imagem que representa o envelhecimento causado pela apneia

Apneia do sono acelera o envelhecimento

Tempo de leitura 2 minutos

Você sabia que a apneia do sono pode acelerar o envelhecimento? Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo, essa condição não apenas interfere na qualidade do sono, mas também pode impactar diretamente na sua saúde a longo prazo.

Quer entender como isso acontece e, mais importante, como o uso do CPAP pode ser uma solução eficaz? Descubra todos os detalhes com a  CPAPS. Boa leitura!

Leia também – Como a qualidade do sono afeta a percepção da idade

A Relação Entre Apneia do Sono e Envelhecimento

A apneia do sono é uma condição em que a respiração de uma pessoa é repetidamente interrompida durante o sono. Esses episódios de interrupção respiratória podem causar uma série de problemas de saúde, incluindo hipertensão, doenças cardíacas e diabetes. Mas, o que muitos não sabem é que a apneia do sono também pode acelerar o processo de envelhecimento.

É o que descobriu um estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Publicada no periódico Sleep, a pesquisa revelou que a apneia do sono acelera a redução dos telômeros, que são estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomos e que protegem o material genético. Quando esses telômeros encurtam demais, a célula perde a capacidade de se multiplicar, resultando no envelhecimento. O estudo acompanhou 46 homens, na faixa etária de 60 anos, e que tinham apneia do sono de moderada à grave. 

Os pesquisadores, porém, encontraram também uma solução que desacelera o envelhecimento dos pacientes . 

Pesquisa comprova que CPAP ajuda a prevenir o envelhecimento provocado pela apneia 

Os pesquisadores da Unifesp dividiram os participantes da pesquisa em dois grupos: um grupo usou o CPAP para dormir e o outro usou um aparelho semelhante, mas que vazava o ar, atrapalhando o efeito terapêutico. 

Os resultados mostraram que o uso do CPAP reduziu os níveis de marcadores biológicos no sangue, associados à inflamação e ao estresse oxidativo, que aceleram o encurtamento dos telômeros, prevenindo a aceleração do envelhecimento. 

+Leia mais: CPAP: o que é e como funciona?

Mais benefícios do Uso do CPAP na Prevenção do Envelhecimento

  • Melhoria na Qualidade do Sono: O CPAP fornece um fluxo constante de ar durante o sono, permitindo um sono profundo e contínuo.
  • Redução de Despertares Noturnos: Menos interrupções durante a noite significam um descanso completo e reparador.
  • Prevenção de Problemas de Saúde: Ao melhorar a qualidade do sono, o CPAP também contribui para a redução de riscos associados a doenças cardiovasculares e metabólicas.
  • Regeneração Celular: Com um sono de qualidade, o corpo tem mais capacidade de se regenerar, combatendo os sinais de envelhecimento precoce.

Encontre o seu CPAP ideal na CPAPS!  

Se você sofre de apneia do sono e está preocupado com os efeitos do envelhecimento, a CPAPS oferece uma ampla gama de aparelhos CPAP, além de máscaras e todos os acessórios necessários para tornar o seu tratamento completo e mais confortável! 

A CPAPS é referência na América Latina e vai te ajudar a ter uma vida mais tranquila. Visite nosso site e descubra como os produtos da CPAPS podem transformar suas noites de sono e, consequentemente, sua saúde.

Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!

CPAP vs. BiPAP: descubra qual é o ideal para você

Como me adaptar ao CPAP?

Sono é mais importante para a saúde do coração que os exercícios

Fonte: Viva Bem – Portal Uol 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *