Blog CPAPS

Máscara de CPAP: o que causa ressecamento de garganta e boca?

shutterstock_753704260

Você já acordou e tirou a máscara de CPAP sentindo ressecamento na boca e/ou garganta? Essa é uma queixa comum de quem faz o tratamento para apneia. E existem possíveis causas que explicam o fato. Se você esteve nessa situação, continue lendo este post, nós vamos falar um pouco sobre essas causas bem como as possíveis soluções para o incômodo durante o tratamento para apneia. Veja!

Evite vazamentos na máscara de CPAP

O vazamento na máscara de CPAP é algo inevitável durante o sono quando se faz o tratamento para apneia, principalmente para quem tem um sono bem agitado, onde os movimentos podem deslocar a máscara de CPAP do rosto por alguns instantes e levar a pequenos vazamentos.

Esse vazamento pode se tornar um problema quando a máscara desloca do rosto ou fica mal ajustada por um longo período do sono, o que realmente leva ao vazamento intenso e consequentemente ao ressecamento, mesmo que utilize umidificador de CPAP.

O vazamento intenso, prejudica o conforto e também a eficácia do tratamento para apneia. Se você quer saber como anda o ajuste da sua máscara de CPAP, é importante tirar o relatório do seu aparelho CPAP com a ajuda de uma especialista.

Se você quer saber se o seu CPAP tem esse recurso, converse com o um consultor, através do nosso whatsapp, clicando aqui.

Trate a congestão nasal ou resfriado

Em regiões com clima mais frio, ou até mesmo na mudança de estação, é comum ficar resfriado, com o nariz congestionado, seja por alergias ou até mesmo pelos efeitos colaterais do CPAP. O que pode ser um problema, dependendo da intensidade dessa congestão nasal.

Se a congestão nasal estiver intensa, a ponto de dificultar a respiração somente pelo nariz, é provável que venha abrir a boca durante o sono. Esse comportamento é involuntário, e leva ao ressecamento da boca e garganta, além de poder prejudicar qualidade do tratamento para apneia.

Se você usa uma máscara de CPAP nasal, do modelo que abrange apenas o nariz, parte do fluxo de ar que entra pelas narinas, escapa pela boca, o que causa o ressecamento, mesmo que esteja utilizando o umidificador. Nesse caso, a solução é adicionar o uso de uma queixeira para ajudar a manter a boca fechada até que o resfriado e a congestão nasal sejam tratados.

Mas, se você usa a máscara facial, e já tem o costume de abrir a boca durante o sono, seja devido a crises alérgicas constantes, e sente muito ressecamento, a solução é usar o umidificador de CPAP. Aderir esse acessório à terapia trará muitos benefícios ao tratamento para apneia.

Queixeira

Umidificador pode ser um grande aliado

Se você está certo de que está utilizando a máscara para ronco ideal para seu tipo de rosto, então pode pular para a próxima hipótese. Em alguns casos, a pressão exercida pelo fluxo de ar enviado pelo CPAP pode ser a própria causa de ressecamentos e incômodos.

Em situações como essa o umidificador de CPAP pode ser um grande aliado! Como o próprio nome já indica, o aparelho ajuda a umidificar o ar enviado pelo CPAP, gerando maior conforto durante o tratamento para ronco.

O funcionamento do dispositivo se assemelha com o que é feito naturalmente por nossas narinas com o ar exalado e, por isso, também ajuda na adaptação à terapia. Em nossa loja online, você encontra o dispositivo em kit com CPAP ou para ser comprado sozinho. Confira!

Fonte: Clêdisson Souza, fisioterapeuta . CREFITO: 15/246452-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Máscara de CPAP: o que causa ressecamento de garganta e boca?' 2 Comentários

  1. 22 de abril de 2019 @ 20:12

    Compreicomprei CPAP Ecostar lote1168R18340076 valor 1.09990 e mascara nasal Mirage Activa Medio. por 349,90. Total da compra 1449,80. Nota Fiscal 000.119.975 Série 1.Data da emissao 29.03.2019. Comecei usar o cpap no dia 16 des mes. Hoje dia 22 de abril fui ao médico (uma semana de uso ) OS BOTÕES PARA SUBIR E DESCER APRESSÃO E A RAMPA NÃO ESTÃO FUNCIONANDO. qUAL PROCEDIMENTO DEVO TOMAR? Espero ser atendida o mais rápido possível. Certo da compreensão de voces.Agradeço desde já.

    • 23 de abril de 2019 @ 08:53

      Bom dia Luzinete! Tudo bem?
      Para alterar a pressão de tratamento, é preciso acessar o menu clínico do aparelho, através de uma sequência de teclas pressionadas. Esse acesso precisa ser feito por um profissional familiarizado com o aparelho, ou, com o auxílio do pós-venda.
      Se já estiver com a prescrição médica indicando a pressão de tratamento correta, por gentileza, ligue para a nossa central de atendimento no 0800 601 9922 e fale conosco na opção 02. 😉

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook