Leia também: Apneia do sono acelera o envelhecimento
BiPAP: o que é e como funciona
O BiPAP é um aparelho voltado para a terapia respiratória que funciona imitando a respiração natural e padrão do paciente. Por meio de uma configuração pré-definida pelo médico do sono ou administrador do aparelho, será definida a capacidade respiratória na inspiração (IPAP) e expiração (EPAP).
Da mesma forma que o CPAP, o BiPAP envia fluxo de ar positivo para as vias aéreas a fim de mantê-las abertas durante o sono. Contudo, embora tenha uma maneira semelhante de funcionamento, sua dupla configuração de pressão torna o aparelho BiPAP um dispositivo superior e indicado para casos mais específicos de terapia respiratória.
+ O que é BiPAP? Conheça suas principais funções!
BiPAP: como funciona na terapia respiratória
Resumidamente, o BiPAP funciona enviando fluxo de ar com pressão alternada entre inspiração (mais ar) e expiração (menos ar). A principal função deste equipamento é simular a respiração natural do paciente, visto que ele funciona a dois níveis de pressão.
Essa característica de pressão binível é uma das principais diferenças entre um CPAP e BiPAP, já que o aparelho CPAP conta com um nível apenas. Contudo, o BiPAP é um aparelho indicado para tratamentos mais específicos. Basicamente, existem três situações em que o BiPAP atua:
Restrições na respiração
Algumas pessoas precisam de suplementação de oxigênio para manter a estabilidade dos níveis de oxigênio no organismo. O uso do BiPAP ajuda a eliminar a quantidade de óxido de carbono, além disso, mantém a respiração adequada durante o dia (se for necessário), e principalmente durante o sono.
O BiPAP funciona também como um equipamento de suporte ventilatório para as pessoas que têm alguma doença pulmonar. Alguns modelos de BiPAP contém tecnologia que oferece a possibilidade de ajudar as pessoas que têm respiração espontânea, mas sofrem com dispneia, a ter um padrão respiratório estável, por exemplo.
Pressão de tratamento elevada
O funcionamento do BiPAP para pressão de tratamento elevada é muito simples: com o fluxo de ar forte, a pessoa precisa se esforçar para expirar, o que traz desconforto, a dificuldade de se adaptar e provavelmente o abandono da terapia. O BiPAP permite configurar um nível de pressão mais fraco na expiração, para que o usuário exale confortavelmente, como na respiração natural.
Sinteticamente, essa pressão de tratamento varia de uma pessoa para outra, pois ela está relacionada ao grau de obstrução das vias respiratórias aéreas (narinas, faringe, laringe e traqueia) de cada um.
Muito desconforto com CPAP
Usar o CPAP com uma pressão entre 17 e 20cmH2O pode ser desconfortável para quem precisa desse nível pressórico. Nessa situação, o BiPAP se torna a opção mais viável, devido às opções de configuração de conforto. Isso é muito comum em pessoas que têm acúmulo de tecido adiposo em torno do pescoço ou alguma anormalidade no relaxamento dos músculos durante o sono.
3 aparelhos BiPAP que você precisa conhecer
Agora que você já conhece melhor o BiPAP e como esse aparelho funciona durante o tratamento da apneia do sono e diversas doenças pulmonares, vamos falar sobre aparelhos que você precisa conhecer. Continue a leitura e confira agora mesmo 3 BiPAPs top de linha para você utilizar no seu tratamento.
1. BPAP Dreamstar Duo Evolve + umidificador – Sefam
O BPAP Dreamstar Duo Evolve, da marca Sefam, é um aparelho binível que veio com otimizações pensadas para garantir mais conforto e aderência ao tratamento contra a apneia do sono e doenças pulmonares.
Este equipamento garante uma adaptação mais rápida ao tratamento e entrega um sistema que detecta os níveis de apneia e hipopneia do paciente, ajudando a melhorar a performance do usuário e relatando os dados para o profissional que acompanha o tratamento.
2. BPAP Multi + umidificador – Yuwell
No caso do BPAP Multi, produzido pela Yuwell, temos um equipamento que se caracteriza por ser um ventilador mecânico não invasivo que foi desenvolvido especialmente para pacientes adultos que necessitam realizar o tratamento contra a insuficiência respiratória crônica, seja ela ocasionada por doenças respiratórias ou neuromusculares.
O BPAP Multi entrega cinco opções diferentes de modos de ventiladores. Assim, o equipamento pode atender a diversas circunstâncias e possíveis agravamentos futuros do problema.
3. BPAP ResMart T-25t GII + Umidificador – BMC
Como mais uma ótima opção para o seu tratamento, o BPAP ResMart T-25t GII, da BMC, é um aparelho muito fácil de se usar. Além disso, esse equipamento entrega tecnologias de sensores que se ajustam enquanto você dorme. Outro ponto importante a se ressaltar é que o ResMart T-25t GII entrega um relatório que te ajuda na melhoria do desempenho do seu tratamento.
Viva melhor com a CPAPS!
Agora que você já conhece a importância do BiPAP para a terapia respiratória, o que acha de descobrir novas maneiras de cuidar da sua saúde todos os dias? A CPAPS é referência no tratamento da apneia do sono e tem um blog com dicas diárias para cuidar do seu bem-estar como um todo!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes sobre qualidade do sono e qualidade de vida! Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!
Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
Esclerose Lateral Amiotrófica: como BiPAP pode ajudar?
Manutenção do BiPAP: 5 dicas para um tratamento mais eficaz
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
18 comentários