Blog CPAPS

BiPAP e VPAP: entenda como funcionam os aparelhos biníveis

bipap vpap
  • CPAPS
  • 13 de abril de 2020

Você já ouviu falar em aparelhos biníveis? O BiPAP e VPAP são equipamentos utilizados no tratamento da apneia do sono e outros problemas respiratórios e que possuem um grande diferencial: permitem o uso de duas pressões no tratamento respiratório – uma sob a inspiração e a outra sobre a expiração. Neste post, a CPAPS explica qual a diferença entre eles, como funcionam e quando são indicados. Continue lendo e confira!

Veja também! CPAP, BiPAP e VPAP: qual é o mais indicado para mim? 

Qual a diferença entre BiPAP e VPAP?

Como citamos anteriormente, o BiPAP e o VPAP são aparelhos biníveis, que possibilitam o uso de duas pressões no tratamento respiratório, uma sob a inspiração e a outra na expiração. Mas, existe diferença entre eles? Diferem-se apenas na nomenclatura em relação às marcas – o BiPAP é fabricado pela Philips Respironics e o VPAP é a versão da ResMed. Outras marcas também usam nomes parecidos por uma questão de patente. 

Quando BiPAP e VPAP são indicados?

De forma geral, os aparelhos biníveis são utilizados quando há necessidade de aplicar pressões elevadas, acima de 16cm/H20. Fornecem duas pressões de tratamento: uma de inalação (IPAP), normalmente mais elevada, e a outra de exalação (EPAP), mais baixa para facilitar a expiração.

Esses aparelhos são indicados para tratar diferentes distúrbios respiratórios, do mais simples ao mais complexo. O fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, explica que os BiPAP e VPAP enviam um fluxo de ar pressurizado às vias aéreas, exercitando o pulmão com a melhora da inspiração e expiração, o que torna a respiração mais parecida com a natural.

Como saber qual nível de pressão do BiPAP e VPAP utilizar? 

Os níveis de pressão dos aparelhos BiPAP e VPAP são configurados de acordo com a recomendação médica feita na polissonografia, o exame do sono. Além disso, o ajuste dos níveis ou qualquer outro parâmetro do BiPAP e VPAP deve ser feito conforme o pedido na receita médica.

A escolha dos aparelhos dependerá do grau e do tipo da apneia do sono, já que existem modelos para apneia obstrutiva em grau acentuado e também para apneia central. A indicação do BiPAP e VPAP é feita pelo médico no receituário e por meio da patologia. 

“Os aparelhos BiPAP e VPAP também são recomendados para pacientes que necessitam do apoio respiratório 24 horas por dia. Nesses casos, é necessário o acompanhamento de um profissional da saúde”, completa Partata.

Existem, ainda, modelos de BiPAP e VPAP de pressão fixa e aqueles que ajustam automaticamente a pressão. Nos aparelhos de pressão fixa, configura-se precisamente uma pressão para inspirar e uma outra para exalar. Nos BiPAP e VPAP de pressão automática, são configuradas – ao menos – uma pressão máxima de inspiração, uma mínima de exalação e também uma variação entre essas pressões.

Como escolher um BiPAP ou VPAP para meu tratamento?

A CPAPS conta com diversos aparelhos BiPAP e VPAP para o seu tratamento da apneia do sono. O BiPAP Auto Dreamstation, da Philips Respironics, foi desenvolvido com tecnologia aprimorada para fornecer um tratamento confortável e eficiente para quem precisa tratar a apneia do sono, do tipo obstrutiva, ou necessita de terapia respiratória, como em casos de expansão pulmonar. Outra opção é o VPAP AirCurve 10 S com Umidificador, da ResMed, que conta com sistema de umidificação integrada e tecnologia avançada.

Para pacientes com doenças pulmonares ou neuromusculares, como, por exemplo, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o BiPAP Synchrony III com AVAPS, da Philips Respironics, pode ser uma boa indicação, pois foi desenvolvido para o tratamento de doenças respiratórias que provocam insuficiência respiratória crônica.

“Para garantir resultados positivos, é fundamental que o aparelho seja adequado para o tratamento, de acordo com o diagnóstico apontado pela polissonografia”, completa Partata.

Conheça a CPAPS! 

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para o tratamento da apneia do sono. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

BiPAP: aparelhos para tratamentos diferentes

BiPAP e VPAP: saiba mais sobre esses produtos!

Dicas para manter o tratamento da apneia do sono no verão

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'BiPAP e VPAP: entenda como funcionam os aparelhos biníveis' 8 Comentários

  1. 27 de março de 2019 @ 13:49

    0Compramos um aparelho BIPAP no início de 2017. A nota fiscal saiu em nome de MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA (CPF 45481911272) ou MARIA DO CARMO DA COSTA SÁ (CPF 14044404291). Não lembro ao certo.
    Estou precisando dessa nota fiscal. Vcs conseguiriam uma cópia?
    Agradeço

    • 30 de março de 2019 @ 08:17

      Bom dia Maria! O setor responsável encaminhará a nota fiscal em seu e-mail.

  2. 14 de abril de 2019 @ 21:11

    O BIPAP FUNCIONA SOZINHO OU PRECISA SER LIGADO AO CONCENTRADOR DE OXIGÊNIO?

    • 15 de abril de 2019 @ 09:09

      Bom dia Alexandre! Tudo bem?
      Ele pode ser utilizado com complementação de oxigênio sim, seja por concentrador ou cilindro. Mas funciona sozinho também 🙂

  3. 13 de novembro de 2019 @ 14:05

    Quanto tempo o paciente por dia pode ficar com o BIPAP?

    • 13 de novembro de 2019 @ 14:51

      Olá Sarah! Tudo bem?

      É preciso primeiro verificar com o médico que acompanha o paciente.
      Não tendo nenhuma restrição do médico, tem que se analisar o modelo do aparelho.
      Alguns BiPAPs possuem modos ventilatórios que podem ser administrados ininterruptamente.

      Mas, em geral, nos aparelhos comuns o período máximo recomendado é por até 18h por dia.

  4. 13 de março de 2020 @ 02:13

    O aparelho Bipap é indicado para quem tem bronquite asmática e e fumante?

    • 13 de março de 2020 @ 11:01

      Olá Celi, como vai?

      Os aparelhos BIPAP e VPAP são indicados para o tratamento de pacientes com patologias muito específicas, nos casos de doenças pulmonares ou neuromusculares, como, por exemplo, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). É muito importante verificar com, o médico responsável qual seria o tratamento mais indicado para o paciente, para que o mesmo seja bem instruído no período de terapia.

      Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook