Blog CPAPS

Apneia do sono em mulheres: saiba como identificar!

shutterstock_519516340

Você sabia que, apesar da apneia do sono ser mais comum entre os homens, as mulheres também podem sofrer com os sintomas desta doença? Caracterizada pela obstrução recorrente das vias aéreas superiores durante o sono, a apneia do sono leva a queda dos níveis de oxigênio no sangue e, consequentemente, a despertares frequentes.

Os sintomas desse distúrbio, além de serem muito diferentes entre homens e mulheres, são mais difíceis de identificar quando acometidos por pacientes do sexo feminino. Neste post, você confere os sinais e os fatores de risco da apneia do sono em mulheres.

Veja também: Apneia do sono atinge mais mulheres na menopausa

Sintomas da apneia do sono em mulheres

Como já sabemos, o ronco é um fator determinante para a identificação da apneia do sono. Nos homens, além de produzir um som alto, é acompanhado de tosses ou engasgos, já nas mulheres o ronco é leve e, em geral, quase não faz barulho. Além disso, as paradas respiratórias, causadas pela apneia do sono são mais curtas, inclusive, em muitos casos, a paciente não percebe esse problema.

Apesar dos sintomas da apneia do sono durante a noite serem mais sutis nas mulheres, os efeitos tendem a ser mais intensos. Listamos abaixo alguns deles:

  • Enxaquecas, dores de cabeça frequentes e tontura;

  • Palpitações, taquicardias e sensação de asfixia;

  • Falta de energia e fadiga excessiva;

  • Dificuldade de concentração e perda de memória;

  • Síndrome das pernas inquietas.

Quais os fatores que influenciam a apneia do sono em mulheres?

  • Gravidez: o útero, quando está em crescimento por conta da gravidez, faz com que o diafragma se eleve, alterando o funcionamento do pulmão. Por isso, mulheres grávidas são mais propensas a desenvolverem a apneia do sono.

  • Menopausa: com a diminuição da produção de estrogênio e progesterona, os músculos do corpo da mulher – incluindo aqueles que se localizam ao redor da garganta – ficam mais fracos. Como consequência, ficam mais propensos a obstruírem as vias aéreas superiores, contribuindo para o desenvolvimento da apneia do sono.

  • Obesidade: o excesso de gordura corporal favorece a obstrução das vias aéreas e, consequentemente, a apneia do sono. Isso porque, acumula-se tanto em órgãos como a traquéia, quanto nos músculos da língua.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Diferença do sono entre homens e mulheres

Ronco: o distúrbio atinge mais homens do que mulheres?

Ronco na gravidez: 3 causas mais comuns!

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook