Muito comuns no tratamento de doenças respiratórias crônicas, como a asma e a bronquite, os broncodilatadores atuam diminuindo a inflamação e tratando o bloqueio das vias aéreas superiores causado pelos problemas. Por consequência, o broncodilatador auxilia na melhora da respiração, assim garantindo uma absorção de oxigênio satisfatória pelo organismo.
Contudo, por mais que sejam muito conhecidos por quem sofre de bronquite e asma, nem todos sabem exatamente o que é e como funciona o broncodilatador. Neste post, trouxemos algumas informações interessantes sobre o assunto, te contamos como os broncodilatadores funcionam e ainda te damos algumas dicas de como potencializar a sua saúde respiratória. Continue a leitura e confira!
Broncodilatadores para asma e bronquite
Durante o tratamento com broncodilatadores para asma ou bronquite, o medicamento vem em forma de um nebulímetro, mais conhecido como “bombinha de asma”. O aparelho é um inalador dosimetrado ou em spray, que, ao acionado, libera a dose correta da medicação nas vias aéreas para o tratamento da asma e bronquite.
O que é a asma?
A asma é uma doença respiratória inflamatória crônica na região pulmonar. Comumente, quem sofre com o problema apresenta sintomas, como dificuldades para respirar, sensação de aperto no peito e falta de ar, sendo mais comum entre quem tem casos na família. No entanto, também pode se manifestar em quem desenvolveu infecções respiratórias repetidas durante a infância.
Como uma doença respiratória crônica, a asma não tem cura. Contudo, com a ajuda dos broncodilatadores e outros tratamentos, ela pode ser controlada. De acordo com o caso de cada paciente, o médico pneumologista ou imunoalergologista apresentará um plano de tratamento e controle da doença.
O que é a bronquite?
Assim como a asma, a bronquite é uma doença respiratória que se caracteriza como a inflamação das principais vias aéreas do pulmão, os brônquios. Essa parte do pulmão é responsável por transportar o oxigênio de/para os pulmões. Essa inflamação faz com que os brônquios fiquem irritados e inflamados, o que causa sintomas, como a tosse seca, catarro, falta de ar e chiado no peito.
Comumente, a bronquite pode ser causada por gripe, resfriado ou quaisquer outras infecções respiratórias, o que se caracteriza como bronquite aguda, uma inflamação temporária. Contudo, existem casos onde a irritação é constante, onde os sintomas podem perdurar por mais de três meses, o que é conhecido como a bronquite crônica.
Como os broncodilatadores ajudam?
Os broncodilatadores são medicamentos que atuam nos brônquios, ajudando no relaxamento e, consequentemente, auxiliando o aumento do calibre das vias respiratórias. Com isso, o broncodilatador atua diminuindo a sensação de peso no peito e melhora a qualidade da respiração. Contudo, existem dois tipos de broncodilatadores, um de curta e outro de longa duração.
- Broncodilatador de curta duração
O medicamento, quando de curta duração, é usado para o tratamento imediato dos sintomas das doenças respiratórias. Esse tipo de tratamento é comumente chamado de terapia de resgate, pois é usada apenas quando há um pico nos sintomas do problema.
- Broncodilatador de longa duração
No caso dos broncodilatadores de longa duração, como o próprio nome já diz, têm efeito de ação prolongada, que pode chegar até 24h. Esse tipo de terapia para o problema é conhecido como tratamento de manutenção, que garante um controle contínuo dos sintomas da doença.
A nebulização pode ser uma aliada
Além do tratamento com os broncodilatadores, a utilização de aparelhos de nebulização pode ser uma grande aliada contra a asma e a bronquite. Ela atua desobstruindo as vias respiratórias, assim facilitando a passagem do ar, o que dá uma sensação de alívio.
Incentivadores respiratórios podem ajudar
Os incentivadores respiratórios podem ser os maiores aliados do seu tratamento. Eles são aparelhos que atuam ajudando no fortalecimento da respiração, por meio de exercícios que aumentam a resistência dos músculos responsáveis por ela.
Em nossa loja online você encontra uma variedade de equipamentos para fortalecimento respiratório com comprovação de especialistas. Para encontrar o perfeito para você, basta clicar aqui e conhecer todos!
Tenho asma crônica,estou com pneumonia desde fevereiro de 2021. Estou trocando o dia pela noite,(de noite só durmo 3hrs. Sou epiletica há +de 40 anos.tenho 51anos. Pesava 48kilos. Hj peso 41 kilos. Preciso de ajuda.
Me chamo Patrícia.
Olá Patricia, como vai? Agradecemos pelo contato. É muito importante que o médico responsável pelo tratamento seja informado a respeito destas situações, e que seja investigado através de exames específicos. Permanecemos à disposição!
Tenho apneia,ronco, e não consigo dormir .
Olá, Patricia! Como vai? Nesse caso, seria interessante buscar uma Clínica do Sono para realizar o exame de Polissonografia que identifica vários distúrbios que podem estar ocorrendo durante o sono para poder tratar da melhor forma, afinal, a saúde começa com uma boa noite de sono. Qualquer dúvida, não deixe de nos contatar, ficamos à disposição 😀
Boa noite me chamo Rocicleide meu neto tem asma,e ele tem alergia a salbutamol quando faz inalação,tem outro medicamento que ele possa usar??
Olá Rocicleide, como vai? É de suma importância que verifique essa informação com o profissional da saúde que acompanha o caso clínico do paciente, para assim ser indicado o remédio mais adequado para o caso do seu neto e que não contenha Salbutamol em sua composição.
Estou há uma semana tossindo seco.ai fui na farmácia passaram cisteil 600
. Mais acho que piorou, porque agora estou tossindo o dobro com catarro branco dia e noite . E terrível não estou com febre só perdir apetite.mais deixei hoje catarro que saiu a noite coloque p secar , p ver se e alguma coisa mais séria, quando secou passei um palito ficou esfarelado branco.nao entendi, nada. Mais continua a tosse com catarro.agora como eu devo proceder .fico com falta de ar .quando começo a chiar igual um gato.estou.preocupada.tenho medo de ir ao médico.e ser coisa grave.
Olá Rosângela, como vai? Catarro é o nome dado a secreção produzida nas mucosas do sistema respiratório, e dependendo da sua coloração pode indicar uma infecção viral ou bacteriana. É de extrema importância que procure um médico para analisar a causa da tosse. Estamos à disposição!