Você tem filhos ou crianças na família? A qualidade do sono é algo fundamental não só para adultos, crianças também precisam dormir bem. Sabemos que a pandemia da COVID-19 fez com que as aulas fossem suspensas e os pequenos passassem mais tempo em casa, o que alterou a rotina. Na era da tecnologia, uma das maiores distrações para eles são as telas de celulares, tablet e computadores. Mas, você sabia que o uso excessivo dessas telas pode prejudicar o sono da criançada? Veja o que preparamos neste post e informe-se!
Veja também! Importância do sono para as crianças
A importância do sono para crianças
É no período do sono que as crianças solidificam seus aprendizados. Segundo a National Sleep Foundation, dormir é tão importante quanto se alimentar e praticar a higiene, pois, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo, é no período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento.
As mudanças de horários e rotina por conta da pandemia, combinadas com o uso excessivo de telas, podem prejudicar o sono e o desenvolvimento.
A qualidade do sono das crianças
Cientistas do Núcleo Ciência para a Infância (NCPI), que tem participação de universidades brasileiras e internacionais, entre elas, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), alertam para alguns comportamentos que as crianças podem desenvolver: dormir mal, não comer, chorar, morder, demonstrar apatia ou distanciamento. O grupo de cientistas disponibilizou um guia online com recomendações sobre o tema.
De acordo com os profissionais, o sono é prejudicado pela perda ou enfraquecimento de nossos principais sincronizadores, os horários de escola e trabalho, que levam alterações nos horários que sentimos a necessidade de repousar.
Sobre as telas, como celulares e tablets, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças com menos de dois anos não sejam expostas a elas. Paras as de 2 a 5 anos, é preciso limitar o tempo a uma hora diária e, nunca entre uma a duas horas antes de dormir. O órgão também recomenda a supervisão de adultos durante o uso dos eletrônicos.
Luz azul: o que é e como atrapalha a dormir?
A luz emitida por aparelhos eletrônicos, como smartphones, computadores, tablets, TVs, entre outros, é chamada de luz azul. Ela impede a produção de um hormônio chamado melatonina – responsável por regular o sono.
5 dicas importantes de como melhorar a qualidade do sono das crianças!
Os cientistas do NCPI fazem diversas recomendações para lidar com crianças e auxiliar no desenvolvimento infantil durante a pandemia:
- Preservar os horários de sono e das refeições dos pequenos de forma parecida com a rotina normal;
- Estimular atividades físicas possíveis no espaço do isolamento social, de preferência em horários determinados;
- Dedicar tempo para fortalecer os laços do grupo familiar, com brincadeiras e atividades que reforcem a união, e possibilitar a manutenção dos laços de amizade da criança, ainda que de forma virtual;
- Atribuir tarefas dentro de casa na medida das possibilidades da criança;
- Praticar leitura, desenhar, ajudar nas tarefas de casa (dentro de suas possibilidades).
Mesmo com as limitações das regras de distanciamento social, é preciso estimular as crianças a praticarem atividades saudáveis, dentro do permitido. Assim, elas aproveitam da melhor forma o período em que estão em casa e ainda garantem uma boa noite de sono.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
Como dormir bem pode ajudar no combate à COVID-19
Ronco em crianças: veja o que pode significar
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023