Blog CPAPS

Máscara de CPAP: o que causa ressecamento de garganta e boca?

shutterstock_753704260

Você já acordou e tirou a máscara de CPAP sentindo ressecamento na boca e/ou garganta? Essa é uma queixa comum de quem faz o tratamento para apneia. E existem possíveis causas que explicam o fato. Se você esteve nessa situação, continue lendo este post, nós vamos falar um pouco sobre essas causas bem como as possíveis soluções para o incômodo durante o tratamento para apneia. Veja!

Evite vazamentos na máscara de CPAP

O vazamento na máscara de CPAP é algo inevitável durante o sono quando se faz o tratamento para apneia, principalmente para quem tem um sono bem agitado, onde os movimentos podem deslocar a máscara de CPAP do rosto por alguns instantes e levar a pequenos vazamentos.

Esse vazamento pode se tornar um problema quando a máscara desloca do rosto ou fica mal ajustada por um longo período do sono, o que realmente leva ao vazamento intenso e consequentemente ao ressecamento, mesmo que utilize umidificador de CPAP.

O vazamento intenso, prejudica o conforto e também a eficácia do tratamento para apneia. Se você quer saber como anda o ajuste da sua máscara de CPAP, é importante tirar o relatório do seu aparelho CPAP com a ajuda de uma especialista.

Se você quer saber se o seu CPAP tem esse recurso, converse com o um consultor, através do nosso whatsapp, clicando aqui.

Trate a congestão nasal ou resfriado

Em regiões com clima mais frio, ou até mesmo na mudança de estação, é comum ficar resfriado, com o nariz congestionado, seja por alergias ou até mesmo pelos efeitos colaterais do CPAP. O que pode ser um problema, dependendo da intensidade dessa congestão nasal.

Se a congestão nasal estiver intensa, a ponto de dificultar a respiração somente pelo nariz, é provável que venha abrir a boca durante o sono. Esse comportamento é involuntário, e leva ao ressecamento da boca e garganta, além de poder prejudicar qualidade do tratamento para apneia.

Se você usa uma máscara de CPAP nasal, do modelo que abrange apenas o nariz, parte do fluxo de ar que entra pelas narinas, escapa pela boca, o que causa o ressecamento, mesmo que esteja utilizando o umidificador. Nesse caso, a solução é adicionar o uso de uma queixeira para ajudar a manter a boca fechada até que o resfriado e a congestão nasal sejam tratados.

Mas, se você usa a máscara facial, e já tem o costume de abrir a boca durante o sono, seja devido a crises alérgicas constantes, e sente muito ressecamento, a solução é usar o umidificador de CPAP. Aderir esse acessório à terapia trará muitos benefícios ao tratamento para apneia.

Queixeira

Umidificador pode ser um grande aliado

Se você está certo de que está utilizando a máscara para ronco ideal para seu tipo de rosto, então pode pular para a próxima hipótese. Em alguns casos, a pressão exercida pelo fluxo de ar enviado pelo CPAP pode ser a própria causa de ressecamentos e incômodos.

Em situações como essa o umidificador de CPAP pode ser um grande aliado! Como o próprio nome já indica, o aparelho ajuda a umidificar o ar enviado pelo CPAP, gerando maior conforto durante o tratamento para ronco.

O funcionamento do dispositivo se assemelha com o que é feito naturalmente por nossas narinas com o ar exalado e, por isso, também ajuda na adaptação à terapia. Em nossa loja online, você encontra o dispositivo em kit com CPAP ou para ser comprado sozinho. Confira!

Fonte: Clêdisson Souza, fisioterapeuta . CREFITO: 15/246452-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Máscara de CPAP: o que causa ressecamento de garganta e boca?' 12 Comentários

  1. 22 de abril de 2019 @ 20:12

    Compreicomprei CPAP Ecostar lote1168R18340076 valor 1.09990 e mascara nasal Mirage Activa Medio. por 349,90. Total da compra 1449,80. Nota Fiscal 000.119.975 Série 1.Data da emissao 29.03.2019. Comecei usar o cpap no dia 16 des mes. Hoje dia 22 de abril fui ao médico (uma semana de uso ) OS BOTÕES PARA SUBIR E DESCER APRESSÃO E A RAMPA NÃO ESTÃO FUNCIONANDO. qUAL PROCEDIMENTO DEVO TOMAR? Espero ser atendida o mais rápido possível. Certo da compreensão de voces.Agradeço desde já.

    • 23 de abril de 2019 @ 08:53

      Bom dia Luzinete! Tudo bem?
      Para alterar a pressão de tratamento, é preciso acessar o menu clínico do aparelho, através de uma sequência de teclas pressionadas. Esse acesso precisa ser feito por um profissional familiarizado com o aparelho, ou, com o auxílio do pós-venda.
      Se já estiver com a prescrição médica indicando a pressão de tratamento correta, por gentileza, ligue para a nossa central de atendimento no 0800 601 9922 e fale conosco na opção 02. 😉

  2. 24 de abril de 2020 @ 16:00

    Boa tarde ,
    Faço uso do aparelho CPAP Resmed a 1 ano e sinto o ressecamento na garganta até hoje , mas estes dias está insuportável, minha garganta estar até irritada , não sei mas o que fazer , tenho vontade de desistir deste tratamento . Será que teria uma solução ?

