que define a capacidade respiratória na inspiração (IPAP) e expiração (EPAP).
Assim como o CPAP, o BiPAP envia fluxo de ar para manter as vias respiratórias abertas. Embora tenha uma maneira semelhante de funcionar, sua dupla configuração de pressão, faz do aparelho BiPAP um dispositivo superior.
Como o BiPAP funciona na terapia respiratória
Resumidamente, o BiPAP funciona enviando fluxo de ar com pressão alternada entre inspiração (mais ar) e expiração (menos ar). Consequentemente, esse recurso permite acompanhar a respiração natural, para evitar a apneia e o ronco.
Basicamente, existem três situações em que o BiPAP atua:
- Restrições na respiração
- Pressão de tratamento elevada
- Muito desconforto com CPAP.
Restrições na respiração
Algumas pessoas precisam de suplementação de oxigênio para manter a estabilidade dos níveis de oxigênio no organismo. O uso do BiPAP ajuda a eliminar a quantidade de óxido de carbono, além disso, mantém a respiração adequada durante o dia (se for necessário), e principalmente durante o sono.
O BiPAP funciona também como um equipamento de suporte ventilatório as pessoas que têm alguma doença pulmonar. Alguns modelos de BiPAP contém tecnologia que oferece a possibilidade de ajudar as pessoas que tem respiração espontânea, mas sofrem com dispneia, a ter um padrão respiratório estável, por exemplo.
Pressão de tratamento elevada
O funcionamento do BiPAP para pressão de tratamento elevada é muito simples: com o fluxo de ar forte, a pessoa precisa se esforçar para expirar, o que traz desconforto, a dificuldade de se adaptar e provavelmente o abandono da terapia. O BiPAP permite configurar um nível de pressão mais fraco na expiração, para que o usuário exale confortavelmente, como na respiração natural.
Sinteticamente, essa pressão de tratamento varia de uma pessoa para outra, pois ela está relacionada ao grau de obstrução das vias respiratórias aéreas (narinas, faringe, laringe e traqueia) de cada um.
Muito desconforto com CPAP
Usar o CPAP com uma pressão entre 17 e 20cmH2O pode ser desconfortável para quem precisa desse nível pressórico. Nessa situação, o BiPAP se torna a opção mais viável, devido as opções de configuração de conforto.
Isso é muito comum em pessoas que tem acúmulo de tecido adiposo em torno do pescoço ou a alguma anormalidade no relaxamento dos músculos durante o sono.
Felizmente, muitos problemas relacionados a apneia do sono e o seu tratamento, podem ser resolvidos com alguns ajustes ou adaptações. Não deixe de consultar o profissional que faz o acompanhamento do seu tratamento ou com a nossa equipe, através da Central de Atendimento 0800 601 9922 ou pelo Whatsapp (27)3045-0605.
Lembre-se, tratar a apneia do sono é um compromisso a longo prazo. É importante fazer ajustes periodicamente, para manter o seu conforto e eficácia da terapia.
- Existem cirurgias para apneia do sono? - 22 de fevereiro de 2021
- CPAP: Qual o custo-benefício no tratamento da apneia do sono? - 25 de janeiro de 2021
- Quais são os tipos de apneia do sono? - 5 de janeiro de 2021