Grau de apneia: como saber qual é o seu?

O grau da apneia do sono é medido pelo número de episódios que ocorrem durante uma noite e a duração de cada um deles. Ele pode ser confirmado a partir de um exame simples: a polissonografia. Continue lendo e entenda!

Como descobrir o grau da apneia do sono?

Para saber o grau da apneia do sono – e se ela existe – é preciso fazer um exame chamado polissonografia, que detecta a atividade cerebral, o desempenho cardíaco, o relaxamento muscular do paciente e a oxigenação do sangue, bem como a movimentação dos olhos e do corpo durante a noite.

“A polissonografia é um exame simples em que o indivíduo dorme com sensores ligados ao corpo. É por meio desse estudo do sono que o grau da apneia é detectado. O exame aponta, entre outros fatores, a quantidade de interrupções e a duração de cada episódio de apneia”, explica o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza.

Polissonografia: quando o exame é indicado?

Como explicamos, a polissonografia é o exame que recolhe informações muito importantes no diagnóstico e tratamento da apneia do sono. Ela é indicada para indivíduos que apresentem sintomas como ronco, sonolência diurna, dor de cabeça matinal, irritação e boca seca. O procedimento é simples: o paciente dorme com sensores que vão monitorar as atividades do coração, pulmões, cérebro, respiração, níveis de oxigênio no sangue e movimentos do corpo. Aqui no blog da CPAPS, você encontra dicas para se preparar para o exame de polissonografia.

Material Bônus: Teste do Sono

Separamos um material extra para você: um teste online do sono. Ele é tão eficaz quanto a polissonografia? Nem de longe! O Teste do Sono não substitui a polissonografia de maneira alguma, que é um exame clínico, onde é analisado cada indivíduo com suas particularidades, porém, ele pode server como um norte para que você analise como estão suas noites.

Este teste foi feito com base na Escala de Sonolência de Epworth, desenvolvida pelo doutor Murray Johns, Australiano, nascido em Melborne. A Escala de Sonolência de Epworth mede o nível de sonolência diurnal de uma pessoa de maneira geral, captando respostas através de um questionário simples, embasado em relatos retrospectivos da probabilidade de um indivíduo cochilar ou adormecer em uma variedade de situações do dia-a-dia.

Para que você possa testar como anda seu sono, basta clicar aqui e responder ao questionário apresentado. Ao final, você terá a resposta do seu nível de sonolência diurnal.

Conte com a CPAPS!

Se você vai iniciar o seu tratamento da apneia do sono, conheça a nossa loja online. Em caso de dúvidas, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605. Continue acompanhando o blog da CPAPS e garanta boas noites de sono!

Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES

Compartilhe esse conteúdo

Um comentário

  1. O teste me parece extremamente superficial. Não aborda nem questões como excesso de pesadelos por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *