Você vive com sono? Mesmo após ter dormido uma noite inteira, ainda se sente cansado? Saiba que a culpa pode não ser apenas do colchão ou do travesseiro. A poluição e o tempo seco, por exemplo, são fatores que podem piorar a qualidade do sono e até mesmo agravar doenças respiratórias e distúrbios como a apneia do sono. Continue a leitura para entender melhor!
Poluição e apneia do sono: qual é a relação?
A poluição interfere no sono, mesmo de quem não sofre nenhum tipo de distúrbio. Quando inalados, os poluentes costumam inflamar as vias respiratórias e, para quem possui apneia do sono, o problema é ainda mais sério! Por isso, é indicado que o indivíduo tome algumas medidas, como arejar a casa por pelo menos 15 minutos pela manhã ou ao final da tarde e trocar o filtro do CPAP no tempo adequado.
“O CPAP possui um filtro que retém uma grande quantidade de poeira, ácaros, vírus e bactérias presentes no ar. O ideal é que a troca seja feita mensalmente, mas é importante que o usuário monitore diariamente e identifique se ele precisa ser trocado ou higienizado, no caso de filtros reutilizáveis. Esse monitoramento pode prevenir a aglomeração de poeira na entrada de ar”, explica Clêdisson Souza, fisioterapeuta da CPAPS.
Leia também:
O tempo seco também pode agravar a apneia do sono?
A resposta é sim! Isso porque, depois de dias de calor intenso, a queda da umidade do ar faz com que as gripes, resfriados e outros problemas respiratórios, como rinite e congestão nasal, tornam-se frequentes. Consequentemente, esses ressecamentos na região do nariz e da garganta agravam a apneia do sono e atrapalham o tratamento com CPAP.
“No entanto, existem soluções que podem ajudar no tratamento durante os dias mais secos. O uso do umidificador, por exemplo, adiciona umidade ao ar e torna a respiração mais natural e confortável durante o sono”, completa o fisioterapeuta.
Para saber mais sobre como um umidificador pode ajudar no seu tratamento da apneia do sono, clique aqui!
Você vai gostar de ler:
Conte com a CPAPS!
Visite a nossa loja online e escolha os melhores equipamentos para a sua terapia respiratória. Caso tenha alguma dúvida, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato pelo Whatsapp no (27) 99575-6948.