Blog CPAPS

Como acabar com o ressecamento causado pelo CPAP

cpap_resmart_auto_umidificador_mascara_nasal_ivolve_bmc_2_1

O ressecamento nasobucal é um efeito colateral bastante comum do uso do CPAP e pode acabar atrapalhando a adaptação ao tratamento para apneia, além de agravar quadros alérgicos. Adotar alguns hábitos específicos e utilizar o umidificador pode te ajudar muito a acabar com o ressecamento causado pelo CPAP. Confira nossas dicas!

Causas do ressecamento

Efeito colateral comum do uso do CPAP, o ressecamento pode ser corrigido com adaptações no equipamento, como o uso do umidificador. No entanto, ele também pode estar relacionado à higienização dos acessórios e à troca de filtros.

Para as pessoas que estão no início da terapia, o ressecamento no nariz, na boca ou em ambos são decorrentes do uso do CPAP e, nesse caso, o incômodo é corrigido com o uso do umidificador.

Mas em algumas situações, como quem já faz a terapia há algum tempo e, ainda assim, tem sentido o ressecamento, o problema pode ser decorrente da falta de troca dos filtros e de limpeza dos acessórios como a máscara, o tubo/traqueia e o reservatório do umidificador.

Utilize um umidificador

O umidificador é um acessório que já vem embutido em alguns modelos de CPAP mais modernos, mas também pode ser adquirido separadamente. Ele é muito indicado durante a terapia pois o funcionamento do dispositivo com o umidificador é muito mais completo, simula melhor a respiração natural e auxilia no processo de adaptação, reduzindo as chances de surgirem efeitos colaterais.

Os umidificadores são bastante indicados para quem mora em locais onde a umidade do ar é baixa, para quem respira pela boca e para quem sofre com o ressecamento. Os umidificadores favorecem a respiração com o CPAP, além de poderem ser ajustados de acordo com as mudanças de temperatura das diferentes estações do ano. Portanto, se você já utiliza o equipamento, deve ajustá-lo corretamente.

Como o umidificador funciona

Ao respirar normalmente, o processo de aquecimento e umidificação já é feito no interior das narinas antes de ser enviado às vias respiratórias. Ao dormir com um dispositivo CPAP, esse procedimento não é feito em tempo, o que pode provocar o ressecamento.

Para manter a mucosa com a umidificação normal, combater infecções respiratórias e incômodos, você pode usar o umidificador, que proporciona o aquecimento da água, trazendo o alívio respiratório.

Umidificadores acoplados ao CPAP

Como o ressecamento é muito comum em quem usa os aparelhos CPAP, principalmente no início do tratamento e no verão, algumas marcas já começaram a produzir equipamentos com o umidificador embutido. O CPAP AirStart 10 com Umidificador, da ResMed, fornece umidade ao ar da terapia, se desejado. A câmara de água é conectada ao CPAP, ao lado da máquina, e facilmente removida para preenchimento e limpeza. O menu do equipamento possui uma opção de preaquecimento para que o usuário receba a umidade desde o início da terapia.

O CPAP automático RESmart Auto com Umidificador – BMC tem a câmara de água conectada ao CPAP, em frente à máquina, e o umidificador pode ser facilmente removido para preenchimento e limpeza. Conheça, também o CPAP automático AirSense 10 AutoSet para Ela com Umidificador, da ResMed, com umidificador integrado e design exclusivo para o tratamento da apneia obstrutiva do sono em mulheres.

Conheça as opções para acabar com o ressecamento causado pelo CPAP em nosso site CPAPS.com.br.

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Como acabar com o ressecamento causado pelo CPAP' 12 Comentários

  1. 22 de junho de 2018 @ 15:37

    Faço uso do aparelho com umidificador acoplado e mesmo assim acontece muito rececamento da boca

    • 2 de julho de 2018 @ 17:53

      Olá Nei! Quando os sintomas de ressecamento persistem, mesmo depois de acoplar o umidificador no CPAP, é um sinal de que precisa verificar quanto ao tipo de máscara que está usando. Se você usa uma nasal (abrange apenas o nariz), é bem provável que esteja abrindo a boca, então certamente continuará sentindo o ressecamento, pois parte do fluxo de ar que entra pelas narinas, escapa e isso condiciona o ressecamento, mesmo que utilize o umidificador.
      Mas, se você usa uma máscara facial (cobre boca e nariz), a solução vai ser aumentar o nível de umidade ou o mudar o modo de funcionamento do seu umidificador.

      Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição!
      Equipe CPAPS

  2. 21 de agosto de 2018 @ 16:16

    Utilizo CPAP com umidificador, e durante um ano de uso, nunca senti nenhum desconforto com ressecamento da boca.
    Nas últimas semanas, despertando diversas vezes, com a boca muito seca.
    Quais seriam os problemas nesse caso, problema com escape do ar? hora de trocar a Máscara ou outro acessório?
    Utilizo máscara nasal.

    • 22 de agosto de 2018 @ 13:48

      Olá José Luiz!
      O ressecamento na boca, na garganta ou nos lábios, é um sinal de que está abrindo a boca durante o sono.
      Se você utiliza uma máscara nasal e abre a boca durante o sono, parte do fluxo de ar que entra pelas narinas, escapa pela boca e causa o ressecamento.
      Em situações assim, a solução é aderir o uso de uma queixeira ou uma máscara oronasal (cobre a boca e nariz).

      Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição!
      Equipe CPAPS

  3. 18 de março de 2019 @ 13:41

    Tenho desvio de septo quando comecei usar o cpap não dava ressecamento na boca agora fica bastante e seca a boca quando uso a minha máscara nasal o que devo fazer ?

    • 19 de março de 2019 @ 11:14

      Bom dia José! Tudo bem?
      A máscara nasal não é a mais recomendada para quem tem desvio de septo, rinite ou frequentes crises de congestão nasal. Esse modelo de máscara só é indicado para quem possui boa respiração nasal.
      Isso porque, se não conseguir respirar bem pelo nariz durante a terapia, o paciente acaba abrindo a boca durante o sono, causando o ressecamento mencionado.
      O ideal é procurar o seu médico e discutirem sobre a melhor opção para o senhor.
      Em alguns casos, é recomendado que o paciente mude para um modelo de máscara facial.
      Em outros, o médico pode sugerir uma cirurgia de correção de desvio de septo.
      Mas somente o seu médico pode determinar a melhor opção para a sua terapia respiratória.
      Se o desvio for leve e a secura na boca estiver sendo causada apenas pela abertura da boca durante o tratamento, o uso de uma queixeira é recomendado, e resolve o problema na grande maioria dos casos.
      Segue link da queixeira: https://www.cpaps.com.br/queixeira-neoprene-inspira
      Tenha um excelente dia!

  4. 25 de abril de 2019 @ 18:41

    Uso BIPAP com umidificador e tenho ressecamento da boca muito intenso.

    • 26 de abril de 2019 @ 08:50

      Bom dia Danilo! Tudo bem?
      Se a sua máscara for nasal, é provável que o senhor esteja abrindo a boca durante o sono.
      O uso de uma queixeira pode ajudar.
      Caso seja uma máscara facial, aumente o nível de umidificação do aparelho e coloque ele em um nível mais baixo do que a cama. Essas ações normalmente resolvem o problema 😉
      Tenha um ótimo dia!
      https://www.cpaps.com.br/queixeira-premium-nacional

  5. 4 de agosto de 2019 @ 17:40

    Eu uso CPAP e estou ficando com a boca seca demais e eu li que boca resecada pode ser por conta do filtro sujo isto é verdade?

    • 5 de agosto de 2019 @ 09:33

      Olá Irio! Tudo bem?
      Pode ter relação, sim. Porém a principal causa de boca ressecada é fuga de ar pela boca em pacientes que utilizam máscara nasal.
      Nesse caso, o indicado é utilizar uma queixeira para manter a boca fechada, dessa forma, o ar sendo enviado pelas vias nasais não vai escapar pela boca e causar ressecamento.
      O uso do umidificador também é essencial para evitar ressecamento e irritações.
      Se precisar de auxílio, converse com de nossos especialistas: 0800 601 9922

  6. 25 de setembro de 2019 @ 20:56

    Boa noite.
    Posso adicionar a água produtos como remédios, chás, essências ou florais para uso medicinal?
    Se sim, quais?
    Grato.

    • 26 de setembro de 2019 @ 10:25

      Olá Júlio! Tudo bem?
      O senhor não deve adicionar nenhuma substância na água destilada do reservatório do umidificador, pois essas substâncias podem danificar a placa aquecida do reservatório.
      Apenas água destilada deve ser utilizada no reservatório de água do umidificador do CPAP.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook