Falta de sono: Como saber quando preciso buscar ajuda médica? | CPAPS

Falta de sono: Como saber quando preciso buscar ajuda médica?

Tempo de leitura 2 minutos

Para algumas pessoas, dormir é algo fácil até demais. Para elas, basta deitar na cama que, em poucos minutos, elas fecham os olhos e conseguem descansar. Porém, há aqueles com problemas de falta de sono. Não conseguem relaxar, ficam revirando diversas vezes sem achar uma posição confortável, ou ficam encarando o teto simplesmente por não estarem com sono, mesmo se sentindo cansadas. 

Quem sofre de insônia, sofrem também com as consequências da má qualidade do sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% da população mundial sofre com o problema. E, com isso, diversas áreas de suas vidas são impactadas: a saúde, a performance no trabalho e nos estudos, e até mesmo suas relações interpessoais.

O que é a insônia?

A insônia é conhecida como um distúrbio do sono persistente, que prejudica a capacidade de uma pessoa de adormecer ou permanecer dormindo durante a noite. Ela pode acabar acordando diversas vezes, não cumprindo todos os estágios do sono. E, como resultado, ela não tem um sono reparador.

+ Entenda a relação entre a má qualidade do sono e problemas físicos e sociais

Dessa forma, pessoas que são diagnosticadas com insônia (que pode ser crônica), geralmente acordam já se sentindo cansadas e podem possuir problemas de alteração de humor. A insônia pode, ainda, ser um distúrbio secundário causado por outros motivos, como uma doença ou uso indevido de medicações.

Quais os tipos de insônia?

A insônia pode se apresentar de diversas formas. No entanto, são classificadas em três tipos principais, que variam de acordo com sua frequência e tempo de duração.

  1. Insônia transiente

A insônia transiente dura apenas alguns dias, podendo chegar até três semanas.

  1. Insônia crônica

Também chamada de “insônia de longa duração”, é o tipo que dura mais que três semanas.

  1. Insônia intermitente

Esse tipo de insônia é caracterizado por ter curta duração, mas ocorre de tempos em tempos. Entre esses intervalos, a pessoa consegue dormir regularmente.

Quais as causas da insônia?

A insônia pode ter diversas causas, podendo ser consequência de problemas físicos ou psicológicos, dependendo da rotina do paciente. Normalmente, a insônia está associada a estresse, hábitos inadequados, um estilo de vida desregrado, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais. 

Além disso, pode ser resultante de problemas respiratórios e gastrointestinais, dores crônicas, e o uso de determinados medicamentos.

+ Como saber se tenho insônia?

Quando devo procurar um médico?

A insônia pode ser algo corriqueiro e pontual para algumas pessoas. No entanto, se esse é um problema que está sendo recorrente para você, impactando suas atividades do dia a dia, você deve procurar um médico especialista.

A melhor forma de tratamento da insônia é a partir de acompanhamento médico. Após o diagnóstico, o paciente pode ser encaminhado para especialidades como neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia e psiquiatria, que podem auxiliar da melhor forma.

LEIA TAMBÉM

+ Cereja: Fruta é poderosa no combate à insônia

+ Como a luz azul pode prejudicar o sono?

CPAPS

30 comentários

  1. HÁ QUASE 6 ANOS PERDI MINHA ESPOSA E PASSEI A TROCAR O DIA PELA NOITE. EMBORA FAÇA TRARAMENTO DIABEES NÃO CONSIGO DORMIR ANTES DAS 5 FA MAMHÃ. SOU ACOMPANHADO POR CARDIOLOGISTA E CLONICO GERAL COMO PODEM ME ESCLARECER O QUE FAÇO?
    • Ei Antônio, bom dia! Tudo bem? É interessante buscar a ajuda de um profissional, como os do sono ou psicólogos. Esse ocorrido pode estar ligado a uma ansiedade, estresse, efeito colateral de um remédio, uma má higiene do sono ou até mesmo com algo que está ocorrendo durante o seu dia que reflete em seu momento de descanso, esses profissionais vão conseguir identificar e ajudar entender melhor o que está acontecendo para poder desfrutar de melhores noite de sono. Qualquer dúvida, pode contar conosco da CPAPS! Permanecemos à disposição!☺😊
  2. Boa tarde! Não durmo bem as mesese, foi ao médico ele me receitou remédio por um tempo resolveu, trocou de remédio e tiver efeito colateral, como sonambulismo, voltei ao antigo remédio e ñ consigo dormi ; passo a noite andando pela casa, fico irritada , pois, me dá um incômodo nas pernas que ñ me deixar ficar deitada , ñ consigo relaxar meus pensamentos ñ parar.
    • Olá Florinda, como vai? Para identificar qual distúrbio do sono possui, é preciso buscar uma clínica ou profissional de saúde especializado em terapia do sono, a fim de realizar os exames de polissonagrafia. Neste exame é avaliado qualquer anormalidade na saúde do sono e várias condições fisiológicos, Por isso, eletrodos são posicionados em pontos estratégicos, para capturar o início e duração de cada estágio do sono, atividade cerebral enquanto dorme, movimento dos olhos, e entre outros fatores comportamentais no sono, que podem indicar algum distúrbio. Além disso, existem as faixas posicionadas no tórax e no abdômen, para registrar o esforço respiratório através do movimento repetitivo e intenso desses membros. Toda e qualquer anormalidade dessas condições são registradas pelo aparelho de polissonografia e acompanhadas por um técnico capacitado, no decorrer de toda a duração do exame do sono. As especificações são detalhadas no laudo, para que o médico possa indicar o melhor tratamento ao distúrbio do sono. Permanecemos à disposição!!
  3. Olá julia sou a Beatriz tenho 7 anos alguns dias não durmo acordo minha mae ela me dá remedio mais não funciona. Todos esses dias eu tenho muito medo de: pernilongos nos ouvidos, pesadelos e etc. Acho que preciso de um médico que entenda melhor, vocês teêm algum jeito para eu conseguir dormir?
    • Olá Beatriz, tudo bem? Agradecemos por entrar em contato. Nesse caso, o mais indicado é buscar uma Clínica do Sono para realizar o exame de Polissonografia que identifica vários distúrbios que podem estar ocorrendo durante o sono para poder tratar da melhor forma, já tivemos alguns relatos similares ao seu que teve uma grande melhora com a higiene do sono e auxílio de profissionais. Procure ir para o quarto 30 minutos antes da hora de dormir. Deixe o quarto escuro e fresco, coloque uma música suave, feche as cortinas e não leve aparelhos eletrônicos com você para a cama. Qualquer dúvida, não deixe de nos contatar, ficamos à disposição 😀
  4. Eu tomo rivotril pra dormir, porque sem ele eu durmu pouco quase nada, outro dia poque fiquei sabendo que esse medicamento faz o cérebro diminuir de tamanho resolvi parar, esperei acabar o o medicamento porque sem ele por perto eu nao tinha a quem recorrer. Pois bem passei uma semana dormindo muito pouco ,até que chegou uma noite que nao consegui nem cochilar, nem a noite e nem durante o dia ,fiquei assim por 4 noites e 4 dias sem sono algum, tinha dificuldades até de piscar, fiquei horrivel atrapalou meu corpo inteiro tive muita dor de cabeça, meu coração acelerava do nada mesmo em repouso ele chegava a 130 e 140 bpm. Tive que voltar a tomar o Rivotril, mas em doses mais altas , tomo 18 gotas mas mesmo assim acordo de madrugada, de manhã acordo ainda cansada.o posso fazer e o que pode ser?
  5. Bom dia! Desculpa estou a passar duma situação muito crítica para me ontem à tarde tentei dormir como tenho feito sempre mas não consigue e ja ontem a noite também não consegui dormir toda a noite, e não sei se e porquê estou a medicar no momento com medicina chamada MICROCIDAL (500mg pack of 30 tablets) me sinto muito encomodado
    • Olá José, como vai? Um dos sintomas da Malária é a fadiga e cansaço, e até mesmo devido ao tratamento é possível que deixe indisposto e tirando suas noites de sono. É de extrema importância que acompanhe, e caso persiste busque ajuda médica para te auxiliar. Estamos à disposição!
    • Olá Silvia, como vai? As causas da insônia podem ser biológicas, por fatores físicos e também psicológicos. Entre eles, estão o estresse, horários irregulares, medicamentos e até predisposição familiar. Para identificar as causas da insônia, é muito importante buscar uma clínica especializada a fim de realizar exames, como a polissonografia, para identificar se possui algum distúrbio do sono. A polissonografia é um exame que monitora o sono, bem como o registro das ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, a frequência cardíaca e respiratória, os movimentos oculares e das pernas. Estamos à disposição!
  6. Olá eu não estou conseguindo dormir, e estou ganhando peso por causa da insônia, eu tenho uma alimentação saudável, faço exercícios de manhã, leio livros, escrevo e mesmo assim não consigo ter uma boa noite de sono, gostaria que você pudesse me ajudar por favor...
    • Olá Ismael, como vai? É muito importante buscar a orientação de um médico especialista, para identificar a origem dos sintomas relatados e se estão atrelados a outro fator, como algum distúrbio do sono, por exemplo. Estamos à disposição!
  7. Olá, tem um mês que não durmo direito e né sinto sono, no máximo dou alguns cochilos na madrugada, tomei alguns remédios fitoterápicos, mais não resolve muito o meu problema, gostaria de um conselho.
    • Olá Simone, como vai? As causas da insônia podem ser biológicas, por fatores físicos e também psicológicos. Entre eles, estão o estresse, horários irregulares, medicamentos e até predisposição familiar. Para identificar as causas da insônia, é muito importante buscar uma clínica especializada a fim de realizar exames, como a polissonografia, para identificar se possui algum distúrbio do sono. A polissonografia é um exame que monitora o sono, bem como o registro das ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, a frequência cardíaca e respiratória, os movimentos oculares e das pernas. Estamos à disposição!
  8. Ola , me chamo Ricardo. Ja estou com 3 semanas que nao consigo dormir. Nao sei o que esta acontecendo, parece que meu sono sumiu! Antes eu almoçava e era de lei tirar uma soneca, agora nao consigo nem isso. Qual o profissional que eu devo procurar?
    • Olá Ricardo, como vai? O primeiro diagnóstico é feito por um clínico geral que encaminha o paciente ao médico do sono, conforme os sintomas da apneia do sono apresentados. Dependendo dos sintomas, o indivíduo pode ser encaminhado a um neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista e até mesmo um dentista. Tudo vai depender dos sintomas apresentados, como dores de cabeça matinais, insônia e o ronco, que é o mais comum. Estamos à disposição!
  9. Tenho 45 e sempre tive dificuldade de dormir literalmente não tenho muito sono e agora mais velha piorou acordei hoje às 6h, fiz academia fui aí supermercado limpei a casa são 4da manhã e não tenho sono. E a semana toda e essa correria levanto as 6 só vou deitar depois das 23h e não tenho sono nem a noite e nem de dia, depois do almoço nunca tive vontade de tirar cochilo.
    • Olá Ana, como vai? Nesse caso o recomendado é consultar um profissional de saúde, como um médico especializado em distúrbios do sono. Ele poderá avaliar sua situação individualmente e oferecer orientações e tratamentos adequados para melhorar a qualidade do seu sono. Estamos à disposição!
  10. Não consigo dormir ah dias só a 1a2 da manhã que meda sono eu não sei mais oque devo fazer não consigo acorda de manhã porque fico quase a noite toda acordada
    • Olá Suelen, como vai? Realmente lidar com a insônia pode ser desafiador, mas existem algumas estratégias que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono como: estabelecer uma rotina de sono regular; criar um ambiente propício para o sono, com um quarto escuro e silencioso; evitar o consumo de estimulantes, como cafeína, nicotina e álcool, antes de dormir; praticar a higiene do sono, estabelecendo uma rotina relaxante antes de dormir, como tomar um banho quente ou ler um livro; fazer exercícios regularmente, mas evite exercícios intensos próximo à hora de dormir; gerenciar o estresse por meio de técnicas de relaxamento, meditação ou terapia cognitivo-comportamental. Se a insônia persistir e afetar significativamente sua qualidade de vida, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde. Cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente a diferentes estratégias de sono. Estamos à disposição!
  11. Preciso de ajuda,não sei o que é dormir faz 1 mês,eu durmo no máximo 4 horas em um dia,e fico 3 dias sem dormir,tô começando a ter derilios,e e pensar besteiras,como faço para me tratar
    • Olá Marcondes, como vai? Sentimos muito por saber que você está passando por isso! A insônia severa e a privação de sono podem ter sérias consequências para a saúde mental e física. É crucial buscar ajuda profissional o mais rápido possível, lembre-se de que você não está sozinho e que há profissionais capacitados para ajudar. Buscar ajuda é um passo importante e corajoso!
  12. Estou sem dormir a cinco dias não consigo dormir nem a noite e de dia não sinto sono algum mesmo tomando comprimido pra dormir não está funcionando o que faço
    • Olá Daiana, como vai? Lamentamos saber que você está passando por isso, a insônia pode ser muito difícil de lidar. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar: 1. Estabeleça uma rotina de sono: Tente ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias, mesmo nos fins de semana. 2. Ambiente de sono: Certifique-se de que seu quarto está escuro, silencioso e em uma temperatura confortável. 3. Evite estimulantes: Reduza o consumo de cafeína e nicotina, especialmente nas horas que antecedem o sono. 4. Atividade física: Exercícios regulares podem ajudar a melhorar a qualidade do sono, mas evite atividades intensas perto da hora de dormir. 5. Relaxamento: Pratique técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda ou um banho quente antes de dormir. 6. Limite o uso de eletrônicos: Evite o uso de dispositivos eletrônicos como celulares e computadores pelo menos uma hora antes de dormir. Se essas dicas não ajudarem, é importante procurar um profissional de saúde para uma avaliação mais detalhada. Eles podem identificar a causa subjacente da sua insônia e sugerir tratamentos apropriados. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *