O ressecamento nasobucal é um efeito colateral bastante comum devido ao uso do CPAP e pode acabar atrapalhando a adaptação ao tratamento para apneia. Além disso, uma consequência do ressecamento é a possibilidade de agravar quadros alérgicos.
Se você sofre com esse problema, precisa saber que adotar alguns hábitos específicos e utilizar o umidificador pode ajudar a acabar com o ressecamento causado pelo CPAP. Conheça algumas práticas no conteúdo de hoje com a CPAPS. Boa leitura!
Leia também – Como me adaptar ao CPAP?
O que provoca o ressecamento?
O ressecamento é um efeito colateral comum entre as pessoas que utilizam o CPAP. Para quem está no início da terapia, ele pode ser percebido no nariz, na boca ou em ambos. Nesse caso, o incômodo é facilmente corrigido com o uso do umidificador.
Contudo, em algumas situações, o problema pode ser decorrente da falta de troca dos filtros e da higiene correta dos acessórios. A limpeza de itens como a máscara e o tubo é essencial para, além de evitar o ressecamento, atingir a máxima eficiência do aparelho e do tratamento.
Como evitar o ressecamento?
O acessório mais indicado para acabar de vez com o ressecamento é o umidificador, que pode já vir embutido em modelos de CPAP ou ser adquirido separadamente. Ele é muito indicado durante a terapia para torná-la mais completa, simulando melhor a respiração natural e auxiliando no processo de adaptação.
Os umidificadores são bastante indicados para quem mora em locais onde a umidade do ar é baixa, para quem respira pela boca e para quem sofre com o ressecamento. Os umidificadores favorecem a respiração com o CPAP, além de poderem ser ajustados de acordo com as mudanças de temperatura das diferentes estações do ano. Portanto, se você já utiliza o equipamento, lembre-se de ajustá-lo corretamente para alcançar o sucesso em todas as etapas do seu tratamento.
+ Leia mais: O que acontece se não tratar a apneia obstrutiva do sono?
Como o umidificador funciona
Ao respirar normalmente, o processo de aquecimento e umidificação já é feito no interior das narinas antes de ser enviado às vias respiratórias. Ao dormir com um dispositivo CPAP, esse procedimento não é feito em tempo, o que pode provocar o ressecamento.
Logo, para manter a mucosa com uma umidificação normal, combater infecções respiratórias e incômodos, você pode usar o umidificador, que proporciona o aquecimento da água, trazendo alívio respiratório.
Conte com a CPAPS para cuidar da sua saúde respiratória
Agora que você já conhece as maneiras para acabar com o ressecamento, o que acha de descobrir mais dicas para melhorar sua qualidade de vida com a CPAPS? Uma maneira simples é contar com os melhores equipamentos e acessórios para o seu tratamento, como o CPAP AirStart 10 com Umidificador da ResMed.
Este aparelho fornece umidade ao ar da terapia, com uma câmara de água conectada ao equipamento que pode ser facilmente removida – tanto para preenchimento quanto para limpeza.
Em nosso blog, você tem acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes para melhorar sua saúde por completo. Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!
Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
CPAP preço: o melhor custo-benefício para o seu tratamento
Pets x alergias: guia para lidar com as crises das crianças
- Recuperar o sono no fim de semana reduz doenças cardíacas - 1 de novembro de 2024
- Saiba como a amamentação melhora a respiração dos bebês - 30 de outubro de 2024
- Divórcio do sono: dormir separado é bom para o casal? - 29 de outubro de 2024
30 comentários