Principais causas de acordar com a boca seca

- xpd
- 14 de novembro de 2019
- Posts
- Sem resposta
Acordar com a boca seca é um fator recorrente nas suas manhãs? Esse sintoma pode indicar problemas com a saúde e que o seu sono não está sendo muito bom durante a noite. Por isso, é preciso ficar atento para as causas e forma de tratamento para o sintoma de boca seca ao acordar. Entenda!
Veja também: Quais são as fases do sono?
Quais são as causas de acordar com a boca seca?
Apesar de serem fatores relacionados normalmente ao resfriado, acordar com a boca seca e com dor de garganta são indícios de apneia do sono, um distúrbio que faz com que a pessoa acorde muitas vezes durante a noite, tornando o sono agitado e não reparador. A maioria das pessoas que sofrem com a síndrome tendem a ter alguns sintomas parecidos com:
- Ardor na boca e às vezes com gosto estranho.
- Sensação de boca seca e pegajosa como se estivesse com bolas de algodão.
- Secura que não soluciona ao beber água, além da dificuldade de falar e engolir
- Lábios e garganta seca ou feridas na boca
Relacionados a dormir com a boca aberta, que podem levar à secura, são fatores que colaboram com a boca seca ao acordar e a interrupção da respiração durante a noite e o ronco, principais sintomas da apneia do sono.
Como saber se tenho apneia do sono?
O diagnóstico de apneia do sono é feito por meio do exame de polissonografia, que indica possíveis alterações do sono. Também conhecido como exame do sono, ele é feito durante uma noite de sono por meio sensores colocados sobre a pele. Esses sensores registram as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, a frequência cardíaca e respiratória, além do movimento dos olhos e das pernas.
Qual o tratamento para a boca seca ao acordar?
A melhor maneira de solucionar é buscando a causa de sentir a boca seca. Se a causa for apneia do sono, uma solução será fazer o tratamento utilizando o aparelho CPAP. Ele é capaz de evitar o ronco e as apneias, pois evita o fechamento da passagem do ar para os pulmões no tratamento de apneia do sono. Clique aqui e conheça mais sobre esse aparelho!
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
Apneia do sono: 4 sintomas que podem indicar a doença
Como acabar com o ressecamento causado pelo CPAP
Máscara de CPAP: o que causa ressecamento de garganta e boca?
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F