Fisioterapeuta: a importância do profissional no tratamento da apneia do sono | CPAPS

Fisioterapeuta: a importância do profissional no tratamento da apneia do sono

Tempo de leitura 2 minutos

Cada vez mais, o papel do fisioterapeuta respiratório ganha mais espaço no tratamento de distúrbios respiratórios. Especialmente para acompanhar o paciente na adaptação à proteinose alveolar pulmonar (PAP), acompanhando-o em curto, médio e longo prazo. 

O profissional fisioterapeuta possui amplo conhecimento fisiológico e fisiopatológico do sistema respiratório, entendendo os efeitos da pressão positiva na interação coração-pulmão. Por isso, é quem questiona o paciente sobre sintomas, como episódios de ronco, engasgos, falta de ar e sensação de sufocamento, ressecamento da boca durante o sono, pesadelos, taquicardia e afins. 

Para o tratamento desses distúrbios, o fisioterapeuta auxilia o paciente na posição corporal na hora de dormir, além de ajudar na suspeita clínica e confirmação do diagnóstico. Assim, cabe ao profissional encaminhar o paciente ao médico especialista para a confirmação. 

+ Médico especialista em sono, qual devo procurar?

Como são os exercícios de fisioterapia?

Após a realização de um diagnóstico por um especialista, o fisioterapeuta poderá compreender detalhadamente o problema do paciente com apneia do sono para, então, iniciar uma terapia de exercícios.

Os exercícios são diversos. Abaixamento da parte de trás da língua, elevação do céu da boca e da campainha (palato mole e úvula), varrer o céu da boca com a língua de frente para trás e apertar o dedo contra a bochecha são alguns dos principais. No entanto, é importante ressaltar que deve-se ter muita cautela, uma vez que movimentações inadequadas podem causar desconforto.

Por fim, o fisioterapeuta tem um grande papel no aumento da qualidade do sono para esses pacientes. Seguindo o tratamento da forma correta e regularmente, é possível conquistar a tão sonhada noite bem dormida. Por isso, não deixe de consultar seu fisioterapeuta!

Existe outras formas de eliminar o ronco?

Em conjunto com a fisioterapia, o paciente deve, também, realizar uma análise crítica a respeito de seu estilo de vida e hábitos que podem estar influenciando no ronco e na apneia do sono.

Iniciar uma dieta para perda de peso, evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcóolicas em excesso, praticar exercícios físicos, e evitar o consumo de alimentos pesados à noite são alguns hábitos que ajudam quem está realizando o tratamento. Além disso, podem auxiliar a eliminar o ronco de uma vez por todas.

+ Faça o teste do sono!

Conheça a CPAPS!

Em nossa loja online, você encontra essas e muitas outras opções de CPAP para o tratamento da apneia do sono! Em caso de dúvidas, temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo WhatsApp pelo número (27) 3045-0605.

LEIA TAMBÉM

+ Qual médico trata apneia do sono?

+ Mulheres na pós-menopausa correm mais risco de ter distúrbios do sono?

+ Conheça os hábitos que prejudicam o sono

CPAPS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *