Estudos comprovam que na pós-menopausa, o declínio dos níveis de estrógeno e progesterona pode provocar sintomas como ondas de calor, diminuição da libido, fadiga, ansiedade, dor de cabeça, secura na pele e distúrbios do sono. Para te ajudar a entender melhor sobre este assunto, nós, do blog da CPAPS, preparamos um post especial, com dicas para te ajudar a manter a qualidade do sono.
Veja também! Apneia atinge mais mulheres na menopausa
Por que mulheres na pós-menopausa têm mais distúrbios do sono?
De acordo com uma pesquisa realizada, com 931 voluntárias de 50 a 65 anos, pelo Instituto do Sono de São Paulo, as mulheres têm mais chances de sofrer de insônia ou roncar após a menopausa. Um estudo multinacional com mais de 6 mil mulheres revelou, também, que 46,3% das menopausadas com 45 anos ou mais relataram sono de má qualidade ou insônia após a menopausa, queixando-se principalmente de acordar no meio da madrugada e não conseguir dormir dali em diante.
O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduarda Partata, explica que isso acontece por que a variação nos níveis sanguíneos de estradiol, característicos da menopausa, promovem alterações dos neurotransmissores serotonina e dopamina, que estão intimamente ligados à regulação do sono. Nesse sentido, como a pós-menopausa gera desequilíbrio hormonal, insônia e apneia do sono tornam-se mais frequentes.
Como tratar os distúrbios do sono?
O tratamento mais comum e eficaz para distúrbios do sono como a apneia é feito com uso do CPAP. O aparelho ajuda a desobstruir as vias aéreas ao enviar fluxo de ar constante e positivo. As opções de aparelho CPAP são muitas e você pode encontrá-las na loja da CPAPS. Um dos produtos disponíveis é o CPAP Auto DreamStation, que é 20% menor e 30% mais leve do que os aparelhos CPAP convencionais.
Como ter uma boa noite de sono na pós-menopausa?
Para conseguir ter uma boa noite de sono, algumas medidas simples do dia a dia, valem também no período de pós-menopausa. Mantenha o quarto silencioso e com pouca ou nenhuma luz, sem televisão, e evite o hábito cada vez mais comum de mexer no celular antes de dormir. Lembre-se de não ingerir alimentos que contenham cafeína, como café, chá preto ou mate e refrigerantes. Além disso, é importante praticar exercícios físicos regularmente, mas evitar se exercitar intensamente perto da hora de dormir.
Conheça a CPAPS!
Aqui, no blog da CPAPS, você encontra os melhores conteúdos para cuidar da qualidade do seu sono. Confira outros conteúdos que podem te interessar:
Apneia do sono em mulheres: saiba como identificar
A importância de uma boa noite de sono para a mulher
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F.
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023