O ronco é um mal que atrapalha o sono de muitos brasileiros. De acordo com a pesquisa do Instituto do Sono em parceria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 30% das pessoas sofrem com apneia do sono, cujo o ronco é o principal sintoma em comum. Para reverter o quadro, uma das soluções é apostar em um bom aparelho para o ronco e iniciar um tratamento imediatamente. Então, continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Ronco e tratamentos caseiros
Para acabar com o ronco, muitas pessoas optam por tratamentos caseiros, na intenção de resolver o problema de maneira mais rápida e sem fazer muito investimento. Quando o ronco é causado pelo nariz entupido ou algum problema respiratório que causa congestão, por exemplo, usar fitas adesivas anti-ronco, spray descongestionante ou clipe nasal, podem amenizar o ronco nos primeiros dias.
Entretanto, quando a causa do ronco está relacionada a algum distúrbio, como a apneia do sono, esses paliativos encontrados em farmácias não funcionarão por muito tempo. Afinal, a causa desse problema vai além de problemas respiratórios, e para isso é necessário consultar um médico especialista para obter o tratamento ideal.
Invista no diagnóstico precoce
O ronco alto e persistente é um dos sintomas mais comuns da apneia do sono. Ela é considerada uma das causas mais preocupantes, por isso, quanto mais precoce o diagnóstico, menores serão as chances de complicações na saúde, além de obter melhores resultados no tratamento do ronco.
Portanto, se alguém já reclamou do seu ronco e nada tem resolvido o problema, a procure imediatamente um médico especialista do sono que irá ajudá-lo a encontrar a melhor solução para acabar com o ronco e melhorar a qualidade do seu sono. Em geral, o diagnóstico de causas relacionadas ao ruído noturno é feito através da polissonografia.
O exame de polissonografia consiste em detectar as atividades cardíacas e respiratórias, bem como o nível de oxigênio no sangue da pessoa enquanto ela dorme. Os dados são coletados por sensores que são aplicados pelo corpo durante a polissonografia.
Por que investir no tratamento para o ronco?
Muitas pessoas se opõem em fazer o tratamento do ronco, principalmente quando o sintoma é relacionado a apneia do sono, em que é indicado utilizar o CPAP ou aparelhos biníveis. No entanto, a negligência com a doença pode ser muito prejudicial à saúde.
Estudos provam que a apneia do sono pode impulsionar o desenvolvimento de doenças como a hipertensão, distúrbios do colesterol, diabetes e diminuição dos níveis dos hormônios sexuais. Além disso, estudos mostraram que o ronco relacionado a apneia do sono pode fazer com que uma pessoa faleça por doença do coração entre 7 e 13 anos mais cedo!
Tratamento do ronco
Os aparelhos CPAP são os mais indicados quando se fala de tratamento do ronco relacionado a apneia do sono. A CPAPS, é a maior loja de produtos para apneia do sono, além de atendimento especializado, você encontra equipamentos inovadores e com as melhores condições do mercado. Se você quer saber mais sobre o assunto, pode conferir o post sobre o sintomas da apneia do sono que nós fizemos em nosso blog!
- Saúde do cérebro pode ser afetada pela posição de dormir - 30 de agosto de 2024
- Entenda os riscos de adaptar máscaras e acessórios CPAP - 29 de agosto de 2024
- Como um CPAP de última geração pode transformar seu sono - 28 de agosto de 2024
6 comentários