Hipersonia: causa, tratamento e sua relação com apneia do sono

Você conhece alguém que dorme bastante e, ainda assim, continua cansada e com muito sono? Esses sintomas podem caracterizar a hipersonia, um distúrbio do sono raro que é caracterizado pelo sono excessivo. No post de hoje, a CPAPS explica mais sobre as causas da hipersonia e sua relação com a apneia do sono. Continue lendo e entenda!

O que é hipersonia e quais são as causas?

A hipersonia é um distúrbio caracterizado pelo sono e cansaço excessivos. As causas do distúrbio estão relacionadas a fatores genéticos, como doenças neurológicas, depressão, histórico familiar e apneia do sono. A hipersonia também pode estar ligadas a fatores do estilo de vida, como obesidade, excesso de álcool e drogas, além do uso de medicamentos para dormir. Há dois tipos do distúrbio. São eles:

  • Hipersonia idiopática com sono prolongado (primária): o indivíduo possui grande dificuldade para acordar e apresenta sonolência excessiva durante o dia. O sono noturno se prolonga entre 12 e 14 horas.

  • Hipersonia idiopática com sono reduzido (secundária): o sono noturno dura entre 6 e 10 horas e também há dificuldade para acordar. Neste caso, a hipersonia pode ser causada pela apneia do sono, pois o indivíduo tem dificuldade de dormir por conta das vias aéreas bloqueadas. Como resultado, ele apresenta cansaço e sono excessivos durante o dia.

Hipersonia e apneia do sono: como tratar?

Nos dois casos, os distúrbios devem ser diagnosticados por meio de uma polissonografia, um exame que monitora o sono. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza, explica que o exame analisa os estágios do sono do paciente, já que eles sofrem interferência em casos de hipersonia e apneia do sono.

“O tratamento vai melhorar muito a qualidade de vida do indivíduo, pois corrigirá a sonolência diurna causada pela hipersonia e a má qualidade do sono pela apneia do sono. Por outro lado, caso não trate esses distúrbios do sono, ele poderá apresentar problemas como doenças cardíacas, pressão alta, colesterol elevado e até mesmo depressão”, finaliza Clêdisson.

Conte com a CPAPS!

Quer saber mais sobre a apneia do sono? Continue acompanhando o blog da CPAPS e garanta boas noites de sono! Conheça também nossa loja online e encontre os melhores produtos para o tratamento dos distúrbios do sono. Em caso de dúvidas, temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

Separamos alguns temas que podem te interessar:

É possível prevenir a apneia do sono?

Apneia do sono: como saber se tenho?

Grau de apneia: como saber qual é o seu?

Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *