Apneia do sono pode ocasionar pouca libido

O sono é uma atividade que pode trazer diversos benefícios e malefícios para a saúde física e mental do ser humano, quando tratamos da apneia do sono, sabemos que ela é uma doença que ataca diretamente o sono. No conteúdo de hoje vamos explicar como a apneia do sono pode ocasionar pouca libido nos pacientes.

O que é a libido?

Basicamente, a libido pode ser entendida como desejo sexual, essa parte do corpo humano pode ser influenciada por questões físicas e emocionais que resultam no aumento ou diminuição do libido em determinadas fases da vida. A libido é responsável pela liberação dos hormônios responsáveis por excitar o corpo dos homens e das mulheres, a testosterona e estrogênio.

Diversos fatores podem estar relacionados a falta de libido como:

  • Alterações emocionais;
  • Traumas emocionais;
  • Impotência sexual;
  • Problemas no relacionamento;
  • Uso de medicamentos;
  • Menopausa;
  • Diminuição dos níveis de testosterona;
  • Dores durante as relações sexuais.

Alguns dos fatores citados estão diretamente relacionados a apneia do sono como estresse e ansiedade e quando tratamos da apneia do sono, estamos falando de um distúrbio que afeta diretamente em um dos momentos mais importantes para a recuperação energética do corpo humano, o sono.

A apneia do sono

A apneia do sono é um distúrbio que afeta diretamente na qualidade das noites de sono, durante o sono o corpo humano está se “recarregando”, e neste momento ocorre o descanso físico e mental após um longo dia.

A síndrome não se trata apenas de um simples ronco, ela é caracterizada também pelas interrupções da respiração que acontecem durante o período de sono. Devido a dificuldade que é proporcionada pela síndrome, ela pode acarretar em problemas que vão além do sono, passando a interferir no humor, qualidade de vida e saúde física e mental do paciente.

Leia também

Entenda essa relação

Quando um paciente sofre do distúrbio da apneia do sono, ele acaba sofrendo também com as consequências que as noites mal dormidas podem gerar. A falta do sono ou a sua má qualidade está diretamente ligada ao estresse, este que é um dos fatores que podem acabar ocasionando a queda da libido. 

O estresse pode acontecer de diversas maneiras, mas as principais são situações que ocorrem no dia a dia, problemas na rotina, conflitos, contratempos e cansaço. Ao no fim do dia quando  deitamos, buscamos descansar e nos preparamos para o próximo dia que está por vir mas, quando sofremos da apneia do sono acabamos por ter esse descanso prejudicado e essa situação pode gerar um aumento do estresse por conta do cansaço que se acumula devido a falta ou má qualidade do descanso.

Essa relação do estresse com a apneia é a conexão direta com a pouca libido. As questões estressantes que a rotina apresenta podem acarretar na dificuldade do corpo em criar o desejo sexual, acesse o blog do CPAPS e encontre outros conteúdos que podem te ajudar a dormir melhor e dicas clicando aqui.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *