O ronco é um problema que atinge a muitas pessoas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 40 milhões de brasileiros possuem apneia do sono, cujo o ronco é o sintoma mais comum. Sabemos que o uso de aparelho CPAP é o mais indicado para o tratamento do ronco e da apneia do sono. Mas, você sabia que existem exercícios que podem auxiliar, ainda mais, o tratamento desses distúrbios?
As atividades físicas podem ajudar, e muito, no tratamento do ronco e da apneia do sono, principalmente quando são exercícios específicos para a musculatura da garganta. Uma pesquisa feita pelo Instituto do Sono da Universidade de São Paulo (USP) apontou que, após realizarem exercícios na região da boca, 60% das pessoas analisadas passaram de apneia do sono moderada para leve e, 40% dos sintomas, como o ronco, foram reduzidos.
A técnica, segundo os pesquisadores, é capaz de diminuir a frequência e a intensidade do ronco durante o sono, além de amenizar quadros de apneia do sono e evitar a progressão da doença. No entanto, é importante esclarecer que apenas os exercícios não são eficazes no tratamento do ronco e da apneia. Eles são indicados apenas para auxiliar e potencializar a terapia respiratória.
Conheça os exercícios e pratique!
Os exercícios propostos pelo Instituto do Sono devem ser realizados com a boca fechada, sempre com 10 repetições.
1– Posicione a ponta da língua atrás dos dentes de cima e “varra” o céu da boca com a língua para trás.
2– Posicione a língua no ponto mais alto do céu da boca e empurre para cima.
3– Grude toda a língua no céu da boca. Abra e feche os dentes.
4– Abaixe a parte de trás da língua e contraia e solte a garganta e a úvula (a campainha). Depois, segure na posição de contração por 5 segundos.
5– Coloque o dedo dentro da boca, entre os dentes e bochecha. Empurre o dedo com a bochecha até encostar nos dentes. Faça dos dois lados.
Conheça a CPAPS!
Continue acompanhando o nosso blog e veja mais dicas para o tratamento da apneia do sono. A CPAPS tem todos os equipamentos necessários para o seu tratamento!
Fonte: Instituto do Sono – Universidade de São Paulo (USP)
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
11 comentários