Como você já conferiu aqui no blog da CPAPS, crianças também podem sofrer de apneia do sono. E além disso, o ronco em crianças pode ser sinal de outras questões de saúde.
É preciso estar atento para esta doença, que pode prejudicar o coração, o crescimento e o desenvolvimento cognitivo e emocional, porque as sequelas destes problemas podem durar até a vida adulta. Fique atento aos sinais da apneia para evitar maiores consequências.
Indícios de que a criança sofre de apneia
Uma criança que sofre de apneia do sono pode apresentar ronco alto ou baixo, dificuldade para respirar, suor excessivo, dor de cabeça depois de acordar, agitação e menor rendimento na escola. Além destes fatores, fazer xixi na cama e dormir de boca aberta também podem ser sinais de que a criança não está dormindo direito e tem apneia do sono.
Possíveis causas do ronco em crianças
As causas do ronco em crianças são diversas, uma delas é dentária. Com uma mordida alterada, o jovem pode não conseguir fechar a boca corretamente e acabar respirando por ela. Esse problema pode ser corrigido com o uso de aparelho dentário, indicado por um odontologista.
A criança pode ter, também, um aumento das amígdalas e da adenoide. Essas duas alterações prejudicam muito a respiração, pois impedem a passagem de boa parte do ar. Neste caso, a correção do problema é feita através de uma cirurgia, geralmente bem simples, que dura cerca de 30 minutos.
Outra possível causa do ronco em crianças é uma má formação dos músculos e do rosto, o que geralmente é genético. Neste caso, a solução é o uso do CPAP, aparelho que através da compressão do ar simula a respiração natural.
A CPAPS.com.br possui produtos específicos para auxiliar no tratamento de apneia do sono e do ronco em crianças, além de uma equipe de especialistas para orientação via Chat Online ou por telefone, nos números 4007-2922 e 0800 601 9922.
- Poluição de carros aumenta problemas respiratórios - 13 de novembro de 2023
- DreamStation: CPAP tecnológico da Philips Respironics - 22 de maio de 2023
- Polissonografia basal: o que é e como melhora a sua saúde? - 3 de abril de 2023
6 comentários