    • 25 de abril de 2020 @ 20:00

      Oi Denise, já te respondi essa mesma dúvida em outro post, mas vou repetir aqui, caso você não veja lá.

      O ressecamento pode ter várias causas e precisa ser investigado com cautela para então ser resolvido. Você não disse se já usa um umidificador no CPAP, que é muito útil para acabar com esse sintoma indesejado. Mas você deu uma informação importante, que é o tempo de tratamento.

      Como já tem uma ano, vale conferir como está a manutenção e a higiene dos componentes da sua terapia, pois quando você demora a trocar o filtro, o tubo, ou não faz a limpeza correta e frequente da máscara e tubo, eles ficam contaminados. Isso é uma das principais causas de ressecamento para quem já faz o tratamento há bastante tempo.

      Durante um ano de tratamento, é recomendado que você troque o filtro de ar do CPAP doze vezes, o tubo uma ou duas vezes, a almofada da máscara pelo menos duas vezes (se estiver se sentindo confortável) e o reservatório de água, no caso de usar umidificador, pelo menos uma vez.

      Vou te indicar dois posts para você aprender mais sobre manutenção e higiene da sua terapia.

      ROTINA DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO PARA CPAP E MÁSCARA

      DICAS PARA HIGIENE CORRETA DO CPAP, MÁSCARA E ACESSÓRIOS

      Espero que te ajude, mas se você ainda ficar dúvidas, pode contar com a gente!

  3. 20 de maio de 2020 @ 21:49

    Boa noite,

    Uso o CPAP há 2 anos e sempre acordo porque abro a boca durante a noite….Uso com o umidificador e a queixeira tbm, mas ainda assim não conseguir resolver, sempre acordo. Já tentei diminuir o fluxo de ar, para evitar q eu acorde com o fluxo de ar, mesmo assim acordo e o IAH também aumenta. Se alguém tentou outra solução, poste aqui.
    Agradeço.

    • 30 de maio de 2020 @ 08:48

      Olá Ricardo, como vai!

      Com o relatório de suas noites de sono conseguimos verificar como está sua terapia e identificar a possível causa dos incômodos, para isso encaminharemos um e-mail para o sr. solicitando maiores informações.

      Qualquer dúvida, também estamos à disposição no 0800 601 9922.😀

  4. 14 de junho de 2020 @ 09:42

    Uso o CPAP com umidificador à aproximadamente 10 meses(antes usava sem umidificador).Esse CPAP com umidificador,pode causar sintoma de dor de garganta?

    • 20 de junho de 2020 @ 11:52

      Olá Nelson!

      Não é comum que o uso do equipamento com umidificador cause dor na garganta. O umidificador integrado ao CPAP age umidificando as via aéreas, não deixando que ocorra ressecamentos, o que pode sim gerar dor.
      Se a dor persistir, orientamos que procure seu médico para que ele possa entender melhor o que está acontecendo.

      Se precisar de mais informações, conte com nossa equipe de atendimento através do 0800 601 9922 ou no sac@cpaps.com.br.

  5. 8 de setembro de 2020 @ 20:20

    Uso uma máscara nasal. Creio que minha boca não permanece fechada quando durmo. Acordo com ressecamento da boca. o que devo fazer se ja uso o umidificador.

    • 9 de setembro de 2020 @ 08:00

      Olá Julio, como vai?

      Quando o paciente se queixa e ressecamento na boca e/ou garganta com uma máscara nasal ou intra-nasal, é porque têm aberto a boca durante a noite. Quando isso ocorre, acontece a perca de todo ar positivo e contínuo, que é enviado pelo CPAP para as vias respiratórias aéreas superiores do paciente. O modelo de máscara nasal e intra-nasal é muito bem indicadas pelos médicos e profissionais da área, por são menores e mais fácil adaptação, no entanto, é recomendado que o paciente respire exclusivamente bem pelas narinas, pois caso possua obstruções nasais com frequência ou tenha o hábito de respirar pela boca, durante o dia ou a noite, poderá tornar a terapia desconfortável e ineficiente. O Umidificador, com uma máscara nasal, será eficiente se o ressecamento for somente no nariz. Caso o senhor não tenha dificuldades em respirar somente pelo nariz, poderá utiliza junto com sua máscara, uma queixeira, esta é uma faixa elástica ou de tecido que auxilia o paciente a conter o relaxamento da musculatura da mandíbula.

  6. 29 de setembro de 2020 @ 12:51

    Boa tarde, uso cepap a mais de sete anos modelo s9 e nunca tive problemas, uso máscara nasal, porém nos últimos meses tenho acordado à noite pois a máscara começa a vazar. Verifico pressão e tem dias ela começa a vazar com pressão. De 10 e tem dias com pressão de 11,3. O filtro foi trocado faz vinte dias, o que devo fazer? Desde já agradeco

    • 29 de setembro de 2020 @ 18:01

      Olá Eduardo, como vai?

      Devido ao constate contato com o calor e oleosidade corporal, é natural que o silicone da máscara sofra um desgaste. A vida útil deste componente são de 6 meses e, em alguns casos podem estender até um ano. É preciso verificar se a almofada possui algum desgaste ou avaria que possa comprometer a vedação.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook