tratamento-apneia-sono-conheca

Apneia do sono: você sabe como iniciar o tratamento?

Tempo de leitura 2 minutos

O tratamento com o CPAP é indispensável para o controle da apneia do sono. Mas você sabe como começar todo esse processo? Neste post, vamos te mostrar o passo a passo de como buscar o diagnóstico e partir para a escolha do produto ideal para você. Veja!

  1. Diagnóstico da apneia do sono

Sonolência diurna, ronco, mau humor, estresse e cansaço excessivo podem ser indicativos da apneia do sono, como você já viu aqui no blog. Portanto, se você apresenta alguns desses sintomas, você deverá fazer a polissonografia.

O exame consiste em monitorar o sono do paciente através de sensores que são fixados no corpo do paciente. Durante a polissonografia são verificadas as ondas cerebrais, a oxigenação do sangue, a frequência cardíaca e a atividade respiratória. Além disso, a movimentação dos olhos e das pernas também são itens levados em consideração no exame.

  1. Fui diagnosticado com apneia do sono. O que fazer?

Se o diagnóstico da apneia do sono foi confirmado, é hora de partir para o tratamento. Atualmente, o método mais comum e eficaz é o uso do CPAP, que envia fluxo de ar positivo constante às vias aéreas.

Com o avanço da tecnologia, novos modelos de CPAP foram surgindo e por isso, você deve procurar orientação de um especialista que indicará o modelo correto. Mas, para que você tenha uma noção dos critérios utilizados na escolha do aparelho ideal para o seu tratamento, nós vamos te dar algumas dicas:

Pressão utilizada no tratamento

Um dos itens mais importantes na prescrição do tratamento contra a apneia do sono é a pressão que será utilizada. Ela é medida na unidade de cm/H2O, sendo determinante na escolha do seu aparelho.

Se ela for prescrita entre 13cm/ H20 e 18cm/H20, será necessário o uso do CPAP automático. Caso a pressão seja menor, entre 9cm/H20 e 12 cm/H20, poderá ser usado um CPAP com alívio respiratório, que dará maior conforto ao tratamento contra a apneia do sono.

 E quando o médico não indica a pressão?

Sim, isso pode ocorrer! Mas não se preocupe, há equipamentos que conseguem identificar a sua necessidade de tratamento de acordo com o padrão respiratório, o CPAP automático.

Na CPAPS, você pode adquirir tudo o que precisa para o seu tratamento contra apneia do sono. Conte com nossos consultores para tirar suas dúvidas e faça boas compras!

3 comentários

  1. Fiz a polissonografia fui diagnósticada com apneia mas indicaram que eu procurasse um dentista para fazer uma placa não fui.comprei dois dilatadores nasal mas não está funcionando acordo sufocando e todos os dias minha cabeça dói.Este aparelho resolveria meu problema?
    • Olá Claudineia, como vai? O CPAP é o tratamento mais comum para a apneia do sono (AOS). Seu funcionamento consiste no uso da pressão positiva e contínua nas vias respiratórias. Dessa forma, ele se assemelha a um compressor de ar, que fornece fluxo de ar ao paciente por meio de um sistema de máscara. A melhora da qualidade do sono, do desempenho no trabalho, do humor e maior disposição estão entre os benefícios do uso do CPAP. É importante que ao comprar o aparelho, o paciente seja bem orientado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *