exercicios-ronco

Exercícios fonoaudiológicos ajudam no tratamento do ronco?

Tempo de leitura 2 minutos

O ronco é um problema que atinge a muitas pessoas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 40 milhões de brasileiros possuem apneia do sono, cujo o ronco é o sintoma mais comum. Sabemos que o uso de aparelho CPAP é o mais indicado para o tratamento do ronco e da apneia do sono. Mas, você sabia que existem exercícios que podem auxiliar, ainda mais, o tratamento desses distúrbios?

As atividades físicas podem ajudar, e muito, no tratamento do ronco e da apneia do sono, principalmente quando são exercícios específicos para a musculatura da garganta. Uma pesquisa feita pelo Instituto do Sono da Universidade de São Paulo (USP) apontou que, após realizarem exercícios na região da boca, 60% das pessoas analisadas passaram de apneia do sono moderada para leve e, 40% dos sintomas, como o ronco, foram reduzidos.

A técnica, segundo os pesquisadores, é capaz de diminuir a frequência e a intensidade do ronco durante o sono, além de amenizar quadros de apneia do sono e evitar a progressão da doença. No entanto, é importante esclarecer que apenas os exercícios não são eficazes no tratamento do ronco e da apneia. Eles são indicados apenas para auxiliar e potencializar a terapia respiratória.

Conheça os exercícios e pratique!

Os exercícios propostos pelo Instituto do Sono devem ser realizados com a boca fechada, sempre com 10 repetições.

1– Posicione a ponta da língua atrás dos dentes de cima e “varra” o céu da boca com a língua para trás.

2– Posicione a língua no ponto mais alto do céu da boca e empurre para cima.

3– Grude toda a língua no céu da boca. Abra e feche os dentes.

4– Abaixe a parte de trás da língua e contraia e solte a garganta e a úvula (a campainha). Depois, segure na posição de contração por 5 segundos.

5– Coloque o dedo dentro da boca, entre os dentes e bochecha. Empurre o dedo com a bochecha até encostar nos dentes. Faça dos dois lados.

Conheça a CPAPS!

Continue acompanhando o nosso blog e veja mais dicas para o tratamento da apneia do sono. A CPAPS tem todos os equipamentos necessários para o seu tratamento!

Fonte: Instituto do Sono – Universidade de São Paulo (USP)

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

11 comentários

    • Olá Loiva, como vai? As atividades físicas podem ajudar muito, no tratamento do ronco e da apneia do sono, principalmente quando são exercícios específicos para a musculatura da garganta. Na publicação do Blog, trazemos alguns exercícios propostos pelo Instituto do Sono da Universidade de São Paulo (USP). Seria interessante contatar um profissional fonoaudiólogo para análise dos sintomas, para a indicação de exercícios funcionais, que apresentarão mais resultados para o paciente. Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe de especialistas através do número 0800 601 9922.
  1. Ronco muito e alto, parece que cada dia fica pior, estou acima do peso e sei que isso ajuda mais ainda mas preciso urgente de ajuda pois ando muito cansada durante o dia, por mais que eu durma a noite toda . Gostaria de saber sobre os exercícios.
    • Olá Aline, como vai? Obrigado por entrar em contato. Seria muito importante que buscasse uma clínica ou profissional médico especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonografia para identificar qual distúrbio do sono possui e quais são os melhores métodos para o tratamento. A polissonografia é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono, através de sensores. Em relação aos exercícios, as atividades físicas podem ajudar, e muito, no tratamento do ronco e da apneia do sono, principalmente quando são exercícios específicos para a musculatura da garganta. Os exercícios propostos pelo Instituto do Sono devem ser realizados com a boca fechada, sempre com 10 repetições. 1– Posicione a ponta da língua atrás dos dentes de cima e “varra” o céu da boca com a língua para trás. 2– Posicione a língua no ponto mais alto do céu da boca e empurre para cima. 3– Grude toda a língua no céu da boca. Abra e feche os dentes. 4– Abaixe a parte de trás da língua e contraia e solte a garganta e a úvula (a campainha). Depois, segure na posição de contração por 5 segundos. 5– Coloque o dedo dentro da boca, entre os dentes e bochecha. Empurre o dedo com a bochecha até encostar nos dentes. Faça dos dois lados. Permanecemos à disposição!
    • Olá Fatima, boa tarde! Como vai? Atualmente, o uso de aparelho CPAP é mais indicado para o tratamento do ronco e da apneia do sono. Determinados exercícios podem auxiliar, e muito, no tratamento do ronco e da apneia do sono, principalmente quando são exercícios para a musculatura da garganta. Foi realizado alguns estudos, que 60% das pessoas analisadas passaram de apneia moderada para leve e, 40% dos sintomas como ronco, foram reduzidos. É importante esclarecer que apenas os exercícios não são eficazes no tratamento do ronco e da apneia. Eles são indicados apenas para auxiliar e potencializar a terapia respiratória. É difícil estipular um melhor, pois cada paciente, possui um quadro clínico diferente e uma evolução diferente também. 😊🙏 Permanecemos à disposição!
    • Olá Eliete, como vai? Atualmente, o uso de aparelho CPAP é mais indicado para o tratamento do ronco e da apneia do sono. Determinados exercícios podem auxiliar, e muito, no tratamento do ronco e da apneia do sono, principalmente quando são exercícios para a musculatura da garganta. É importante esclarecer que apenas os exercícios não são eficazes no tratamento do ronco e da apneia. Eles são indicados apenas para auxiliar e potencializar a terapia respiratória. 😁😊
  2. Boa tarde! Estou com apneia obstrutiva do sono grave, esta com três semanas usando o CPAPS, mas ainda não me habituei. Contínuo precissando de ajuda. Sou do Paraná.
    • Olá Ray, como vai? O tempo estimado varia de um usuário para outro, pois cada organismo tem um ritmo próprio de adaptação. Nós da CPAPS temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar, em caso de dúvidas, é só entrar em contato conosco pelo 0800 601 9922, será um prazer atendê-la!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *